Logo Passei Direto
Buscar

CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 1 EDIÇÃO - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com Lei no 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, os sistemas de ensino deverão providenciar currículos, métodos e recursos educativos, entre outros, que assegurarão a plena participação do estudante com deficiência. Então: a. A família deve ser comunicada de que o estudante com deficiência deve sempre receber a nota 5,0, pois não é necessário realizar as atividades escolares. b. Cabe à escola realizar um trabalho de parceria com todos os docentes envolvidos na vida escolar desse estudante com deficiência e, assim, procurar a melhor forma de trabalhar o currículo e as atividades avaliativas. c. A escola deve reunir todo o corpo docente e discutir quem se encarregará de realizar as atividades do estudante com deficiência intelectual ao longo do ano todo. d. Somente o professor do Atendimento Educacional Especializado é o responsável em realizar a acessibilidade curricular e avaliar o estudante com deficiência intelectual. e. A direção escolar deverá comunicar o docente da sala comum de que ele realizará as atividades que achar necessárias para o estudante e que, independentemente do seu rendimento, só poderá atribuir a nota 5,0.

A presença de estudantes com deficiência intelectual na sala comum não consiste somente na permanência deles junto aos demais estudantes, nem somente na oferta de serviços especializados, e sim na reorganização da escola para atender às especificidades desse estudante. Essa concepção derruba antigas definições e práticas e se refere ao paradigma de:
a. Integração;
b. Institucionalização.
c. Segregação;
d. Inclusão;
e. Exclusão;

As acessibilidades curriculares possibilitam que docentes atuem e auxiliem estudantes com deficiência intelectual e têm o objetivo de:
a. Minimizar o trabalho realizado pelo(a) docente.
b. Enfraquecer o trabalho realizado pelo(a) docente.
c. Substituir o trabalho realizado pelo(a) docente.
d. Subsidiar o trabalho realizado pelo(a) docente.
e. Ocultar o trabalho realizado pelo(a) docente.

O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente.
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma escola da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ele possui o diagnóstico de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com material concreto. Considere as afirmacoes a seguir:
I. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, Joaquim tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
II. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, o(a) docente da sala de aula comum deve atender Joaquim no contraturno.
III. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, se Joaquim for acompanhado no AEE, ele não precisará ter acessibilidade curricular.
a. II e III.
b. I, II e III.
c. III, apenas.
d. I, apenas.
e. II, apenas.

A acessibilidade curricular para o estudante com deficiência intelectual deve ser _______________________ e precisa levar em consideração suas _______________ e ___________________, e esse trabalho deve ser realizado em _______________________ pelo professor da AEE e pelo professor da sala comum.
Os termos que preenchem as lacunas de forma correta são, respectivamente:
a. Individual, competências, habilidades, parceria.
b. Individual, competências, habilidades, separado.
c. Individual, dificuldades, habilidades, separado.
d. Separado, competências, habilidades, separado.
e. Coletivamente, dificuldades, habilidades, separado.

Com relação ao processo avaliativo dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta:
a. O estudante com deficiência intelectual só pode realizar a atividade avaliativa fora da sala de aula, pois requer que um docente especialista a prepare e aplique.
b. O processo avaliativo deve ser contínuo e acumulativo e observar os progressos dos estudantes.
c. O processo avaliativo para esses estudantes é irrelevante e não precisa ser realizado.
d. A avaliação deve ser classificatória e não há possibilidade de levar em conta o que o estudante já aprendeu.
e. Nas atividades avaliativas, o estudante com deficiência intelectual dificilmente apresentará algum avanço, uma vez que há um déficit cognitivo.

Rodrigo estava matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental. Possui o diagnóstico de deficiência intelectual e atraso na fala. Na aula de Educação Física, o professor percebeu que Rodrigo estava com dificuldade em realizar a atividade de vôlei. O que o professor deveria fazer?
a. Incentivar Rodrigo a assistir à atividade, pois o objetivo da aula de Educação Física para estudantes com deficiência é integrá-los ao ambiente escolar.
b. Modificar a atividade para que todos os estudantes conseguissem participar da aula e desenvolver as habilidades necessárias para a atividade esportiva.
c. Conversar com a família do estudante e comunicar que Rodrigo apenas frequentaria a aula com acompanhamento de um professor especializado.
d. Contar com o apoio da família para que Rodrigo não participasse das aulas de Educação Física, pois não tinha habilidade para participar.
e. Comunicar imediatamente a direção escolar para que tomasse providências quanto ao caso de Rodrigo.

O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente.
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma escola da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ele possui o diagnóstico de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com material concreto. Leia as afirmações a seguir:
I. O _____________________ propõe que, para atender às especificidades de Joaquim, o(a) docente deve desenhar a sua aula utilizando diversos recursos e estratégias, a fim de propiciar o acesso ao conteúdo de uma forma mais significativa e acessível.
II. Antes de produzir as atividades para o Joaquim, é necessário que o(a) docente realize uma _______________ para conhecer e avaliar o seu repertório.
III. O(a) docente da sala regular, junto o(a) docente do Atendimento Educacional Especializado, deve planejar as aulas considerando as _______________ de Joaquim.
a. Mapa da empatia – avaliação formativa – preferências.
b. Desenho Universal da Aprendizagem – avaliação diagnóstica – especificidades.
c. Storytelling – avaliação diagnóstica – especificidades.
d. Mapa da empatia – avaliação somativa – especificidades.
e. Storytelling – avaliação somativa – dificuldades.

Eduarda é uma estudante de 12 anos com deficiência intelectual, e está matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, no 3º ano do Ensino Fundamental I. Ela não está alfabetizada e possui dificuldades para falar e com números.
Em casos como o de Eduarda, sugere-se que:
a. A direção esclareça à família que Eduarda não tem condições de permanecer na escola o tempo todo e sugira que ela frequente a escola apenas uma hora por dia para se adequar à rotina escolar.
b. A família transfira Eduarda para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização.
c. A docente de reforço trabalhe com a aluna conteúdos escolares desenvolvidos na sala de aula comum do 1º ano.
d. A direção da escola promova a estudante para o quarto ano mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal para estudantes com deficiência intelectual é a socialização e não há necessidade de realizar o processo avaliativo.
e. Os docentes do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum passem a desenvolver um trabalho colaborativo para que Eduarda permaneça na sala de aula comum e possa contar com apoio especializado, como formas de garantir o seu desenvolvimento global.

Leia as afirmativas a seguir:
I. O estudante com deficiência intelectual, público-alvo da Educação Especial, pode ser dispensado da realização das avaliações formativas da escola.
II. A personalização da aprendizagem confronta os planos e os métodos de aprendizagem tradicionais para que sejam mais rígidos e adaptáveis ao perfil homogêneo na sala de aula.
III. O Desenho Universal da Aprendizagem é um exemplo de uma abordagem pedagógica mais adequada, mais plural, no sentido de que todo estudante possui o direito de estudar e buscar o seu melhor como ser humano.
IV. A acessibilidade curricular diz respeito a estratégias didáticas para favorecer a participação e a aprendizagem dos estudantes, ou seja, dar condições de igualdade para todos.
a. II e III.
b. III e IV.
c. I e III.
d. II e IV.
e. I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com Lei no 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, os sistemas de ensino deverão providenciar currículos, métodos e recursos educativos, entre outros, que assegurarão a plena participação do estudante com deficiência. Então: a. A família deve ser comunicada de que o estudante com deficiência deve sempre receber a nota 5,0, pois não é necessário realizar as atividades escolares. b. Cabe à escola realizar um trabalho de parceria com todos os docentes envolvidos na vida escolar desse estudante com deficiência e, assim, procurar a melhor forma de trabalhar o currículo e as atividades avaliativas. c. A escola deve reunir todo o corpo docente e discutir quem se encarregará de realizar as atividades do estudante com deficiência intelectual ao longo do ano todo. d. Somente o professor do Atendimento Educacional Especializado é o responsável em realizar a acessibilidade curricular e avaliar o estudante com deficiência intelectual. e. A direção escolar deverá comunicar o docente da sala comum de que ele realizará as atividades que achar necessárias para o estudante e que, independentemente do seu rendimento, só poderá atribuir a nota 5,0.

A presença de estudantes com deficiência intelectual na sala comum não consiste somente na permanência deles junto aos demais estudantes, nem somente na oferta de serviços especializados, e sim na reorganização da escola para atender às especificidades desse estudante. Essa concepção derruba antigas definições e práticas e se refere ao paradigma de:
a. Integração;
b. Institucionalização.
c. Segregação;
d. Inclusão;
e. Exclusão;

As acessibilidades curriculares possibilitam que docentes atuem e auxiliem estudantes com deficiência intelectual e têm o objetivo de:
a. Minimizar o trabalho realizado pelo(a) docente.
b. Enfraquecer o trabalho realizado pelo(a) docente.
c. Substituir o trabalho realizado pelo(a) docente.
d. Subsidiar o trabalho realizado pelo(a) docente.
e. Ocultar o trabalho realizado pelo(a) docente.

O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente.
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma escola da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ele possui o diagnóstico de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com material concreto. Considere as afirmacoes a seguir:
I. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, Joaquim tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
II. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, o(a) docente da sala de aula comum deve atender Joaquim no contraturno.
III. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, se Joaquim for acompanhado no AEE, ele não precisará ter acessibilidade curricular.
a. II e III.
b. I, II e III.
c. III, apenas.
d. I, apenas.
e. II, apenas.

A acessibilidade curricular para o estudante com deficiência intelectual deve ser _______________________ e precisa levar em consideração suas _______________ e ___________________, e esse trabalho deve ser realizado em _______________________ pelo professor da AEE e pelo professor da sala comum.
Os termos que preenchem as lacunas de forma correta são, respectivamente:
a. Individual, competências, habilidades, parceria.
b. Individual, competências, habilidades, separado.
c. Individual, dificuldades, habilidades, separado.
d. Separado, competências, habilidades, separado.
e. Coletivamente, dificuldades, habilidades, separado.

Com relação ao processo avaliativo dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta:
a. O estudante com deficiência intelectual só pode realizar a atividade avaliativa fora da sala de aula, pois requer que um docente especialista a prepare e aplique.
b. O processo avaliativo deve ser contínuo e acumulativo e observar os progressos dos estudantes.
c. O processo avaliativo para esses estudantes é irrelevante e não precisa ser realizado.
d. A avaliação deve ser classificatória e não há possibilidade de levar em conta o que o estudante já aprendeu.
e. Nas atividades avaliativas, o estudante com deficiência intelectual dificilmente apresentará algum avanço, uma vez que há um déficit cognitivo.

Rodrigo estava matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental. Possui o diagnóstico de deficiência intelectual e atraso na fala. Na aula de Educação Física, o professor percebeu que Rodrigo estava com dificuldade em realizar a atividade de vôlei. O que o professor deveria fazer?
a. Incentivar Rodrigo a assistir à atividade, pois o objetivo da aula de Educação Física para estudantes com deficiência é integrá-los ao ambiente escolar.
b. Modificar a atividade para que todos os estudantes conseguissem participar da aula e desenvolver as habilidades necessárias para a atividade esportiva.
c. Conversar com a família do estudante e comunicar que Rodrigo apenas frequentaria a aula com acompanhamento de um professor especializado.
d. Contar com o apoio da família para que Rodrigo não participasse das aulas de Educação Física, pois não tinha habilidade para participar.
e. Comunicar imediatamente a direção escolar para que tomasse providências quanto ao caso de Rodrigo.

O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente.
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma escola da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ele possui o diagnóstico de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com material concreto. Leia as afirmações a seguir:
I. O _____________________ propõe que, para atender às especificidades de Joaquim, o(a) docente deve desenhar a sua aula utilizando diversos recursos e estratégias, a fim de propiciar o acesso ao conteúdo de uma forma mais significativa e acessível.
II. Antes de produzir as atividades para o Joaquim, é necessário que o(a) docente realize uma _______________ para conhecer e avaliar o seu repertório.
III. O(a) docente da sala regular, junto o(a) docente do Atendimento Educacional Especializado, deve planejar as aulas considerando as _______________ de Joaquim.
a. Mapa da empatia – avaliação formativa – preferências.
b. Desenho Universal da Aprendizagem – avaliação diagnóstica – especificidades.
c. Storytelling – avaliação diagnóstica – especificidades.
d. Mapa da empatia – avaliação somativa – especificidades.
e. Storytelling – avaliação somativa – dificuldades.

Eduarda é uma estudante de 12 anos com deficiência intelectual, e está matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, no 3º ano do Ensino Fundamental I. Ela não está alfabetizada e possui dificuldades para falar e com números.
Em casos como o de Eduarda, sugere-se que:
a. A direção esclareça à família que Eduarda não tem condições de permanecer na escola o tempo todo e sugira que ela frequente a escola apenas uma hora por dia para se adequar à rotina escolar.
b. A família transfira Eduarda para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização.
c. A docente de reforço trabalhe com a aluna conteúdos escolares desenvolvidos na sala de aula comum do 1º ano.
d. A direção da escola promova a estudante para o quarto ano mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal para estudantes com deficiência intelectual é a socialização e não há necessidade de realizar o processo avaliativo.
e. Os docentes do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum passem a desenvolver um trabalho colaborativo para que Eduarda permaneça na sala de aula comum e possa contar com apoio especializado, como formas de garantir o seu desenvolvimento global.

Leia as afirmativas a seguir:
I. O estudante com deficiência intelectual, público-alvo da Educação Especial, pode ser dispensado da realização das avaliações formativas da escola.
II. A personalização da aprendizagem confronta os planos e os métodos de aprendizagem tradicionais para que sejam mais rígidos e adaptáveis ao perfil homogêneo na sala de aula.
III. O Desenho Universal da Aprendizagem é um exemplo de uma abordagem pedagógica mais adequada, mais plural, no sentido de que todo estudante possui o direito de estudar e buscar o seu melhor como ser humano.
IV. A acessibilidade curricular diz respeito a estratégias didáticas para favorecer a participação e a aprendizagem dos estudantes, ou seja, dar condições de igualdade para todos.
a. II e III.
b. III e IV.
c. I e III.
d. II e IV.
e. I e II.

Prévia do material em texto

Iniciado em segunda, 22 ago 2022, 11:53 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 22 ago 2022, 13:33 
Tempo 
empregado 
1 hora 40 minutos 
Notas 9,00/10,00 
Avaliar 90,00 de um máximo de 100,00 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com Lei no 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação 
nacional e com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, os 
sistemas de ensino deverão providenciar currículos, métodos e recursos educativos, 
entre outros, que assegurarão a plena participação do estudante com deficiência. 
Então: 
a. 
A família deve ser comunicada de que o estudante com deficiência deve sempre 
receber a nota 5,0, pois não é necessário realizar as atividades escolares. 
b. 
Somente o professor do Atendimento Educacional Especializado é o responsável em 
realizar a acessibilidade curricular e avaliar o estudante com deficiência intelectual. 
c. 
A direção escolar deverá comunicar o docente da sala comum de que ele realizará 
as atividades que achar necessárias para o estudante e que, independentemente do 
seu rendimento, só poderá atribuir a nota 5,0. 
d. 
A escola deve reunir todo o corpo docente e discutir quem se encarregará de 
realizar as atividades do estudante com deficiência intelectual ao longo do ano todo. 
e. 
Cabe à escola realizar um trabalho de parceria com todos os docentes envolvidos na 
vida escolar desse estudante com deficiência e, assim, procurar a melhor forma de 
trabalhar o currículo e as atividades avaliativas. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! A escola precisa se adequar ao estudante com 
deficiência, propondo métodos e estratégias que ampliem a sua aprendizagem, mas 
esse trabalho precisa de planejamento e parceria entre todos os docentes que 
atuam com esse estudante. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A presença de estudantes com deficiência intelectual na sala comum não consiste 
somente na permanência deles junto aos demais estudantes, nem somente na 
oferta de serviços especializados, e sim na reorganização da escola para atender às 
especificidades desse estudante. Essa concepção derruba antigas definições e 
práticas e se refere ao paradigma de: 
a. 
Institucionalização. 
b. 
Inclusão; 
c. 
Segregação; 
d. 
Integração; 
e. 
Exclusão; 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! A inclusão rompe com as práticas tradicionais ao 
preconizar que é a escola que deve se adequar ao estudante, e não o contrário. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
As acessibilidades curriculares possibilitam que docentes atuem e auxiliem 
estudantes com deficiência intelectual e têm o objetivo de: 
a. 
Ocultar o trabalho realizado pelo(a) docente. 
b. 
Subsidiar o trabalho realizado pelo(a) docente. 
c. 
Enfraquecer o trabalho realizado pelo(a) docente. 
d. 
Substituir o trabalho realizado pelo(a) docente. 
e. 
Minimizar o trabalho realizado pelo(a) docente. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! A acessibilidade curricular auxilia estudantes e docentes, 
que terão condições de apoiar as necessidades específicas e respeitar as 
potencialidades em um instrumento preparado exclusivamente para o estudante com 
deficiência. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente. 
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma 
escola da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ele possui o diagnóstico 
de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, 
realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com 
material concreto. 
Considere as afirmações a seguir: 
I. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, Joaquim 
tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). 
II. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, o(a) 
docente da sala de aula comum deve atender Joaquim no contraturno. 
III. De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, se 
Joaquim for acompanhado no AEE, ele não precisará ter acessibilidade curricular. 
É verdadeiro o que se afirma em: 
 
 
a. 
II e III. 
b. 
III, apenas. 
c. 
I, II e III. 
d. 
II, apenas. 
e. 
I, apenas. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a 
acessibilidade curricular são direitos de todos os estudantes elegíveis à Educação 
Especial. Os serviços do AEE são prestados no contraturno, de modo que não 
substituem as aulas na classe comum. 
Questão 5 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A acessibilidade curricular para o estudante com deficiência intelectual deve ser 
_______________________ e precisa levar em consideração suas 
_______________ e ___________________, e esse trabalho deve ser realizado em 
_______________________ pelo professor da AEE e pelo professor da sala 
comum. 
Os termos que preenchem as lacunas de forma correta são, respectivamente: 
a. 
Individual, competências, habilidades, separado. 
b. 
Separado, competências, habilidades, separado. 
c. 
Individual, dificuldades, habilidades, separado. 
d. 
Coletivamente, dificuldades, habilidades, separado. 
e. 
Individual, competências, habilidades, parceria. 
Feedback 
Resposta incorreta. Reveja o conteúdo explorado no módulo e refaça a atividade. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com relação ao processo avaliativo dos estudantes com deficiência, assinale a 
opção correta: 
a. 
Nas atividades avaliativas, o estudante com deficiência intelectual dificilmente 
apresentará algum avanço, uma vez que há um déficit cognitivo. 
b. 
O processo avaliativo deve ser contínuo e acumulativo e observar os progressos dos 
estudantes. 
c. 
O estudante com deficiência intelectual só pode realizar a atividade avaliativa fora da 
sala de aula, pois requer que um docente especialista a prepare e aplique. 
d. 
O processo avaliativo para esses estudantes é irrelevante e não precisa ser 
realizado. 
e. 
A avaliação deve ser classificatória e não há possibilidade de levar em conta o que o 
estudante já aprendeu. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! Todo e qualquer estudante deve passar por processo 
avaliativo e cabe à escola encontrar a melhor estratégia de participação. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Rodrigo estava matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental. Possui o diagnóstico 
de deficiência intelectual e atraso na fala. Na aula de Educação Física, o professor 
percebeu que Rodrigo estava com dificuldade em realizar a atividade de vôlei. O que 
o professor deveria fazer? 
a. 
Contar com o apoio da família para que Rodrigo não participasse das aulas de 
Educação Física, pois não tinha habilidade para participar. 
b. 
Incentivar Rodrigo a assistir à atividade, pois o objetivo da aula de Educação Física 
para estudantes com deficiência é integrá-los ao ambiente escolar. 
c. 
Modificar a atividade para que todos os estudantes conseguissem participar da aula 
e desenvolver as habilidades necessárias para a atividade esportiva. 
d. 
Conversar com a família do estudante e comunicar que Rodrigo apenas frequentaria 
a aula com acompanhamento de um professor especializado. 
e. 
Comunicar imediatamente a direção escolar para que tomasse providências quanto 
ao caso de Rodrigo. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! Cada professor precisará observar e planejar as 
adequações a algum conteúdo ou atividade, considerando as habilidades dos 
estudantes com deficiência. As adequações, por sua vez, deverão ser revistas de 
tempos em tempos. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O caso a seguir é fictício. Leia-o atentamente. 
Joaquim está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e frequenta uma 
escola da rede estadual de ensino do estado de SãoPaulo. Ele possui o diagnóstico 
de deficiência intelectual e lê e escreve palavras e frases curtas. Conta até 20, 
realiza cálculos de adição e subtração com dezenas simples e realiza a divisão com 
material concreto. 
Leia as afirmações a seguir: 
I. O _____________________ propõe que, para atender às especificidades de 
Joaquim, o(a) docente deve desenhar a sua aula utilizando diversos recursos e 
estratégias, a fim de propiciar o acesso ao conteúdo de uma forma mais significativa 
e acessível. 
II. Antes de produzir as atividades para o Joaquim, é necessário que o(a) docente 
realize uma _______________ para conhecer e avaliar o seu repertório. 
III. O(a) docente da sala regular, junto o(a) docente do Atendimento Educacional 
Especializado, deve planejar as aulas considerando as _______________ de 
Joaquim. 
 
Assinale a alternativa em que a sequência de palavras preenche corretamente as 
lacunas. 
a. 
Desenho Universal da Aprendizagem – avaliação diagnóstica – especificidades. 
b. 
Mapa da empatia – avaliação formativa – preferências. 
c. 
Storytelling – avaliação diagnóstica – especificidades. 
d. 
Mapa da empatia – avaliação somativa – especificidades. 
e. 
Storytelling – avaliação somativa – dificuldades. 
Feedback 
Você acertou, parabéns! O Desenho Universal da Aprendizagem propõe que, para 
atender às especificidades de Joaquim, o(a) docente deve desenhar a sua aula 
utilizando diversos recursos e estratégias, a fim de propiciar o acesso ao conteúdo 
de uma forma mais significativa e acessível. Antes de produzir as atividades para o 
Joaquim, é necessário que o(a) docente realize uma avaliação diagnóstica para 
conhecer e avaliar o seu repertório. O(a) docente da sala regular, junto com o(a) 
docente do Atendimento Educacional Especializado, deve planejar as aulas 
considerando as especificidades de Joaquim. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Eduarda é uma estudante de 12 anos com deficiência intelectual, e está matriculada 
há pouco mais de três anos no ensino regular, no 3º ano do Ensino Fundamental I. 
Ela não está alfabetizada e possui dificuldades para falar e com números. Em casos 
como o de Eduarda, sugere-se que: 
a. 
A família transfira Eduarda para uma escola especial, uma vez que ela não 
conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização. 
b. 
Os docentes do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum 
passem a desenvolver um trabalho colaborativo para que Eduarda permaneça na 
sala de aula comum e possa contar com apoio especializado, como formas de 
garantir o seu desenvolvimento global. 
c. 
A direção esclareça à família que Eduarda não tem condições de permanecer na 
escola o tempo todo e sugira que ela frequente a escola apenas uma hora por dia 
para se adequar à rotina escolar. 
d. 
A docente de reforço trabalhe com a aluna conteúdos escolares desenvolvidos na 
sala de aula comum do 1º ano. 
e. 
A direção da escola promova a estudante para o quarto ano mesmo sem estar 
alfabetizada, uma vez que o foco principal para estudantes com deficiência 
intelectual é a socialização e não há necessidade de realizar o processo avaliativo. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! Como reiterado ao longo de todo o módulo, estudantes 
com deficiência têm o direito de estudar em sala comum e receber todo o apoio 
necessário para seu desenvolvimento; por isso, o trabalho em parceria dos docentes 
é fundamental para o acesso ao currículo ao longo da vida escolar. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia as afirmativas a seguir: 
I. O estudante com deficiência intelectual, público-alvo da Educação Especial, pode 
ser dispensado da realização das avaliações formativas da escola. 
II. A personalização da aprendizagem confronta os planos e os métodos de 
aprendizagem tradicionais para que sejam mais rígidos e adaptáveis ao perfil 
homogêneo na sala de aula. 
III. O Desenho Universal da Aprendizagem é um exemplo de uma abordagem 
pedagógica mais adequada, mais plural, no sentido de que todo estudante possui o 
direito de estudar e buscar o seu melhor como ser humano. 
IV. A acessibilidade curricular diz respeito a estratégias didáticas para favorecer a 
participação e a aprendizagem dos estudantes, ou seja, dar condições de igualdade 
para todos. 
É correto o que se afirma em: 
 
 
a. 
II e III. 
b. 
III e IV. 
c. 
I e III. 
d. 
II e IV. 
e. 
I e II. 
Feedback 
Você acertou! Muito bem! Todos os estudantes elegíveis à Educação Especial têm 
direito a participar das avaliações, que devem ser adequadas às especificidades de 
cada um, o que torna incorreta a afirmativa I. A personalização da aprendizagem 
preconiza planos e métodos mais flexíveis e adaptáveis aos diversos perfis de 
estudantes encontrados em sala de aula, ao contrário do que se coloca na afirmativa 
II.

Mais conteúdos dessa disciplina