Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RECURSO – APELAÇÃO CÍVEL - BEM MÓVEL – COMPRA E VENDA – VEICULO AUTOMOTOR – EVICÇÃO – AÇÃO DE EVICÇÃO CUMULADA COM REPARAÇÃO DE DANOS MORAIS. Autora que sustenta a aquisição de veículo automotor dos requeridos mediante pagamento parcelado do preço. Falta de transferência oportuna de propriedade do bem junto aos órgãos de trânsito, porque condicionada à quitação do preço fracionado. Adução de perda do bem por evicção, por decisão judicial tirada contra o vendedor originário do veículo. Vendedor constante do instrumento particular de venda revel. Correquerido, irmão do vendedor, que sustentou sua ilegitimidade para a lide. Sentença, prolatada de forma antecipada, que extinguiu o processo sem resolução do mérito por ilegitimidade em face do correquerido que contestou o feito, e julgou procedente em parte em face do correquerido revel. Denegação do ressarcimento dos alegados pagamentos do preço, por falta de comprovação documental dos pagamentos. Recurso de apelação interposto pela autora suscitando cerceamento do seu direito constitucional de prova. Cerceamento do direito de produção de provas verificado. Erro de procedimento verificado. Sentença anulada. Recurso de apelação provido para anular a respeitável sentença recorrida e determinar o retorno dos autos do processo à Vara de origem para abertura da instrução processual. (TJ-SP 10362210320168260002 SP 1036221-03.2016.8.26.0002, Relator: Marcondes D'Angelo, Data de Julgamento: 01/03/2018, 25ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 01/03/2018). 
1) Considerando a ementa acima transcrita, pode-se afirmar que as garantias da evicção estarão asseguradas em contrato aleatório assumido pelo adquirente?
2) Qual prazo para o ajuizamento da ação autônoma visando o ressarcimento dos prejuízos? Justifique. 
3) Quais as espécies de evicção e suas possíveis soluções de acordo com o código civil vigente? 
4) Carlos celebrou um contrato de locação de um apartamento por 12 meses. Todavia, ainda no sexto mês manifestou interesse em desocupar o imóvel locado. Qual seria a causa extintiva do contrato ocorrido no presente caso de acordo com o código civil? Justifique 
5) Marcos contratou um prestador de serviços de limpeza por um período de dois anos. Todavia, o serviço não estava sendo feito conforme o prometido o que acarretou no pedido de rompimento em razão de tal falta. Pode-se afirmar que o devedor não responderá pelos prejuízos? 
6) Carlos comprou um imóvel de uma incorporadora ficando restrito a celebração apenas da promessa particular de compra e venda, não ficando previsto o direito de arrependimento de qualquer parte. Caso o preço não venha a ser integralizado por culpa do comprador, quais as consequências para as partes?

Mais conteúdos dessa disciplina