Logo Passei Direto
Buscar

Leia o texto a seguir:

 

No final de julho, fui para Cuba, junto de uma delegação de ativistas contra o bloqueio que viajou à ilha para entregar remédios. Três dias depois de chegar, testei positivo para covid-19. Durante meus sete dias em quarentena, tive a experiência de ver em primeira mão um sistema de saúde profundamente empático e seu protocolo completo para a covid-19.

Eu obtive meus resultados positivos do teste enquanto estava em Villa Clara, uma província a cerca de três horas de Havana. Nos Estados Unidos, os pacientes com covid precisam procurar testes por conta própria, lidar com seguros e contas caras e conseguir seu próprio meio de transporte para as unidades de saúde. Em Cuba, poucas horas depois de ter o resultado positivo para o teste rápido, fui visitada por um médico que me fez um teste PCR, verificou meus sintomas e fez um relatório detalhado do meu trajeto desde minha chegada, com o fim de fazer o rastreamento dos meus contatos.

O cuidado médico gratuito e de qualidade é garantido a todos os cidadãos cubanos, e mesmo a estrangeiras como eu. Em comparação, nos Estados Unidos, consultar um médico é caro e testes são difíceis de obter. Onde moro, em Nova Orleans, os testes PCR estão disponíveis quase exclusivamente em farmácias drive thru. Depois de ser exposta ao vírus nos EUA em fevereiro passado, eu tive de caminhar por 30 minutos para encontrar o teste mais perto de mim – e tive-o recusado porque estava a pé.

Nos cinco dias seguintes ao teste positivo, fui visitada diariamente por médicos que checavam meus sinais vitais, me faziam perguntas sobre os sintomas e checavam se precisava de algo. Meu caso foi leve, mas para alguém que lide com sintomas ou complicações mais graves de covid, esse cuidado completo e persistente pode fazer a diferença entre a vida e a morte. De fato, a taxa de mortalidade de Cuba para casos positivos de covid é de 0,77%, significativamente inferior aos 1,1% nos Estados Unidos – isso significa que alguém que contraia covid nos Estados Unidos tem cerca de 40% mais chances de morrer do que alguém que contrai a doença em Cuba.

Embora meu espanhol fosse falho, médicos, enfermeiros e funcionários do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) fizeram todo o possível para se comunicar comigo de forma efetiva. Apesar das dificuldades que o país enfrenta por causa do bloqueio, me foram oferecidas três refeições caseiras deliciosas todos os dias, bem como chá e garrafas de água. Diversos trabalhadores do ICAP me visitaram durante esse período, usando equipamentos de proteção e mantendo o distanciamento. Eu estava com medo de passar o isolamento em um lugar desconhecido, mas essas visitas sempre compunham as melhores partes do meu dia.

Ter um atendimento médico de qualidade não me impediu de me sentir isolada e ansiosa, mas todos que me atenderam também levaram em consideração minha saúde mental e fizeram de tudo para me animar. Certa manhã, quando eu estava deprimida, os funcionários do ICAP me convidaram para sentar distanciada deles e conversar tomando um café. Eles se revezaram compartilhando histórias de suas experiências com a covid e me contaram sobre suas vidas, e logo minha ansiedade foi substituída pelo sentimento caloroso e alegre da comunidade.

Fonte: PAZ, C. Como Cuba me tratou da covid. Revista Ópera, 8 set. 2022. Trad. Pedro Marin. Disponível em: https://revistaopera.com.br/2022/09/08/como-cuba-me-tratou-da-covid/ 

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:

  1. O Seguro Social é o sistema de saúde vigente nos Estados Unidos da América e ele se caracteriza pela presença dos seguros saúde.
  2. Em Cuba, o sistema de saúde que vigora é a Seguridade Social porque todos em território nacional têm direito ao acesso à saúde.
  3. O investimento na Atenção Primária à Saúde está fortemente presente em Cuba e se evidencia pela presença das visitas médicas domiciliares.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta I, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

I e II, apenas.

User badge image
Suzana Barcelos

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O Seguro Social é o sistema de saúde vigente nos Estados Unidos da América e ele se caracteriza pela presença dos seguros saúde. Verdadeiro, o sistema de saúde nos EUA é baseado em seguros de saúde, e o Seguro Social é uma parte importante desse sistema. II. Em Cuba, o sistema de saúde que vigora é a Seguridade Social porque todos em território nacional têm direito ao acesso à saúde. Verdadeiro, em Cuba, o sistema de saúde é universal e todos têm direito ao acesso à saúde, caracterizando um sistema de Seguridade Social. III. O investimento na Atenção Primária à Saúde está fortemente presente em Cuba e se evidencia pela presença das visitas médicas domiciliares. Verdadeiro, Cuba é conhecida por seu forte investimento em Atenção Primária à Saúde, incluindo visitas médicas domiciliares. Agora, como todas as afirmações I, II e III são verdadeiras, a alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina