Julia Silverio
há 8 anos
Quando uma substância simples varia o número de átomos, ou sua estrutura cristalina, outra substância é formada e a este fenômeno atribuímos o nome de Alotropia. Em síntese a Alotropia ocorre quando um elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
RD Resoluções
há 8 anos
Uma substância simples é aquela que apresenta apenas um elemento químico, como por exemplo, o gás oxigênio \(\text O_2\). Quando uma substância simples varia o número de átomos, ou sua estrutura cristalina, outra substância é formada e a este fenômeno atribuímos o nome de Alotropia. Em síntese a Alotropia ocorre quando um elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes.
Quando tratamos de formas alotrópicas obtidas a partir da variação na atomicidade devemos lembrar do gás oxigênio e do gás ozônio. Suas fórmulas são \(\text O_2\) e \(\text O_3\) respectivamente, havendo a variação de um átomo de oxigênio entre eles. Esta variação lhes confere propriedades diferentes e ao mesmo tempo essenciais para o funcionamento da vida na Terra, pois o gás oxigênio é necessário para a respiração e o gás ozônio é um dos responsáveis pela proteção contra os raios ultravioleta sendo encontrado na camada que inclusive leva o seu nome, a camada de ozônio.
Outro exemplo fica por conta do fosfóro, que possui variações alotrópicas. As principais são: enxofre ortorrômbico, ou apenas rômbico e enxofre monoclínico. As estruturas das moléculas ocorrem em forma de anel com oito átomos de enxofre (\(S_8\)), porém possuem arranjos diferentes entre si originando assim diferentes cristais. O enxofre rômbico e o monoclínico são encontrados em regiões vulcânicas e utilizados para obtenção de ácido sulfúrico (\(\text H_2\text{SO}_4\)) industrialmente, bem como fazem parte da composição de fertilizantes.
Portanto, denomina-se de alotrópicos as diversas substâncias que um mesmo elemento químico pode formar.
Fonte: https://www.infoescola.com/quimica/alotropia/. Acesso em 18 de junho de 2018.