Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O desafio de construir um currículo escolar inclusivo que atenda a todos(as) os(as) alunos(as) a partir da reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos pressupõe 'reverter uma situação que não conseguimos resolver inteiramente: mudar o mundo e torná-lo mais humano' (Mantoan, 2015).
II. Para que a inclusão se torne efetivamente possível na escola, é necessário melhorar as condições dela, as práticas de ensino, adquirir novos saberes, olhar e valorizar a diversidade e a diferença de nossos(as) alunos(as), encontrar outras maneiras de resolver problemas e de avaliar a aprendizagem, buscar outras formas de ensinar de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, sem preconceitos e sem barreiras.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa corretamente a I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa corretamente a I.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada asserção: I. O desafio de construir um currículo escolar inclusivo que atenda a todos(as) os(as) alunos(as) a partir da reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos pressupõe "reverter uma situação que não conseguimos resolver inteiramente: mudar o mundo e torná-lo mais humano" (Mantoan, 2015). Essa asserção é verdadeira, pois reflete a complexidade e a importância de um currículo inclusivo que busca transformar a realidade educacional. II. Para que a inclusão se torne efetivamente possível na escola, é necessário melhorar as condições dela, as práticas de ensino, adquirir novos saberes, olhar e valorizar a diversidade e a diferença de nossos(as) alunos(as), encontrar outras maneiras de resolver problemas e de avaliar a aprendizagem, buscar outras formas de ensinar de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, sem preconceitos e sem barreiras. Essa asserção também é verdadeira, pois aborda aspectos fundamentais para a efetivação da inclusão escolar. Agora, considerando que ambas as asserções I e II são verdadeiras e que a II complementa a I ao detalhar como a inclusão pode ser alcançada, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa corretamente a I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Assinale a sequência correta:
( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas, é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano.
( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do Ensino Médio para o Ensino Superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes; contudo, pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.
a. V – F – F – F – V – V.
b. F – V – F – V – F – F.
c. F – V – V – V – F – V.
d. V – F – V – F – V – F.
e. V – V – V – F – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina