Logo Passei Direto
Buscar
Na unidade II, observamos que tanto a carga teórica necessária à formação como o desenvolvimento das práticas como Componentes Curriculares aproximam o estudante da realidade social e profissional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I- A PCC é uma prática que deve produzir algo no âmbito do ensino e pode ser entendida como uma ferramenta para a problematização e a teorização de questões pertinentes ao campo da educação e à área de ensino, oriundas do contato direto e/ou indireto com o espaço escolar e educacional e com o espaço das vivências e experiências acadêmicas ou profissionalizantes.
II- No que se refere à PCC e à superação do mecanismo de transposição didática, como forma de transmissão unidirecional de um conteúdo disciplinar descontextualizado, é preciso um esforço didático para tornar as experiências mais reflexivas.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I- A PCC (Prática de Componentes Curriculares) é descrita como uma prática que deve produzir algo no âmbito do ensino e pode ser entendida como uma ferramenta para a problematização e a teorização de questões pertinentes ao campo da educação e à área de ensino, oriundas do contato direto e/ou indireto com o espaço escolar e educacional e com o espaço das vivências e experiências acadêmicas ou profissionalizantes. Essa afirmação parece verdadeira, pois reflete a função da PCC em conectar teoria e prática. II- No que se refere à PCC e à superação do mecanismo de transposição didática, como forma de transmissão unidirecional de um conteúdo disciplinar descontextualizado, é preciso um esforço didático para tornar as experiências mais reflexivas. Essa afirmação também parece verdadeira, pois enfatiza a necessidade de um esforço didático para tornar a aprendizagem mais significativa e reflexiva. Agora, vamos às alternativas: a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (PARECE CORRETA) c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) d. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (PARECE FALSA, pois a II justifica a I) Portanto, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Parecer CNE/CP n.º 28/2001 distingue a prática como componente curricular do estágio supervisionado. Assim, a prática, como componente curricular, estabelece a escola como foco da formação e a prática pedagógica como objeto de reflexão-ação-reflexão permanente.
Com base nisso, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para os respectivos significados de prática como componente curricular e estágio supervisionado.
(   ) A prática deve ser planejada a partir da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo;
(   ) Em articulação extrínseca com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, a prática concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador;
(   ) A correlação teoria e prática é um movimento momentâneo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
(  ) O estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional;
(  ) O estágio supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, exclusivamente de caráter teórico.
a. F - F - V - V - F.
b. V - F - F - F - V.
c. V - F - F - V - F.
d. V - V - F - F - V.
e. V - F - V - V - F.

Na unidade II observamos que as discussões e propostas formativas que apontam a importância da prática ao longo de todo o processo de formação docente inicial não são algo recente. No entanto, apenas no ano de 2015, a Resolução CNE/CP n. 2/2015 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.
Segundo o Art. 13, os cursos terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração mínima de 08 semestres ou 04 anos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
(  ) 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;
(   ) 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;
(   ) Pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;
(   ) 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição;
(   ) 100 (cem) horas dedicadas a atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, por meio do notório saber.
a. F - F - F - F - F.
b. V - V - V - V - F.
c. V - V - V - V - V.
d. F - V - V - V - F.
e. V - F - V - F - V.

Na unidade II destaca-se que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação – Câmara Plena (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação de professores da Educação Básica. Nesses documentos, tanto a prática como o estágio são momentos para trabalhar a reflexão sobre a atividade profissional.
Diante disso, assinale a alternativa correta.
a. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, nesse momento a prática deve limitar-se a um espaço isolado do ambiente educacional.
b. A prática como componente curricular está associada aos aprendizados das teorias formativas da docência, tendo a pesquisa teórica como eixo principal para a formação de professores.
c. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, entretanto, a prática não deve limitar-se a um espaço isolado, tampouco ser reduzida ao estágio.
d. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
e. Os pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

De acordo com Sàcristan (1998, p. 15 - 16), o currículo é: [...] uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias das crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas. É uma prática, expressão, da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que reagrupa em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos ensino.
Com base nesta citação, analise as asserções abaixo:
I- O currículo está enquadrado educacionalmente, mas não apresenta relações com a prática docente, pois os seus objetivos são cumpridos estritamente por meio da teoria;
II- O currículo estabelece a organização de ações ordenadas capazes de relacionar a teoria com a prática;
III- Ao colocar o currículo em prática, conseguimos desenvolver os agentes sociais neles inseridos por meio de uma construção histórica e sistematizada;
IV- Quando colocado em ação, o currículo deve ser desenvolvido somente por meio de uma prática pedagógica;
V- O currículo é entendido como um conjunto de atividades realizadas por meio do trabalho físico e intelectual que buscam cumprir um determinado fim.
a. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
c. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas as afirmativas V e II estão corretas.
e. Apenas a afirmativa V está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina