Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
(AFYA Paraíba) Durante uma tarde de segunda-feira, Dona Neusa, 64 anos, usuária da Unidade de Saúde da Família, procurou o serviço referindo dor de cabeça intensa, sensação de "coração disparado" e mal-estar geral. Ao ser acolhida pela equipe de enfermagem, verificou-se uma pressão arterial de 200x110 mmHg. Após atendimento médico e estabilização clínica, a paciente relatou que havia parado a dieta, vinha se alimentando com alto consumo de sal e gordura, e havia suspendido suas caminhadas devido ao início da estação chuvosa. Declarou ainda que parou de frequentar o grupo de idosos por não sentir "utilidade" nos encontros. Considerando o contexto apresentado, é correto afirmar que, do ponto de vista da prevenção primária da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e da implementação de ações preventivas, a equipe de saúde da família deveria:
Priorizar a vigilância clínica com visitas domiciliares quinzenais e prescrição de dieta específica feita por nutricionista da equipe multidisciplinar.
Investir em ações educativas e reorganização das atividades coletivas, estimular a prática de atividade física regular e o fortalecimento do vínculo entre equipe e usuária.
Reforçar o uso da medicação, restringir o consumo de sal e redirecionar a paciente para os encontros do grupo de hipertensos sem modificação da abordagem utilizada.
Encaminhar a paciente para avaliação com cardiologista, manter o uso contínuo de medicação e reforçar o controle medicamentoso como foco principal do cuidado.
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Considerando o contexto apresentado sobre Dona Neusa e a necessidade de ações preventivas em relação à hipertensão arterial sistêmica (HAS), a melhor abordagem seria: Investir em ações educativas e reorganização das atividades coletivas, estimular a prática de atividade física regular e o fortalecimento do vínculo entre equipe e usuária. Essa opção foca na prevenção primária, promovendo mudanças de estilo de vida e a reativação do vínculo social, que são fundamentais para a saúde e bem-estar da paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), analise as afirmativas a seguir:
(FIP GUANAMBI) Um paciente do sexo masculino, 72 anos, ex-tabagista, com histórico de DPOC e insuficiência cardíaca, procura o pronto-socorro com queixa de febre há 2 dias, tosse produtiva com expectoração amarelada, dispneia progressiva e dor torácica ventilatório-dependente. Ao exame físico, apresenta confusão mental discreta, FR = 32 irpm, PA = 90x60 mmHg, SatO₂ = 88% em ar ambiente e estertores crepitantes no terço inferior do pulmão direito. A radiografia de tórax mostra consolidação no lobo inferior direito. O hemograma revela leucocitose com desvio à esquerda. A análise do escarro revelou bactérias Gram-positivas em pares, com cápsula evidente. Assinale apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
I. O agente etiológico mais provável para os achados da análise do escarro supracitada é o Streptococcus pneumoniae, comumente associado à pneumonia adquirida na comunidade (PAC), especialmente em idosos.
II. O caso apresentado classifica-se como pneumonia grave (pontuação de pelo menos 4 no CURB-65), com comorbidades que podem acrescentar maior risco de complicações na PAC, sendo recomendável a internação em unidade de terapia intensiva.
III. O tratamento inicial do paciente pode ser feito ambulatorial, com amoxicilina associada ao ácido clavulânico, uma vez que o provável agente etiológico é sensível a esta associação. Alternativamente, podem ser prescritos um macrolídeo ou uma quinolona respiratória.
(alternativa A) I.
(alternativa B) I, II e III.
(alternativa C) (CORRETA) I e II.
(alternativa D) II e III.

Com base no caso descrito, analise as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
(UNITPAC) A.M.S., sexo masculino, 58 anos, com diagnóstico prévio de asma controlada com uso de budesonida inalatória, procurou atendimento ambulatorial com queixas de chiado e sensação de aperto no peito, tosse seca, especialmente durante a noite e ao acordar pela manhã nas últimas 3 semanas. Relata que esses episódios têm sido recorrentes e que já necessitou de atendimento no pronto-socorro por crises de dispneia, obtendo melhora com administração de salbutamol. Recentemente, foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica e notou que os sintomas respiratórios que motivaram o atendimento começaram após o início do uso do anti-hipertensivo, estando em uso contínuo de propranolol. Durante a ausculta pulmonar, foram observados sibilos difusos.
I. O propranolol, por ser um betabloqueador não seletivo, pode piorar o quadro asmático, sendo contraindicado para o paciente. Logo, deve ser substituído por outro anti-hipertensivo que não exacerbe os sintomas da asma, como o captopril, por exemplo.
II. A budesonida, corticosteroide citado no caso, é usada para atenuar a resposta inflamatória que deflagra os sintomas respiratórios na asma, mediante a inibição da expressão gênica de fatores pró-inflamatórios e induzindo a expressão de genes anti-inflamatórios.
III. O salbutamol é um broncodilatador de longa ação, que atua ativando os receptores beta-2-adrenérgicos, provendo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, razão pela qual promove melhora da dispneia, como relatado pelo paciente.
(alternativa A) (CORRETA) Apenas a afirmativa II está correta.
(alternativa B) Apenas a afirmativa III está correta.
(alternativa C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(alternativa D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Os instrumentos de abordagem familiar são utilizados no âmbito da saúde para compreender a dinâmica familiar, suas relações e interações, além de identificar fatores que podem influenciar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da família como um todo. Em relação ao Genograma, Ecomapa e APGAR familiar, julgue as assertivas a seguir e marque a alternativa que contenha apenas respostas verdadeiras:
I. O Genograma é um instrumento gráfico que permite representar, de forma sistematizada, informações sobre a estrutura, a função e o contexto das relações familiares, podendo ser utilizado para explorar dinâmicas emocionais e padrões transgeracionais. II. O Ecomapa é utilizado para identificar as relações da família com o meio externo, como instituições, amigos, trabalho, escola, e pode evidenciar fontes de apoio ou de estresse social. III. O APGAR familiar é um instrumento qualitativo, de livre interpretação do profissional, usado para avaliar a presença de transtornos psiquiátricos nos membros da família. IV. O Genograma pode ser atualizado ao longo do acompanhamento familiar, sendo útil na detecção precoce de fatores de risco, inclusive genéticos e comportamentais. V. O Ecomapa é mais indicado do que o Genograma para investigar aspectos hereditários e doenças que afetam múltiplas gerações da mesma família.
Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Homem, 68 anos, comparece à Unidade de Pronto Atendimento com febre há dois dias, tosse produtiva com expectoração amarelada, dor torácica pleurítica e sensação de fraqueza. Ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 32 irpm, PA 90x60 mmHg e episódios de confusão mental após o início dos demais sintomas, conforme relato do acompanhante. A saturação capilar periférica de oxigênio (SpO2) é de 89% em ar ambiente. É diabético e hipertenso, em uso de insulina e losartana. Mora sozinho. Radiografia de tórax evidencia infiltrado em base direita. Com base nos dados apresentados e levando em consideração os critérios do CRB-65, identifique a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para o paciente em questão.
O paciente apresenta escore elevado no CRB-65, o que indica necessidade de hospitalização urgente. O esquema de tratamento inicial sugerido consiste na associação de beta-lactâmicos com macrolídeos ou fluoroquinolona respiratória isolada.
O paciente apresenta escore intermediário no CRB-65. Pode ser tratado com antibiótico oral (beta-lactâmicos ou macrolídeos, isoladamente) em regime ambulatorial, desde que seja possível reavaliação clínica em até 48 horas.
O paciente apresenta escore baixo no CRB-65. Pode receber alta com prescrição de antibiótico oral e orientações gerais, desde que haja acompanhamento por equipe da APS. Pode ser tratado com uso oral de beta-lactâmicos ou macrolídeos.
O escore máximo no CRB-65 determina a necessidade de internação direta em unidade de terapia intensiva, com suporte avançado e antibioticoterapia de amplo espectro. Neste caso, o tratamento inicial pode ser feito com uma cefalosporina de terceira geração.
O paciente apresenta escore elevado no CRB-65, o que indica necessidade de hospitalização urgente. O esquema de tratamento inicial sugerido consiste na associação de beta-lactâmicos com macrolídeos ou fluoroquinolona respiratória isolada.

Homem de 58 anos procura o pronto atendimento preocupado com a pressão alta aferida na farmácia. Relata que nos últimos meses vem apresentando episódios de dor retroesternal em aperto, desencadeada ao caminhar por cerca de duas quadras, com alívio rápido após o repouso. Apresenta hipertensão arterial, dislipidemia não controlada e tabagismo ativo. No exame físico: pressão arterial de 180 × 100 mmHg e frequência cardíaca de 90 bpm. Exame cardiovascular sem outras alterações. O eletrocardiograma mostra ritmo sinusal com ondas T achatadas em derivações inferiores e ausência de supradesnivelamento do segmento ST. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao caso clínico acima.
A respeito das afirmativas e da relação entre elas, assinale a alternativa correta.
I. O quadro de dor torácica é compatível com angina estável, provocada por obstrução parcial das artérias coronárias por placas ateroscleróticas de crescimento lento, que comprometem o fluxo sanguíneo durante o esforço físico.
II. Fatores de risco como dislipidemia e tabagismo contribuem para a formação da placa aterosclerótica, que se inicia pelo acúmulo de linfócitos T na túnica média, os quais fagocitam LDL oxidada, promovendo o desenvolvimento do núcleo lipídico e a proliferação do endotélio.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II não justifica a I.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II justifica corretamente a I.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina