Logo Passei Direto
Buscar
Para José Carlos Libâneo, professores e alunos convivem com uma pluralidade crescente de pessoas e grupos sociais. A interação entre pessoas de diferentes lugares vem aumentando, em boa parte por causa da intensificação da migração decorrente do aumento das desigualdades, da pobreza, da falta de terra.
Nesse sentido, a educação intercultural:
a. mistura todas os matizes culturais existentes na escola, buscando uma síntese de ordem prática, que se encerra numa apresentação de trabalho final.
b. envolve professores e alunos interessados nas questões multiculturais e dispostos a organizar movimentos de conscientização da comunidade escolar.
c. perpassa a organização escolar, o tipo de relações humanas que existe entre os profissionais e os usuários da escola, o respeito à todas as pessoas que nela trabalham.
d. depende, fundamentalmente, de poder contar com profissionais dispostos a lidar com situações concretas inusitadas e não previsíveis.
e. pressupõe a pesquisa, a análise e a reflexão sobre todas as variações culturais existentes na comunidade escolar e a responsabilidade de socializar os resultados.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à questão sobre a educação intercultural segundo José Carlos Libâneo, vamos analisar as alternativas: a) Mistura todas as matizes culturais existentes na escola, buscando uma síntese de ordem prática, que se encerra numa apresentação de trabalho final. - Essa opção parece simplificar demais o conceito de educação intercultural. b) Envolve professores e alunos interessados nas questões multiculturais e dispostos a organizar movimentos de conscientização da comunidade escolar. - Essa alternativa aborda a participação e o engajamento, mas não abrange completamente o conceito de educação intercultural. c) Perpassa a organização escolar, o tipo de relações humanas que existe entre os profissionais e os usuários da escola, o respeito a todas as pessoas que nela trabalham. - Esta opção destaca a importância das relações e do respeito, que são fundamentais na educação intercultural. d) Depende, fundamentalmente, de poder contar com profissionais dispostos a lidar com situações concretas inusitadas e não previsíveis. - Embora a flexibilidade seja importante, essa opção não captura a essência da educação intercultural. e) Pressupõe a pesquisa, a análise e a reflexão sobre todas as variações culturais existentes na comunidade escolar e a responsabilidade de socializar os resultados. - Esta alternativa enfatiza a importância da pesquisa e reflexão sobre as culturas, o que é central na educação intercultural. Após analisar as opções, a alternativa que melhor representa a educação intercultural, conforme a perspectiva de Libâneo, é a e), pois aborda a pesquisa e a reflexão sobre as variações culturais, além da responsabilidade de socializar os resultados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Assinale a sequência correta:
( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas, é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano.
( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do Ensino Médio para o Ensino Superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes; contudo, pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.
a. V – F – F – F – V – V.
b. F – V – F – V – F – F.
c. F – V – V – V – F – V.
d. V – F – V – F – V – F.
e. V – V – V – F – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina