Logo Passei Direto
Buscar
Com o intuito de minimizar as perdas de leitões na maternidade, vem se buscando alternativas para melhorar o aporte energético desses animais.
Sobre a alimentação de leitões, assinale a alternativa INCORRETA:
1. A suplementação energética de leitões recém-nascidos ou recém-desmamados é bastante deficiente e a incorporação de gordura na dieta fornece mais energia que carboidratos e vitaminas.
2. Ácidos Graxos de Cadeia Curta e Média (AGCM) e glicerol são diretamente absorvidos e metabolizados e, por isto, podem ser utilizados na alimentação de leitões.
3. Os leitões recém-nascidos apresentam pequenas reservas de gordura corporal, o que não permite isolamento térmico adequado e baixos níveis de glicose e glicogênio, que desaparecem nas primeiras horas de vida.
4. O óleo de coco, que é formado predominantemente por hidrocarbonetos saturados de cadeia curta, pode afetar positivamente no ganho de peso e na conversão alimentar, aumentando o consumo de ração de leitões na fase de creche.
5. O aumento no aporte energético pode levar a aumento no peso dos leitões, com reflexos positivos nas fases posteriores.
User badge image
Praticando Para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa INCORRETA é a 1. A afirmação de que "a suplementação energética de leitões recém-nascidos ou recém-desmamados é bastante deficiente e a incorporação de gordura na dieta fornece mais energia que carboidratos e vitaminas" não é precisa, pois a energia proveniente de carboidratos e proteínas também é fundamental na dieta dos leitões, e a gordura não deve ser vista como a única fonte de energia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O grande diferencial produtivo de animais ruminantes é que estes poderem utilizar alimentos fibrosos, hoje em dia. No entanto, cresce cada vez mais a utilização de dietas mais concentradas para produção de animais mais precoces ou incremento na produção leiteira, o manejo nutricional reflete diretamente sobre a fisiologia ruminal. Dentro deste contexto, leia atentamente as seguintes afirmacoes:
É VERDADEIRO o que se afirma em
I O tipo de alimento consumido pelo animal, dieta mais fibrosa ou mais concentrada, altera a fisiologia ruminal. Entre outras coisas, ocorrem mudanças na população de microrganismos, na taxa de passagem do alimento, na motilidade ruminal e na velocidade de absorção dos nutrientes.
II Em bovinos, o rúmen é o pré-estômago, responsável pela regurgitação do material fibroso para boca, levando à ruminação. Essa faz parte do processo digestivo e permite a estes animais aproveitar a energia contida nas paredes celulares das plantas.
III Em dietas com alta proporção de forragens, a população microbiana do rúmen converte os carboidratos fermentados em, aproximadamente, 70% de propionato, 20% de acetato e 10% de butirato.
IV Os carboidratos não fibrosos, presentes em muitos alimentos concentrados, propiciam a produção de ácido propiônico e os carboidratos fibrosos, presentes principalmente nas forragens, estimulam a produção de ácido acético no rúmen.
o II e IV, apenas.
o I e II, apenas.
o III e IV, apenas.
o I e III, apenas.
o I e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina