Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

13
universidade anhanguera uniderp
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
VALQUÍRIA DOS REMÉDIOS SANTOS OLIVEIRA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA III - GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
CURSO DE 2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (3º SEMESTRE)
PARATY
2021
VALQUÍRIA DOS REMÉDIOS SANTOS OLIVEIRA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA III - GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
CURSO DE 2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (3º SEMESTRE)
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio curricular em gestão educacional e espaços não escolares do Curso de Pedagogia.
PARATY
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4 
LEITURA OBRIGATÓRIA ....................................................................................... 5
REGIMENTO ESCOLAR.............................................................................. 7
ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA.......................................................................... 9
PLANOS DE AÇÃO.................................................................................................. 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
 O Estágio Curricular Obrigatório III - Gestão educacional e espaços não escolares do curso de Pedagogia realizado individualmente através de orientações no Plano de Trabalho, o qual apresenta reformulação e adaptação para os estágios do semestre atual. O estágio tem como intuito investigar os conhecimentos do acadêmico quanto a sua importância, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. 
 O presente trabalho é decorrente da análise de textos, vídeos e pesquisas que mostraram como a pedagogia vem atuando em vários locais e como a gestão escolar tem toda importância na formação do pedagogo, pois, possibilita ter uma visão ampla da estrutura administrativa e pedagógica da escola e do sistema educacional. Percebe-se que o mundo tem passado por um momento nunca vivenciado antes na história, uma pandemia anda mudando os dias e os canais de educação tiveram que se adaptar a esta nova realidade.
 O objetivo deste relatório de estágio é reunir conhecimentos sobre a prática educativa em espaços não escolares, como é essa atuação. Além disso, será abordado aspectos relacionados ao papel da gestão escolar, as atribuições do diretor e a importância da gestão democrática no processo educativo. A proposta de estágio atual foi adaptada devido à pandemia e suas consequências, das quais a prática de estágio em escolas foi impedida devido a suspensão do ano letivo no Brasil. No entanto, através de atividades com direcionamento teórico crítico foram propostas em substituição às visitas nas Unidades Escolares. Os demais espaços de atuação que concernem ao campo de estágio de espaços não escolares, também serão representados, através da resenha crítica do artigo disponibilizado no Plano de trabalho. Ademais, o trabalho promove também uma atividade de elaboração de um Plano de Ação, motivando o educando a pesquisar os principais desafios que competem à equipe diretiva da escola, desenvolvendo as melhores propostas que viabilizem a resolução desses problemas. Espera-se ao fim deste relatório alcançar os objetivos e enriquecer o conhecimento adquirido nas aulas, fazendo a correspondência entre teoria e prática.
TEXTO PRODUZIDO A PARTIR DA LEITURA OBRIGATÓRIA
 Os conhecimentos sintetizados nesse texto, apontam para a necessidade de
mudar a visão unilateral do Pedagogo, para entendê-lo como profissional atuante de
quaisquer áreas que demandem transmissão de conhecimento e atendimento
pedagógico. A função do Pedagogo, conforme presente no texto é ser formador e
desenvolvedor da humanidade.
 O processo de educação do homem foi imprescindível para a evolução dos grupos sociais e das sociedades. A pedagogia se iniciou na Grécia Antiga quando as respostas religiosas já não eram o suficiente. O pensamento crítico junto da razão, neste contexto, busca responder as inquietações divinas. Os filósofos então começam a se questionar acerca do porquê ensinar? Ou, para que ensinar? E qual é a melhor forma? (ARANHA, 2006)
 Já na Idade Média, o espiritualismo cristão confronta com o intectualismo grego, onde foi considerado a fé mais significativa que a razão. Avançando para a Idade moderna, no período das grandes navegações, o Brasil foi descoberto, colonizado e junto vieram os jesuítas, que eram considerados os professores daquela época, segundo Saviani, “a história da educação brasileira se inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas” (SAVIANI, 2008, p.26). 
 Mas foi somente a partir de 1759, após a expulsão dos jesuítas, que começaram grandes mudanças para a educação, tanto para os ensinos primários e secundários como também na formação dos professores. Esse período ficou marcado pela reforma pombalina, que tornou o Estado detentor da educação e criou as aulas régias que deveriam suprir as disciplinas antes oferecidas nos extintos colégio jesuítas, mesmo assim, percebeu-se que a educação no Brasil estava parada e precisava de uma solução. Então em 1772, os estudos menores ganharam amplitude e penetração com a instituição, do chamado “subsídio literário” para manutenção dos ensinos primário e secundário
 Outros marcos históricos para a educação no Brasil, foi em 1924 com o surgimento da associação Brasileira de Educação e em 1930 com a criação do Ministério da Educação e da Saúde Pública, e desde então a educação vem passando por grandes mudanças. Mas foi só em 1939 que foi criado o primeiro curso de pedagogia do Brasil, buscando como objetivo a educação de crianças dos anos iniciais e a gestão educacional. Contudo, em 1968 após a lei n.5.540 a faculdade de pedagogia ganhou novos espaços de atuação.
 O processo histórico pelo qual passou a pedagogia, com suas mudanças e ajustes aos diferentes momentos vividos no país, expandiu o campo de trabalho do pedagogo. Hoje vemos a pedagogia como uma soma de técnicas, princípios, métodos e ferramentas de educação e do ensino, que ajudam a entender a educação relacionados a administração de escolas, entre outras tantas áreas. Quando falamos em pedagogo, logo se vem a imagem do professor em mente, mas o que nem todos sabem, é que este profissional pode atuar em outras áreas que não sejam à docência, como gestor escolar, supervisor, coordenador ou orientador educacional.
 Vale lembrar que não é só na escola que o pedagogo pode exercer função, pois o curso de pedagogia traz também a probabilidade de atuação não-escolar, capacitando para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem. Nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais abriu para o Pedagogo novas oportunidades de atuação.
 Libâneo (2001) diz que os vastos campos de atuação do pedagogo vão desde construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais, entre outros. Diante disso percebemos a grande necessidade de desenvolver ações educativas nos mais diversos espaços, pois o ato de ensinar não se faz apenas no
interior das escolas.
REGIMENTO ESCOLAR
 O regimento escolar é um manual prático, de caráter legal que deve ser elaborado pela gestão com a participação de toda a comunidade escolar. Sendo assim, é um conjunto de normas que definem as competências administrativas, didáticas e pedagógicas.1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?
 É um documento que apresenta um conjunto de regras que estrutura e estabelece todo o funcionamento e a organização da instituição de ensino. Apesar da autonomia disposta na LDB, a escola precisa obedecer a mesma, fundamentando suas visões e abordagens pedagógicas defendidas. O regime escolar ainda deve estar de acordo com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) formulados, e da mesma maneira como esses documentos precisam envolver todos os sujeitos ligados ao processo educativo, o Regimento Escolar também precisa contar com a participação de todos.
 Ele estabelece as regras para que cada pessoa que tenha algum cargo na escola possa saber o que realizar, evitando que o gestor concentre todas as ordens. Pode-se entender que o regimento escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
 O regimento deve seguir padrão determinado pela secretaria de educação, pois deve estar de acordo com a legislação que é aplicada no país, estado e município. O que cada escola deve fazer, é acrescentar detalhes das especificidades que cada instituição tem sobre si para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisões pelos membros da escola.
 No regimento deve conter as etapas da educação básica oferecidas, a organização administrativa e técnico pedagógica (direção, corpo decente e discente, secretaria, serviços auxiliares, corpo técnico-pedagógico), o funcionamento dos órgãos colegiados, o calendário, as normas para matrícula, cancelamento e transferência, as normas de convivência, as sanções para os membros da comunidade escolar, as regras para utilização do espaço, o sistema de controle de frequência, as condições de aprovação e reprovação de alunos e os projetos especiais da instituição, entre outras informações. 
 O que é específico de cada instituição, como normas de convivência, deve ser definido nos espaços de discussão coletiva da escola, com a comunidade escolar. Depois de pronto, o documento deve passar por aprovação do conselho escolar e por homologação em um órgão regional da secretaria de educação estadual ou municipal.
ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
A gestão administrativa existe para assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio da escola, a administração dos recursos para que a escola esteja organizada em todos os seus setores. Toda atuação da gestão administrativa e suas estratégias devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar. A postura de liderança do gestor é necessária para o relacionamento e sucesso da comunidade escolar, ele deve ser um líder proativo, dedicado, está sempre aberto a participação e ao diálogo, também deve estar presente durante planejamentos oferecendo apoio e orientação.
1. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.
 O diretor é responsável pela organização de todos os processos, seja na articulação da equipe e nas tomadas decisões. Dentre suas principais atribuições temos: administrar os recursos e o funcionamento do corpo da escola, coordenar o projeto pedagógico e participar da comunidade. Especificamente, o diretor ele cuida de os funcionários da escola, procura saber o funcionamento está sendo de maneira correta, a situação da secretaria, limpeza da escola, entre outros. É necessário o diretor sempre observar o que está sendo realizado dentro do ambiente escolar. Porém ele deve se encontrar sempre na parceria com o vice, coordenador e supervisor para uma equipe diretiva que visa um ensino e aprendizagem de qualidade na escola. Ele que representa a escola, mas precisa de todo o apoio de sua equipe para manter um ambiente organizado.
2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.
 O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Entre suas obrigações, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família-escola. Seu papel corresponde ao de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa. Desse modo, ele é de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar. Isto é, ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis. No atendimento aos docentes deve verificar e oferecer suporte aos desafios apresentados no desenvolvimento das atividades pedagógica, aos alunos deve promover o encontro e integração dos pais aos ambientes e eventos escolares.
PLANO DE AÇÃO
	
Descrição da situação-problema
	 Os alunos desta escola estão
apresentando o hábito de jogar comida fora, onde foi percebido pela equipe da
cozinha, um aumento considerável no volume de lixo alimentício diário, o que transposto para o mensal, se torna urgente propor estratégias para resolver essa problemática
	
Proposta de solução
	 A fim de diminuir o volume de comida desperdiçado, serão efetivadas atividades pedagógicas listadas a seguir:
- Aulas direcionadas à importância da alimentação para todas as turmas;
- Criação de uma eleição para que os alunos decidam o cardápio da semana, escolhendo-o dentre opções formuladas pela escola, definindo assim o prato diário;
- Reformulação o cardápio atendendo os critérios nutricionais.
	
Objetivos do plano de ação
	
 Reduzir o volume de comida desperdiçado;
 Aprender bons hábitos alimentares;
 Fortalecer a autonomia dos alunos através do direito de escolha
	
Abordagem teórico-metodológica
	 A abordagem metodológica inclui a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos poderão refletir sobre o problema, pensando em como
solucioná-lo, e as teorias consultadas para embasamento, envolvem os estudos de Hipócrates onde afirma que: “que teu alimento seja teu remédio e
que teu remédio seja teu alimento
	
Recursos
	Vídeos ilustrativos para serem reproduzidos nas aulas
 Eleição para o cardápio escolhido;
 Dieta escolar nutricional
	
Considerações finais
	 Com todas as atividades e principalmente com a dinâmica de votação para escolha do próprio cardápio, espera-se uma conscientização das crianças, a fim de
reduzir o volume de comida desperdiçado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O Estágio Curricular Obrigatório III - Gestão educacional e espaços não escolares do curso de Pedagogia, é possível destacar a relevância de todas as etapas desenvolvidas para a formação acadêmica e profissional, diante das observações disponíveis conclui-se que as orientações das atividades propostas, no Plano de Trabalho, compõem em sua base a importância dos conhecimentos teóricos aos acadêmicos, oportunizando enriquecer suas habilidades e atuações para que na prática possa agir conforme as demandas adquiridas no estágio e suas referidas atividades.
 Na conclusão deste relatório foi observado que o Pedagogo não pode ser rotulado como profissional especialista da escola, visto que com os conhecimentos obtidos na Graduação de Pedagogia, ele está apto a desenvolver atividades de cunho educativo nas mais diversas áreas, desde que necessitem de contribuição de caráter pedagógico. 
 Através das atividades realizadas, foi possível compreender o conceito de Gestão Escolar abordado pelas pesquisas adicionais, onde foi compreendido que esta é de suma importância e precisa ser democrática, valorizando todos os conhecimentos de todos os profissionais e pessoas envolvidas no processo escolar, onde até mesmo a
opinião e a participação da comunidade são relevantes, já que a elaboração dos documentos da escola, tais como PPP e RegimentoEscolar, precisam ter a participação de todos os sujeitos do convívio escolar. 
 Além disso, temos na construção do plano de ação, a oportunidade de treinar as habilidades de resoluções de problemas, bem como conhecimentos de mediação e gestão escolar diretiva. 
 A escola é um local que se exerce a cidadania e por isso, é necessário que todos que ali estão, conheçam os direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas, para que seja possível criar uma boa convivência entre todos.
REFERÊNCIAS
https://www.infoescola.com/educacao/regimento-escolar
https://www.editora2b.com.br/blog/o-que-e-pedagogia-conceito-historico-e-tudo-mais
http://www.connectescolas.com.br/blog/principais-conceitos-de-gestao-escolar
https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1943/o-que-e-e-como-funciona-a-equipe-diretiva

Mais conteúdos dessa disciplina