Logo Passei Direto
Buscar
Na Educação Infantil, repouso e sono são assuntos de grande relevância. Porém, é necessário distinguir repouso de sono, pois repousar não é sinônimo de dormir. O repouso é entendido como um momento de descanso, onde as crianças que não apresentam sono podem relaxar e participar de experiências mais tranquilas, como indica Stanciolli.
Assim, destaca-se a importância do planejamento das instituições e dos profissionais da educação para os momentos de sono e repouso. Sobre essas situações de sono e repouso na creche, podemos considerar uma ação inapropriada quando:
a. Utiliza-se uma música suave, tornando o ambiente mais acolhedor.
b. O ambiente está arejado com luz indireta de modo que as crianças diferenciem o sono do dia do sono noturno.
c. Tem-se a sensibilidade de possibilitar outro tipo de situação para a criança que não está conseguindo descansar ou dormir.
d. Observa-se constantemente as crianças que estão dormindo, verificando se estão seguras.
e. Retira-se os objetos pessoais que geralmente utilizam em casa, como as naninhas, para que as crianças aprendam a ser independentes.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas representa uma ação inapropriada em relação ao sono e repouso na creche: a) Utiliza-se uma música suave, tornando o ambiente mais acolhedor. - Essa ação é apropriada, pois a música suave pode ajudar a criar um ambiente relaxante. b) O ambiente está arejado com luz indireta de modo que as crianças diferenciem o sono do dia do sono noturno. - Essa ação também é apropriada, pois um ambiente arejado e com luz indireta pode ajudar as crianças a relaxarem. c) Tem-se a sensibilidade de possibilitar outro tipo de situação para a criança que não está conseguindo descansar ou dormir. - Essa ação é apropriada, pois respeitar as necessidades da criança é fundamental. d) Observa-se constantemente as crianças que estão dormindo, verificando se estão seguras. - Essa ação é apropriada, pois a supervisão é importante para a segurança das crianças. e) Retira-se os objetos pessoais que geralmente utilizam em casa, como as naninhas, para que as crianças aprendam a ser independentes. - Essa ação é inapropriada, pois retirar objetos que proporcionam conforto e segurança para as crianças pode causar ansiedade e dificultar o processo de sono e repouso. Portanto, a alternativa que apresenta uma ação inapropriada é: e. Retira-se os objetos pessoais que geralmente utilizam em casa, como as naninhas, para que as crianças aprendam a ser independentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante dos nossos estudos, que enfatizam a interação da professora na cena revela:
Leia a Cena 10 apresentada no Currículo da Cidade de São Paulo (São Paulo, 2019, p.75): “Os bebês já se acostumaram a estar no CEI. Têm confiança nos adultos que os acolhem, cuidam e educam. Já se despedem dos familiares e ficam bem na UE. Enquanto estão explorando os objetos em atividade autônoma e descobrindo o que a professora colocou ao seu redor, é hora de começar a alimentação. Ela se aproxima de um bebê e o avisa que vai tirá-lo de sua atividade e levá-lo dali por um tempo curto. O bebê percebe o tom de voz e está se acostumando ao fato de que, quando a professora interrompe a sua atividade, é o momento da troca, da alimentação ou do sono. Enquanto prepara o bebê para a alimentação, a professora fala com ele e o convida a participar. Um bebê que já engatinha se aproxima deles e observa. Ela entende essa atitude do segundo bebê como uma iniciativa de comunicação e conversa com ele também: ‘Você também está com fome, João? Em seguida vou alimentar você. Agora estou alimentando o seu amigo, mas logo chegará a sua vez’”.
I. O bebê acompanha os eventos do cotidiano e entende-os, respondendo aos seus estímulos e se interessa pelas coisas e pessoas à sua volta.
II. Pelo tom de voz da professora podemos inferir que o bebê parece compreender os convites feitos pela professora e parece não resistir à troca de fraldas e/ou alimentação.
III. João parece interessar-se pelos eventos na sua turminha, ele se aproxima da professora, mostrando que deseja participar ou somente observar aquilo que ela faz com seu colega.
IV. Ao se comunicar com os bebês, a professora anuncia ações de cuidado e educação de forma carinhosa e atenta.
a. III.
b. IV.
c. I.
d. II e III.
e. I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina