Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Quanto ao alcance das consequências contratuais, do ponto de vista das pessoas atingidas pelo ato negocial, é preciso lembrar que num sentido geral: a.) o contrato, em regra, somente obriga as partes contratantes, não alcançando terceiros; b.) a obrigação contratual, exceto a personalíssima, é possível de transmissão ativa e passiva aos sucessores a título universal e particular das partes; c.) o princípio da relatividade sofre exceções, quando o contrato ultrapassa as partes que nele intervieram, atingindo terceiros que não o estipularam; d.) a eficácia do contrato também é relativa ao objeto, pois dele surgem obrigações de dar, de fazer ou não fazer.
Considerando os elementos essenciais e formadores do contrato, avalie as afirmacoes a seguir: I. Contrato e ato unilateral são negócios jurídicos sinônimos e que derivam da mesma fonte no sentido de que ambos dependem da reciprocidade de vontades das partes envolvidas. II. Toda as vezes que estivermos diante de um negócio jurídico resultante de um acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, estaremos diante de um contrato. III. O Código Civil de 2002 trouxe um conceito novo de contrato, sendo que a doutrina e a jurisprudência ficaram a cargo de classificá-los e traçar os seus característicos e os elementos fundamentais. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Contrato e ato unilateral são negócios jurídicos sinônimos e que derivam da mesma fonte no sentido de que ambos dependem da reciprocidade de vontades das partes envolvidas. Falso. Contrato envolve a reciprocidade de vontades, enquanto ato unilateral não depende da vontade de outra parte para sua formação. II. Toda vez que estivermos diante de um negócio jurídico resultante de um acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, estaremos diante de um contrato. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois um contrato é, de fato, um acordo de vontades entre partes. III. O Código Civil de 2002 trouxe um conceito novo de contrato, sendo que a doutrina e a jurisprudência ficaram a cargo de classificá-los e traçar os seus característicos e os elementos fundamentais. Falso. O Código Civil de 2002 não trouxe um conceito novo de contrato, mas sim consolidou e sistematizou conceitos já existentes. Com base na análise, a única afirmação verdadeira é a II. Portanto, a alternativa correta é: II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina