Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Aluna: Natianary Batista Neves
Matricula: 36015793
Curso: Fisioterapia
Polo: Facimed
Métodos e Técnicas de Avaliação 
Cacoal, 25 de Maio de 2022
Introdução do paciente:
O paciente tem 68 anos do sexo masculino, sofreu uma queda ao caminhar, através da queda sofreu fratura no punho direito (fratura de colles), recebeu imobilização por 4 semanas, diagnostico pré-existente de osteoartrose, no joelho direito, possui perda da sensibilidade nos pés, decorrente da neuropatia periférica, é fumante há 45 anos, e também é diabético.
Introdução ao caso clinico:
Anamnese:
Exame Físico 1:
Exame Físico 2:
Avaliação da Marcha:
Avaliação Pneumofuncional.
Anamnese
Se faz algum uso de medicamentos para controlar a diabete?
Quais são as sensações que lhe incomoda no dia-dia? 
Por quais motivos trouxeram a buscar por um fisioterapeuta?
Se já fez algum tipo de tratamento para a osteoartrose de joelho? Quais suas principais queixas?
Se faz uso de algum medicamento para dor mesmo antes da fratura de punho? 
Tem alergias a algum tipo de medicamento? 
Pratica alguma atividade fisica?
Exame Físico (Parte 1)
A funcionalmente o paciente pode apresentar limitações dos movimentos do punho e dificuldade em realizar pronação e supinação do antebraço por causa do edema. 
Deve ser avaliado no paciente alguma deformidade, limitações dos movimentos do punho, antebraço e falanges e parestesia ( formigamento e dormência e ardor) É realizado a inspeção, palpação, mobilização (ativa e passiva), teste de preensão manual (onde usado para mensurar a força dos músculos da mão e do antebraço, e também avaliar as condições físicas dos membros superiores), Perimetria do antebraço e goniometria do membro afetado.
Exame Físico (Parte 2)
Há défice de extensão , ou défice de flexão a nível do joelho. 
Deve ser avaliado dor, edema, dificuldade de movimentação. 
Pode ser usado técnicas de mobilização da rótula e do joelho onde são adequadas a cada caso onde visam aumentar os seus movimentos, métodos de estiramento sobretudo das estruturas posteriores da coxa, joelho e perna são também essenciais para combater o défice da sua extensão do joelho, exercícios de reforço muscular específico do membro inferior com artrose do joelho, para fortalecer o joelho com desgaste da cartilagem têm que ser realizados em diversos músculos para que se consiga aumentar o máximo possível a estabilidade a nível do joelho. fortalecimento muscular adequado sobretudo do quadricípete e logo de seguida, dos isquio-tibiais, mas também é muito importante o reforço de músculos como o tensor da fáscia lata e os gémeos. A Hidroterapia também é uma modalidade terapêutica muito útil em todas as fases da osteoartrose já que os diversos métodos e técnicas são realizados em descarga articular.
Avaliação da Marcha
O aumento do ângulo de flexão pelos indivíduos com osteartrose de joelhos seria uma estratégia para diminuir a dor, uma vez que os músculos flexores de joelho agem como antagonistas para diminuir a aceleração da perna em balanço minimizando o impacto do calcanhar no piso, apresentando diminuição na velocidade.
paciente com neuropatia diabética, apresenta sintomas variados; queimação, dor , hiperestesia, diminuição da sensibilidade, diminuição da força muscular entre outros. Assim interferindo na marcha do paciente. Deve -se avaliar os seguintes aspectos da marcha:
Coordenação, amplitude dos movimentos da marcha, velocidades nas fases de apoio, balanço dos membros superiores e presença de calcificações e compensações.
Avaliação Pneumofuncional
A avaliação dos sinais e sintomas respiratórios, como tosse seca, expectoração, dispneia, sibilos e roncos na ausculta, pois são alguns aspectos fisiológicos que indicam disfunções no sistema respiratório ao observar a idade do paciente, 68 anos e por ser fumante há 42 anos, algumas alterações no aparelho respiratório foram observados;
Dor no tórax, falta e ar, frequência cardíaca e hemoptise ( hemorragia nas vias aéreas inferiores).
Referencias Bibliográficas
https://periodicos.unipampa.educ.br acesso em 20 de abril 2022
https://interfisio.com.br acesso em 17 de abril 2022
https;//ptslidesshare.net acesso em 18 de abril de 2022
https://edisciplinas.usp.br acesso em 22 de abril 2022
https://olharfisio.blogsopot.com acesso em 25 de abril 2022

Mais conteúdos dessa disciplina