Ed
há 3 dias
A relação neutrófilo/linfócito (RNL) elevada em pacientes com COVID-19 é reconhecida como um marcador de inflamação intensa e está associada a um pior prognóstico, indicando maior gravidade da doença e risco de desfechos clínicos desfavoráveis. Analisando as alternativas: A) Funciona como um marcador prognóstico de gravidade, sinalizando um maior risco de desfecho clínico desfavorável e inflamação intensa. — Correta. B) Demonstra que o paciente apresenta uma infecção bacteriana secundária predominante, invalidando o diagnóstico inicial de covid-19. — Incorreta, pois a RNL elevada não invalida o diagnóstico de COVID-19. C) Sugere que a carga viral no trato respiratório superior está em declínio, permitindo a suspensão imediata das medidas de isolamento. — Incorreta, a RNL não indica carga viral nem orienta isolamento. D) Representa uma alteração laboratorial típica de quadros leves de covid-19, sem correlação direta — Incorreta, pois RNL elevada está associada a quadros graves. Portanto, a alternativa correta é: A. Funciona como um marcador prognóstico de gravidade, sinalizando um maior risco de desfecho clínico desfavorável e inflamação intensa.