Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Ginástica Rítmica
Parte superior do formulário
Questão 1
 “Cada estilo contribui para um determinado ambiente de ensino e objetivo de aprendizagem, nível do desenvolvimento dos alunos e complexidade da habilidade motora a ser ensinada. A aprendizagem e a formação integral do aluno não são garantidas pelo estilo que se utiliza, mas pela maneira como se utiliza”. Diversos são os estilos de ensino disponíveis para que o professor consiga alcançar seus objetivos educacionais. Em relação a esses objetivos podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. São objetivos do estilo divergente: a repetição da tarefa com a ajuda de um observador, a avaliação imediata do colega, a discussão com o colega sobre aspectos específicos da tarefa (buscando entendimento do que se está realizando) e o desenvolvimento da tolerância e da paciência, além do experimento de recompensas pelo sucesso do colega.
b. Os estilos de ensino por reprodução de conhecimento (comando e recíproco) são classificados como os que possibilitam a ampla participação do aluno nas cadeias de decisão.
c. Os estilos de ensino por reprodução de conhecimento desenvolvem a relação entre a resposta descoberta pelo aluno e o estímulo apresentado pelo professor. O professor determina a sequência de passos que levam o aluno a descobrir o resultado, com cada passo se baseando na resposta obtida na etapa anterior.
d. No estilo divergente, o professor espera uma resposta única para várias questões possíveis. Esse estilo é utilizado na primeira e na terceira fase de aquisição das habilidades motoras, principalmente quando é propiciada a elaboração de coreografias por meio de atividade/tarefa.
e. Nos estilos de ensino por produção de conhecimento o professor atua como um orientador/facilitador da aprendizagem, tornando o aluno mais criativo e independente e se baseiam no conceito de solução de problemas.
Questão 2
 “Devido à grande abrangência da Ginástica, o estabelecimento de um conceito único para ela, restringiria a compreensão deste imenso universo que a caracteriza como um dos conteúdos da Educação Física. Esta modalidade no decorrer dos tempos, tem sido direcionada para objetivos diversificados, ampliando cada vez mais as possibilidades de sua utilização, portanto, a fim de facilitar o seu entendimento, foram organizados atualmente três grandes grupos com o intuito de apresentar os seus principais campos de atuação” (SOUZA, 1997, p. 3).
Os grupos mencionados pela autora apresentam características distintas para fins distintos. Na Ginástica Rítmica, encontram-se:
Escolha uma opção:
a. Saltos, giros e ondas corporais.
b. Saltos, rotações e equilíbrios.
c. Saltitos, rotações e equilíbrios.
d. Saltos, saltitos e equilíbrios.
e. Saltos, equilíbrios e flexibilidade.
Questão 3
As séries de conjunto são formadas a partir dos cinco elementos de dificuldade, e um deles é definido “pelo trabalho de cooperação em que cada ginasta entra em uma relação com um ou mais aparelhos e uma ou mais parceiras”. Esta definição se refere a qual elemento de dificuldade obrigatório nas séries do conjunto?
Escolha uma opção:
a. dificuldade de troca (ED).
b. elementos dinâmicos com rotação/risco (R).
c. dificuldade corporal (BD): salto, equilíbrio e rotação.
d. combinação de passos de dança (S).
e. colaborações (C).
Questão 4
Quais são os fatores importantes que o professor ou técnico deve considerar ao elaborar uma série coreográfica? Assinale a alternativa Incorreta.
Escolha uma opção:
a. A ginasta e o técnico devem escolher um tema para compor sua coreografia e segui-lo rigorosamente, demonstrando-o corporalmente.
b. As coreografias devem ser montadas de acordo com as regras estabelecidas em cada campeonato.
c. A escolha da música deve estar relacionada ao tema da coreografia.
d. O uso do espaço, que deve ser muito bem aproveitado pela ginasta dentro da área de competição.
e. A liberdade em criar movimentos corporais é algo marcante na GR.
Questão 5
A modalidade da GR foi desenvolvida, basicamente, para a prática das mulheres. Estudiosos como Rudolf Bode e Henrich Medau, precursores da GR atual, desenvolveram seus métodos ginásticos visando à valorização e ao desenvolvimento de aspectos socialmente considerados “femininos”, como beleza, graciosidade, elegância, que seriam trabalhados pela dança e pela expressividade. Dessa forma, existe, por parte da sociedade, uma associação da GR como atividade voltada para as mulheres. Contudo, a prática da GR pelos homens existe, apesar de pouco difundida e divulgada no Brasil e de não ser oficialmente reconhecida pelas entidades federativas internacionais com a FIG e o COI (Comitê Olímpico Internacional. A respeito da GR masculina, podemos dizer que:
Escolha uma opção:
a. Na linha tradicional são utilizadas para as competições as mesmas regras previstas para a modalidade feminina.
b. O aparelho bola faz parte das competições individuais na linha asiática.
c. A linha asiática de GR masculina surgiu na China, no período pós-Segunda Guerra Mundial (década de 1950), com o objetivo de melhorar a saúde e elevar a autoestima da população.
d. Usam apenas a corda e a maça em sua competição por equipes.
e. Existem, basicamente, duas linhas diferentes de GR sendo praticada pelos homens: a tradicional e a europeia.
Questão 6
Sobre as séries/coreografias do individual da GR:
A: Nas séries individuais do juvenil e do adulto, as ginastas devem se apresentar obrigatoriamente em quatro aparelhos distintos. Embora a GR feminina possua cinco aparelhos (corda, arco, bola, maças e fita), nem sempre todos são utilizados durante as apresentações, pois a FIG escolhe apenas quatro.
