Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

A relação entre a literatura e o cinema vem sendo desenvolvida casa vez mais, com isso, várias obras vem ganhando seu espaço com adaptação cinematográfica. O livro O Auto da Compadecida foi lançado em 1955, já o filme em 1999. É normal que todo livro "transformado" em filme passe por mudanças, necessárias para sua adaptação. 
ORDEM DOS ACONTECIMENTOS
O que se observa no filme é que algumas cenas possuem cronogramas diferentes do texto original, ou seja, algumas cenas não estão inseridas no mesmo percurso do livro. Que no caso são duas histórias, uma do Chicó e outra sobre o gato que defeca dinheiro. Embora a sequência de alguns eventos tenha mudado, o diretor manteve estritamente o texto original e não alterou a fala dos personagens. Portanto, este filme tem grandes semelhanças com este livro.
PERSONAGENS	
A princípio, o livro conta com 16 personagens, na adaptação do cinema, há 17, esse novo personagem aparece por meio de uma fala do Major Antônio Morais, que revelou que seu filho está doente e precisa da bênção do padre. O cineasta aproveitou esse trecho para inserir uma cena em que o filho de Antônio aparece em um cômodo da casa e pede que o padre que o abençoe.
NARRADOR
No livro, o narrador é uma pessoa muito importante, que anuncia para o público o que vai acontecer e comenta o que está acontecendo em determinados trechos. No filme, o narrador ainda é uma pessoa importante, mas não tão ativa quanto no original, pois não precisa mostrar o cenário ou fornecer detalhes da cena ao público, pois a adaptação contem visão de imagem.
TEXTO DA ADAPTAÇÃO
O produtor usou quase todo o texto do livro e fez poucas alterações nas falas dos personagens. Dessa forma, observa-se que a intenção do cineasta era deixar a obra semelhante ao livro.