Luciana Mello
há 7 anos
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Andre Smaira
há 7 anos
Seus principais acidentes ósseos são:
* Olécrano (onde o cotovelo se insere);
* Processo coronóide;
* Tuberosidade cuboidal.
* Parte Distal:
* Cabeça (bolinha visível quando o antebraço está pronado);
* Processo estilóide (imediatamente inferior ao processo coronóide).
Há duas dicas para diferenciação da ulna direita e da ulna esquerda:
* 2 - Quando visto anteriormente, o entalhe radial aponta para o lado do osso, isto é, a ulna esquerda terá o entalhe radial no lado esquerdo do osso.
Willian Moreira
há 5 anos
Para colocar a ulna em posição anatomica, eu gosto de fazer sempre:
1°) colocá-la com o processo coronoide visto anteriormente e olécrano para trás;
2º) feita a primeira etapa, vou para identificação de 2 acidentes principais: a incisura radial ( localizada lateralmente ao processo coronoide) e a tuberosidade da ulna, que fica na face mais anterior da mesma.
3º) outra coisa que pode ajudar a você identificar o lado da ulna é olhando pra margem interóssea ( onde vai ter a membrana interrosea que vai conectar longitudinalmente as diafises da ulna e do radio.
4°) Concluída a etapa anterior, você vai ter que usar um pouco a mente pra poder perceber de que lado do braço a ulna ficaria, de modo a fazer com que a incisura radial e, consequentemente a margem interossea, fiquem lateralmente.
Outra dica que eu dou é que o processo estiloide da ulna geralmente está situado medialmente, então isso pode ajudar a você ter um ponto de referencia para localizar os outros processos que mencionei anteriormente. :)
Uma sugestão: pesquise imagens no google sobre isso e tente adivinhar qual lado ela é. Se necessario, voce pode colocá-las no word e simplesmente rotacioná-las para facilitar sua visao acerca da posicao anatomica.