ENTRETANTO
B: Em algumas competições individuais, como nas categorias pré-infantil e infantil, também existem provas realizadas a mãos livres (sem aparelhos). Com o uso ou não de aparelhos, os movimentos precisam ser realizados com muita estética e criatividade.
Escolha uma opção:
a. As duas asserções são falsas.
b. A primeira asserção é falsa.
c. A primeira asserção é verdadeira.
d. As duas asserções são verdadeiras, porém a segunda não completa a primeira.
e. As duas asserções são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
Questão 7
Uma das características mais marcantes da GR, assim como nas demais modalidades gímnicas de competição, é a iniciação esportiva precoce. As meninas tendem a ingressar na modalidade aos cinco ou seis anos de idade. Que fatores justificam essa iniciação precoce?
Escolha uma opção:
a. A iniciação esportiva aos cinco, seis anos se justifica pelas “fases sensíveis” para o treinamento de certas capacidades físicas; o treinamento da flexibilidade por exemplo, é mais eficiente se iniciado na infância.
b. A iniciação à GR acontece aos cinco, seis anos porque há um enorme volume de habilidades a serem desenvolvidas, portanto o tempo de treinamento, mais do que qualquer outro fator, é determinante para o sucesso esportivo.
c. A iniciação aos cinco, seis anos é justificada pelo fato da criança nessa faixa de idade é mais obediente, portanto, mais treinável.
d. A iniciação esportiva aos cinco, seis anos se justifica pelas “fases sensíveis” para o treinamento de certas capacidades físicas; o treinamento de força é mais eficiente se iniciado antes dos seis anos de idade.
e. A iniciação aos cinco, seis anos é justificada pelo fato de que a criança nessa faixa de idade já está madura para o aprendizado de habilidades motoras complexas, além de estar no melhor momento para o desenvolvimento da resistência anaeróbia.
Questão 8
A interação entre a ginasta e o aparelho é uma das características mais interessantes da GR, tanto pela dificuldade que impõe à apresentação quanto pela criatividade e pela beleza estética que proporciona. Os aparelhos na GR foram introduzidos justamente para realçar a beleza das apresentações e as características femininas. Os aparelhos utilizados na GR são:
Escolha uma opção:
a. Bambolê, bola, trampolim, corda e maça.
b. Arco, bola, fita, corda e maça.
c. Bambolê, corda, fitinha e bola.
d. Arco, bola, fita, corda e bambolê.
e. Arco, bola, clave,maça e corda.
Questão 9
Na Ginástica Rítmica, os elementos de dificuldades constituem a base de toda série de uma ginasta, pois são eles que, posteriormente, aliados ao manejo de aparelhos, irão compor a complexidade do esporte, independente do treinamento educacional e de iniciação ao alto nível. Sendo assim, as séries/exercícios do individual consistem de 4 diferentes elementos de dificuldades (requisitos para dificuldade) que devem estar presentes dentro de 1min30s da coreografia. Quais são essas 4 dificuldades obrigatórias que são avaliadas pelos árbitros de dificuldades na série coreográfica do individual?
Escolha uma opção:
a. Flexibilidade, dificuldade corporal, combinação de passos de dança e elemento dinâmico com rotação (risco).
b. Dificuldade corporal, dificuldade de troca, combinação de passos de dança e dificuldade de aparelho (maestria).
c. Flexibilidade, dificuldade de troca, combinação de passos de dança e elemento dinâmico com rotação (risco).
d. Dificuldade corporal, combinação de passos de dança, elemento dinâmico com rotação (risco) e dificuldade de aparelho (maestria).
e. Dificuldade corporal, dificuldade de troca, combinação de passos de dança e elemento dinâmico com rotação (risco).
Questão 10
As regras da Ginástica Rítmica são regidas pelo código de pontuação, que a cada novo ciclo olímpico promove mudanças com o intuito de tornar o julgamento dessa modalidade o menos subjetivo possível. Dentre os elementos de composição de uma série de competição do conjunto, a “colaboração” é um dos elementos mais bonitos de se ver na coreografia e as ginastas apresentam muito em sua série. No entanto, no ciclo passado, elas tinham que fazer, no mínimo, 6 colaborações e, agora, no mínimo 4. Essa é uma das mudanças pontuais no atual código de pontuação. Mas, afinal, no que consiste a colaboração?
Escolha uma opção:
a. Colaboração é nome que se dá aos elementos em que as ginastas fazem todas ao mesmo tempo, de forma sincronizada e com movimentos iguais.
b. Colaboração é o nome que se dá aos elementos em que todas as 5 ginastas, juntas ou em subgrupos (par, trio etc.), podem estar em contato diretamente ou por meio dos aparelhos para realizarem uma ação juntas.
c. Colaboração é o nome que se dá aos elementos dinâmicos com rotação que se realizam enquanto está com o aparelho em mãos.
d. Colaboração é o nome que se dá aos elementos dinâmicos com rotação e lançamento, ou seja, consiste no lançamento do aparelho, deve realizar, no mínimo, 1 rotação do corpo durante o lançamento, e recuperação do aparelho durante ou ao final da rotação.
e. Colaboração é o domínio que as ginastas têm com o aparelho ao realizar os elementos técnicos com um maior nível de dificuldade e movimentos de alta precisão.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina