Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação morfologia e sintaxe

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Partiremos do pressuposto de que estas línguas espaço-visuais são tão completas, complexas e abstratas quanto as línguas orais/auditivas como o Português, o Francês, o Inglês, etc. (...) Estudos sobre a LIBRAS ou sobre qualquer outra língua de sinais podem contribuir não apenas para um maior conhecimento do que possa ser considerado universal linguístico e de traços culturais da língua, como também permitir a separação entre estes dois aspectos e aqueles restritos pela modalidade da língua.
Ao comparar as línguas orais e as sinalizadas, é correto afirmar que estes conjuntos de línguas:
a. São semelhantes porque reúnem línguas naturais, produzidas pela cognição humana em ambientes culturais, de forma que observamos algumas estruturas e fenômenos universais em todas elas. São distintos porque há diferenças de modalidade especialmente na fonologia.
b. São semelhantes porque reúnem línguas que usam a oralidade como principal forma de comunicação e expressão. São distintos porque há diferenças na construção das palavras.
c. São semelhantes porque em ambos casos utilizam-se as mesmas regras de concordância de gênero e número. São distintos porque não é possível traçar analogias e comparações entre as questões morfológicas e sintáticas identificadas em diferentes línguas sinalizadas, o que acontece entre as línguas orais.
d. São semelhantes porque reúnem línguas universais, ou seja, são utilizadas por todas as comunidades do mundo, tendo os mesmos aspectos gramaticais. São distintos porque ambos usam as expressões faciais como forma de comunicação.
e. São semelhantes porque reúnem línguas que usam os mesmos parâmetros e ordens gramaticais (por exemplo usam artigos, pronomes, adjetivos, etc). São distintos porque as línguas de um grupo tem muitos itens lexicais e as do outro, poucos.

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
Vários processos são identificados para a formação de novos sinais. Alguns exemplos destes processos são:
a. Movimento; Configuração de Mãos; Locação.
b. Movimento. Expressões; Direcionalidade.
c. Modificação de parâmetros; Composição; Incorporação.
d. Mudança de Forma; Troca de posição. Composição.
e. Parâmetros da língua de sinais; Acomodação.

Leia a citação a seguir: “As LSs são reconhecidas por apresentarem, na maior parte dos casos, processos morfológicos não concatenativos. Em outras palavras, as LSs possibilitam a realização de sinais simultaneamente, caso em que um sinal ou um morfema diferente é realizado por cada mão ou em que um sinal é realizado pela mão e outro sinal é realizado por uma expressão não-manual (ENM) lexical (articulada por lábios, bochechas e língua).”
A partir da interpretação deste parágrafo e do que foi discutido nessa disciplina, assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta:
a. Os sinais da libras são caracterizados por combinações de parâmetros simultâneos, à exceção da ENM que é sempre concatenada ao sinal manual.
b. A simultaneidade observada nas línguas de sinais em geral é também identificada na libras.
c. Os processos morfológicos das línguas de sinais lançam mão da simultaneidade possibilitada pelos articuladores relativamente independentes: as mãos e a face.
d. Algumas ENMs podem funcionar como um sinal isoladamente, mas outras precisam atar-se em um sinal manual para poderem ser produzidas.
e. É possível encontrar construções com até três morfemas sendo realizados simultaneamente.

Iconicidade existe em todos os níveis das línguas sinalizadas e orais -- em sua fonologia, morfologia e sintaxe.
Sobre a iconicidade é correto afirmar:
a. A iconicidade não são apenas os ícones, são as formas e desenhos realizados no ar. Representam organizadamente e de forma sistematizada as formas das coisas.
b. A iconicidade é observada somente em construções classificadoras, que conseguem capturar detalhes da cena descrita.
c. A iconicidade é uma característica a ser evitada nos sinais, porque faz parte de um momento mais rudimentar da língua de sinais (gestualização).
d. A iconicidade não fica restrita somente aos aspectos mais aparentes, representando também características abstratas dos referentes em alguns mecanismos gramaticais.
e. A iconicidade não possui gramática nas línguas de sinais, mas é um fenômeno importante dentro dos contextos de sinalização por desenhar os objetos no ar.

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
A formação de sinais pode ocorrer por meio de diferentes processos. Observe as definições a seguir e assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo descrito.
i. O movimento do sinal é realizado no sentido inverso e o significado adquirido é de contradição ao significado original do sinal.
ii. As configurações de mãos representam as letras da palavra equivalente em língua oral, sendo reduzidas fonologicamente para conformar a datilologia ao padrão dos sinais.
a. i. incorporação de negação; ii. sinal soletrado.
b. i. reduplicação; ii. inovação linguística.
c. i. inversão; ii. sinal abstrato.
d. i. modificação de parâmetros; ii. classificador.
e. i. sinal inicializado; ii. incorporação de numeral.

Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.
Nessa disciplina nossos estudos dirigiram-se para as questões referente a morfologia e a sintaxe da Libras. Pode-se definir morfemas como:
a. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por conceitos e sequência de palavras que se combinam, mas que nem sempre formam significados coerentes.
b. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas sem significado, necessárias para criar novos sinais.
c. Palavras sinalizadas, isto é, conjuntos de parâmetros com um significado em português e datilologia correspondente.
d. Partes de palavra, isto é, processos de criação de sinais através de flexão e derivação.
e. Partes de palavra, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas e um significado, que podem se combinar entre si e são essenciais para formar palavras.

Em que sentido podemos dizer que a libras apresenta estruturas sintáticas espaciais?
A Libras dispõe de um tipo de sintaxe espacial, estabelecendo relações, entre os termos constituintes do enunciado e o espaço do enunciado, ou da sinalização, de diferentes formas, por uso de nomes, pronomes que são fundamentais nas relações sintáticas.

Leia a citação a seguir: A língua de sinais brasileira, usada pela comunidade surda brasileira espalhada por todo o País, é organizada espacialmente de forma tão complexa quanto as línguas orais-auditivas.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.
a. Os pronomes da libras não estão relacionados ao uso referencial do espaço de sinalização.
b. O processo de pluralização por reduplicação utiliza o espaço referencialmente, não sendo possível relacioná-los à sintaxe espacializada da libras.
c. Alguns sinais são ancorados, não podendo ser articulados em um ponto referencial (R-loci), ficando assim sem referência.
d. Os movimentos de cabeça e direção do olhar parecem ser significativos para o sistema referencial da libras, pois interagem com os sinais manuais na seleção dos R-loci.
e. Não há interação entre ENMs e sinalização manual no estabelecimento da concordância nas sentenças em libras.

De um modo geral, todas as línguas, orais ou de sinais, incorporam em seu vocabulário palavras estrangeiras, que são consideradas como empréstimos linguísticos.
Empréstimos são sinais ou palavras criados a partir de itens de outras línguas. Na libras, os empréstimos são classificados como sinais inicializados ou sinais soletrados. Observe o exemplo abaixo e assinale a alternativa que indica o tipo de empréstimo e a justificativa correta.
a. Soletrado, porque seu M apresenta o sentido da escrita (esquerda para direita).
b. Inicializado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português.
c. Inicializado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia.
d. Soletrado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia.
e. Soletrado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português.

A sintaxe é o campo da linguística que investiga como as palavras se relacionam entre si, formando a estrutura dos sintagmas e sentenças.
Qual é a ordem padrão dos sinais nas frases em libras? Quais elementos morfossintáticos licenciam as ordens derivadas?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Partiremos do pressuposto de que estas línguas espaço-visuais são tão completas, complexas e abstratas quanto as línguas orais/auditivas como o Português, o Francês, o Inglês, etc. (...) Estudos sobre a LIBRAS ou sobre qualquer outra língua de sinais podem contribuir não apenas para um maior conhecimento do que possa ser considerado universal linguístico e de traços culturais da língua, como também permitir a separação entre estes dois aspectos e aqueles restritos pela modalidade da língua.
Ao comparar as línguas orais e as sinalizadas, é correto afirmar que estes conjuntos de línguas:
a. São semelhantes porque reúnem línguas naturais, produzidas pela cognição humana em ambientes culturais, de forma que observamos algumas estruturas e fenômenos universais em todas elas. São distintos porque há diferenças de modalidade especialmente na fonologia.
b. São semelhantes porque reúnem línguas que usam a oralidade como principal forma de comunicação e expressão. São distintos porque há diferenças na construção das palavras.
c. São semelhantes porque em ambos casos utilizam-se as mesmas regras de concordância de gênero e número. São distintos porque não é possível traçar analogias e comparações entre as questões morfológicas e sintáticas identificadas em diferentes línguas sinalizadas, o que acontece entre as línguas orais.
d. São semelhantes porque reúnem línguas universais, ou seja, são utilizadas por todas as comunidades do mundo, tendo os mesmos aspectos gramaticais. São distintos porque ambos usam as expressões faciais como forma de comunicação.
e. São semelhantes porque reúnem línguas que usam os mesmos parâmetros e ordens gramaticais (por exemplo usam artigos, pronomes, adjetivos, etc). São distintos porque as línguas de um grupo tem muitos itens lexicais e as do outro, poucos.

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
Vários processos são identificados para a formação de novos sinais. Alguns exemplos destes processos são:
a. Movimento; Configuração de Mãos; Locação.
b. Movimento. Expressões; Direcionalidade.
c. Modificação de parâmetros; Composição; Incorporação.
d. Mudança de Forma; Troca de posição. Composição.
e. Parâmetros da língua de sinais; Acomodação.

Leia a citação a seguir: “As LSs são reconhecidas por apresentarem, na maior parte dos casos, processos morfológicos não concatenativos. Em outras palavras, as LSs possibilitam a realização de sinais simultaneamente, caso em que um sinal ou um morfema diferente é realizado por cada mão ou em que um sinal é realizado pela mão e outro sinal é realizado por uma expressão não-manual (ENM) lexical (articulada por lábios, bochechas e língua).”
A partir da interpretação deste parágrafo e do que foi discutido nessa disciplina, assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta:
a. Os sinais da libras são caracterizados por combinações de parâmetros simultâneos, à exceção da ENM que é sempre concatenada ao sinal manual.
b. A simultaneidade observada nas línguas de sinais em geral é também identificada na libras.
c. Os processos morfológicos das línguas de sinais lançam mão da simultaneidade possibilitada pelos articuladores relativamente independentes: as mãos e a face.
d. Algumas ENMs podem funcionar como um sinal isoladamente, mas outras precisam atar-se em um sinal manual para poderem ser produzidas.
e. É possível encontrar construções com até três morfemas sendo realizados simultaneamente.

Iconicidade existe em todos os níveis das línguas sinalizadas e orais -- em sua fonologia, morfologia e sintaxe.
Sobre a iconicidade é correto afirmar:
a. A iconicidade não são apenas os ícones, são as formas e desenhos realizados no ar. Representam organizadamente e de forma sistematizada as formas das coisas.
b. A iconicidade é observada somente em construções classificadoras, que conseguem capturar detalhes da cena descrita.
c. A iconicidade é uma característica a ser evitada nos sinais, porque faz parte de um momento mais rudimentar da língua de sinais (gestualização).
d. A iconicidade não fica restrita somente aos aspectos mais aparentes, representando também características abstratas dos referentes em alguns mecanismos gramaticais.
e. A iconicidade não possui gramática nas línguas de sinais, mas é um fenômeno importante dentro dos contextos de sinalização por desenhar os objetos no ar.

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
A formação de sinais pode ocorrer por meio de diferentes processos. Observe as definições a seguir e assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo descrito.
i. O movimento do sinal é realizado no sentido inverso e o significado adquirido é de contradição ao significado original do sinal.
ii. As configurações de mãos representam as letras da palavra equivalente em língua oral, sendo reduzidas fonologicamente para conformar a datilologia ao padrão dos sinais.
a. i. incorporação de negação; ii. sinal soletrado.
b. i. reduplicação; ii. inovação linguística.
c. i. inversão; ii. sinal abstrato.
d. i. modificação de parâmetros; ii. classificador.
e. i. sinal inicializado; ii. incorporação de numeral.

Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.
Nessa disciplina nossos estudos dirigiram-se para as questões referente a morfologia e a sintaxe da Libras. Pode-se definir morfemas como:
a. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por conceitos e sequência de palavras que se combinam, mas que nem sempre formam significados coerentes.
b. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas sem significado, necessárias para criar novos sinais.
c. Palavras sinalizadas, isto é, conjuntos de parâmetros com um significado em português e datilologia correspondente.
d. Partes de palavra, isto é, processos de criação de sinais através de flexão e derivação.
e. Partes de palavra, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas e um significado, que podem se combinar entre si e são essenciais para formar palavras.

Em que sentido podemos dizer que a libras apresenta estruturas sintáticas espaciais?
A Libras dispõe de um tipo de sintaxe espacial, estabelecendo relações, entre os termos constituintes do enunciado e o espaço do enunciado, ou da sinalização, de diferentes formas, por uso de nomes, pronomes que são fundamentais nas relações sintáticas.

Leia a citação a seguir: A língua de sinais brasileira, usada pela comunidade surda brasileira espalhada por todo o País, é organizada espacialmente de forma tão complexa quanto as línguas orais-auditivas.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.
a. Os pronomes da libras não estão relacionados ao uso referencial do espaço de sinalização.
b. O processo de pluralização por reduplicação utiliza o espaço referencialmente, não sendo possível relacioná-los à sintaxe espacializada da libras.
c. Alguns sinais são ancorados, não podendo ser articulados em um ponto referencial (R-loci), ficando assim sem referência.
d. Os movimentos de cabeça e direção do olhar parecem ser significativos para o sistema referencial da libras, pois interagem com os sinais manuais na seleção dos R-loci.
e. Não há interação entre ENMs e sinalização manual no estabelecimento da concordância nas sentenças em libras.

De um modo geral, todas as línguas, orais ou de sinais, incorporam em seu vocabulário palavras estrangeiras, que são consideradas como empréstimos linguísticos.
Empréstimos são sinais ou palavras criados a partir de itens de outras línguas. Na libras, os empréstimos são classificados como sinais inicializados ou sinais soletrados. Observe o exemplo abaixo e assinale a alternativa que indica o tipo de empréstimo e a justificativa correta.
a. Soletrado, porque seu M apresenta o sentido da escrita (esquerda para direita).
b. Inicializado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português.
c. Inicializado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia.
d. Soletrado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia.
e. Soletrado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português.

A sintaxe é o campo da linguística que investiga como as palavras se relacionam entre si, formando a estrutura dos sintagmas e sentenças.
Qual é a ordem padrão dos sinais nas frases em libras? Quais elementos morfossintáticos licenciam as ordens derivadas?

Prévia do material em texto

Acadêmico UNINA
Iniciado em terça, 26 jul 2022, 14:23
Estado Finalizada
Concluída em terça, 26 jul 2022, 15:51
Tempo empregado 1 hora 27 minutos
Avaliar Ainda não avaliado
5 SIMONE SILVA 
Painel  Meus cursos  GRADUAÇÃO EAD  LICENCIATURA  LETRAS/LIBRAS  Estudos Linguísticos Aplicados às
Línguas de Sinais: morfologia e sintaxe LL  Avaliação  Avaliação Presencial
https://academico.unina.edu.br/user/view.php?id=4135&course=501
javascript:void(0)
https://academico.unina.edu.br/my/
https://academico.unina.edu.br/course/index.php?categoryid=24
https://academico.unina.edu.br/course/index.php?categoryid=2
https://academico.unina.edu.br/course/index.php?categoryid=5
https://academico.unina.edu.br/course/view.php?id=501
https://academico.unina.edu.br/course/view.php?id=501#section-3
https://academico.unina.edu.br/mod/quiz/view.php?id=5225
Questão 1 Correto Atingiu 3 de 3
Partiremos do pressuposto de que estas línguas espaço-visuais são tão completas, complexas e
abstratas quanto as línguas orais/auditivas como o Português, o Francês, o Inglês, etc. (...) Estudos sobre
a LIBRAS ou sobre qualquer outra língua de sinais podem contribuir não apenas para um maior
conhecimento do que possa ser considerado universal linguístico e de traços culturais da língua, como
também permitir a separação entre estes dois aspectos e aqueles restritos pela modalidade da língua.
(FERREIRA-BRITO, Lucinda. Por uma Gramática das Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
1995 [reimpr. 2010], p.35.)
Podemos estudar o campo da morfologia e a sintaxe tanto nas línguas orais quanto nas línguas de
sinais, mesmo que os processos encontrados em relação as análise morfológica e sintática nas
estruturas das palavras e nas frases sejam diferentes. Ao comparar as línguas orais e as sinalizadas, é
correto a�rmar que estes conjuntos de línguas: 
a. São semelhantes porque reúnem línguas naturais, produzidas pela cognição humana em ambientes
culturais, de forma que observamos algumas estruturas e fenômenos universais em todas elas. São
distintos porque há diferenças de modalidade especialmente na fonologia. 
b. São semelhantes porque reúnem línguas que usam a oralidade como principal forma de comunicação e
expressão. São distintos porque há diferenças na construção das palavras.
c. São semelhantes porque em ambos casos utilizam-se as mesmas regras de concordância de gênero e
número. São distintos porque não é possível traçar analogias e comparações entre as questões
morfológicas e sintáticas identi�cadas em diferentes línguas sinalizadas, o que acontece entre as línguas
orais. 
d. São semelhantes porque reúnem línguas universais, ou seja, são utilizadas por todas as comunidades do
mundo, tendo os mesmos aspectos gramaticais. São distintos porque ambos usam as expressões faciais
como forma de comunicação. 
e. São semelhantes porque reúnem línguas que usam os mesmos parâmetros e ordens gramaticais (por
exemplo usam artigos, pronomes, adjetivos, etc). São distintos porque as línguas de um grupo tem muitos
itens lexicais e as do outro, poucos. 
Sua resposta está correta.
Questão 2 Correto Atingiu 3 de 3
As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas
com signi�cado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais
no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
(QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira. Estudos Linguísticos. Porto Alegre:
Artmed, 2004, p.87)
Diferentes processos são empregados na formação de sinais. O sinal abaixo pode ser descrito como um
caso de:
 
a. Gestualização. 
b. Incorporação de numeral. 
c. Empréstimos. 
d. Composição. 
e. Modi�cação de parâmetros. 
Sua resposta está correta.
Questão 3 Incorreto Atingiu 0 de 3
Leia a citação a seguir:
“As LSs são reconhecidas por apresentarem, na maior parte dos casos, processos morfológicos não
concatenativos. Em outras palavras, as LSs possibilitam a realização de sinais simultaneamente, caso em
que um sinal ou um morfema diferente é realizado por cada mão ou em que um sinal é realizado pela
mão e outro sinal é realizado por uma expressão não-manual (ENM) lexical (articulada por lábios,
bochechas e língua).”
RODERO-TAKAHIRA, A. G., & SCHER, A. P. (2021). Classi�cando os Compostos da Libras. Porto Das Letras,
6(6), p. 153.
A partir da interpretação deste parágrafo e do que foi discutido nessa disciplina, assinale a alternativa
que apresenta uma informação incorreta:
a. Os sinais da libras são caracterizados por combinações de parâmetros simultâneos, à exceção da ENM que
é sempre concatenada ao sinal manual. 
b. A simultaneidade observada nas línguas de sinais em geral é também identi�cada na libras. 
c. Os processos morfológicos das línguas de sinais lançam mão da simultaneidade possibilitada pelos
articuladores relativamente independentes: as mãos e a face. 
d. Algumas ENMs podem funcionar como um sinal isoladamente, mas outras precisam a�xar-se em um
sinal manual para poderem ser produzidas. 
e. É possível encontrar construções com até três morfemas sendo realizados simultaneamente. 
Sua resposta está incorreta.
Questão 4 Correto Atingiu 3 de 3
Iconicidade existe em todos os níveis das línguas sinalizadas e orais -- em sua fonologia, morfologia e
sintaxe. (JOHNSTON, T. SCHEMBRI, A. Australian Sign Language: An introduction to sign language
linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p.232. Tradução nossa.)
Sobre a iconicidade é correto a�rmar:
a. A iconicidade não são apenas os ícones, são as formas e desenhos realizados no ar. Representam
organizadamente e de forma sistematizada as formas das coisas. 
b. A iconicidade é observada somente em construções classi�cadoras, que conseguem capturar detalhes da
cena descrita. 
c. A iconicidade é uma característica a ser evitada nos sinais, porque faz parte de um momento mais
rudimentar da língua de sinais (gestualização). 
d. A iconicidade não �ca restrita somente aos aspectos mais aparentes, representando também
características abstratas dos referentes em alguns mecanismos gramaticais. 
e. A iconicidade não possui gramática nas línguas de sinais, mas é um fenômeno importante dentro dos
contextos de sinalização por desenhar os objetos no ar. 
Sua resposta está correta.
Questão 5 Incorreto Atingiu 0 de 3
As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas
com signi�cado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais
no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
(QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira. Estudos Linguísticos. Porto Alegre:
Artmed, 2004, p.87)
A formação de sinais pode ocorrer por meio de diferentes processos. Observe as de�nições a seguir e
assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo descrito.
i. O movimento do sinal é realizado no sentido inverso e o signi�cado adquirido é de contradição ao
signi�cado original do sinal.
ii. As con�gurações de mãos representam as letras da palavra equivalente em língua oral, sendo
reduzidas fonologicamente para conformar a datilologia ao padrão dos sinais.
a. i. incorporação de negação; ii. sinal soletrado. 
b. i. reduplicação; ii. inovação linguística. 
c. i. inversão; ii. sinal abstrato. 
d. i. modi�cação de parâmetros; ii. classi�cador. 
e. i. sinal inicializado; ii. incorporação de numeral 
Sua resposta está incorreta.
Questão 6 Correto Atingiu 3 de 3
Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como regras que
determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que signi�ca forma.
(QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira. Estudos Linguísticos. Porto Alegre:
Artmed, 2004, p.86)
Nessa disciplina nossos estudos dirigiram-se para asquestões referente a morfologia e a sintaxe da
Libras. Pode-se de�nir morfemas como:
a. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por conceitos e sequência de palavras que se
combinam, mas que nem sempre formam signi�cados coerentes. 
b. Frases sinalizadas, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas sem signi�cado,
necessárias para criar novos sinais. 
c. Palavras sinalizadas, isto é, conjuntos de parâmetros com um signi�cado em português e datilologia
correspondente. 
d. Partes de palavra, isto é, processos de criação de sinais através de �exão e derivação. 
e. Partes de palavra, isto é, unidades da língua formadas por uma sequência de fonemas e um
signi�cado, que podem se combinar entre si e são essenciais para formar palavras. 
Sua resposta está correta.
Questão 7 Completo Vale 15 ponto(s).
Em que sentido podemos dizer que a libras apresenta estruturas sintáticas espaciais? 
a Libras dispõe de um tipo de sintaxe espacial, estabelecendo relações, entre os termos constituintes do
enunciado e o espaço do enunciado, ou da sinalização, de diferentes formas, por uso de nomes, pronomes que
são fundamentais nas relações sintáticas. Na Libras faz-se isso quando se sinaliza em um locais, como o sinal CASA
pode ser acompanhado de um referente, direcionar a cabeça  e os olhos a uma direção particular com um sinal de
substantivo ou com uma apontação para um substantivo, usando classi�cadores etc. 
Questão 8 Correto Atingiu 3 de 3
As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas
com signi�cado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais
no tipo de processos combinatórios que frequentemente cria palavras morfologicamente complexas.
(QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira. Estudos Linguísticos. Porto Alegre:
Artmed, 2004, p.87) 
Vários processos são identi�cados para a formação de novos sinais. Alguns exemplos destes processos
são: 
a. Movimento; Con�guração de Mãos; Locação. 
b. Movimento. Expressões; Direcionalidade. 
c. Modi�cação de parâmetros; Composição; Incorporação. 
d. Mudança de Forma; Troca de posição. Composição. 
e. Parâmetros da língua de sinais; Acomodação; 
Sua resposta está correta.
Questão 9 Correto Atingiu 3 de 3
Leia a citação a seguir: A língua de sinais brasileira, usada pela comunidade surda brasileira espalhada
por todo o País, é organizada espacialmente de forma tão complexa quanto as línguas orais-auditivas.
Analisar alguns aspectos da sintaxe de uma língua de sinais requer “enxergar” esse sistema que é
visuoespacial e não oral-auditivo. (...) No espaço em que são realizados os sinais, o estabelecimento
nominal e o uso do sistema pronominal são fundamentais para tais relações sintáticas.”
(QUADROS, R.M.; KARNOPP, L.B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,
2004, p.127)
Assinale a alternativa que apresenta uma a�rmação correta.
a. Os pronomes da libras não estão relacionados ao uso referencial do espaço de sinalização. 
b. O processo de pluralização por reduplicação utiliza o espaço referencialmente, não sendo possível
relacioná-los à sintaxe espacializada da libras. 
c. Alguns sinais são ancorados, não podendo ser articulados em um ponto referencial (R-loci), �cando assim
sem referência. 
d. Os movimentos de cabeça e direção do olhar parecem ser signi�cativos para o sistema referencial da
libras, pois interagem com os sinais manuais na seleção dos R-loci. 
e. Não há interação entre ENMs e sinalização manual no estabelecimento da concordância nas sentenças em
libras. 
Sua resposta está correta.
Questão 10 Correto Atingiu 3 de 3
De um modo geral, todas as línguas, orais ou de sinais, incorporam em seu vocabulário palavras
estrangeiras, que são consideradas como empréstimos linguísticos. Têm-se no português,váriaspalávras
de outras línguas, que foram incorporadas nesse léxico, tais como: abajur, xampu, turnê, jeans, lingerie.
(QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira. Estudos Linguísticos. Porto Alegre:
Artmed, 2004, p.89)
Empréstimos são sinais ou palavras criados a partir de itens de outras línguas. Na libras, os
empréstimos são classi�cados como sinais inicializados ou sinais soletrados. Observe o exemplo abaixo
e assinale a alternativa que indica o tipo de empréstimo e a justi�cativa correta.
 
Fonte: Capovilla e Raphael (2001) 
a. Soletrado, porque seu M apresenta o sentido da escrita (esquerda para direita). 
b. Inicializado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português. 
c. Inicializado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia. 
d. Soletrado, porque sua CM emula a escrita da palavra em português pela datilologia. 
e. Soletrado, porque sua CM é relacionada à letra inicial da palavra em português. 
Sua resposta está correta.
Questão 11 Correto Atingiu 3 de 3
Sinais verbais descrevem uma ação ou estado (CORRER, DORMIR, COMER, MUDAR, CRESCER, SENTIR,
etc) e atuam como predicadores na sentença. Isso signi�ca que um verbo pode dizer (ou predicar)
alguma coisa sobre um ou mais nomes na sentença. (JOHNSTON, T. SCHEMBRI, A. Australian Sign
Language: An introduction to sign language linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2007,
p.191. Tradução nossa.)
Os verbos nas línguas de sinais são geralmente encontrados em três grandes classes: verbos com
concordância, verbos sem concordância e verbos espaciais. Faça a correspondência de forma correta de
acordo com os exemplos dos verbos:
I - Verbos sem concordância
II - Verbos com concordância
III - Verbos espaciais
 
 
 
a. A sequência correta corresponde à II, III, I, II e III. 
b. A sequência correta corresponde à III, I, II, III e I. 
c. A sequência correta corresponde à II, I, I, III e II. 
d. A sequência correta corresponde à III, II, I, III e II. 
e. A sequência correta corresponde à III, II, I, III e I. 
Sua resposta está correta.
Questão 12 Completo Vale 15 ponto(s).
A sintaxe é o campo da linguística que investiga como as palavras se relacionam entre si, formando a
estrutura dos sintagmas e sentenças. Qual é a ordem padrão dos sinais nas frases em libras? Quais
elementos morfossintáticos licenciam as ordens derivadas?
a ordem básica ou ordem canonica das sentenças em libras, assim como no portugues é SVO (o sujeito é seguido
pelo Verbo, que é seguido pelo objeto). os elementos morfossintaticos além dos elementos sequenciais que vemos
tambem nas linguas orais, explora tambem o espaço de sinalização caracteristico da modalidade espaço-visual.
São as Construções Simultâneas, o espaço de sinalização e os pronomes.

Mais conteúdos dessa disciplina