Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Modular a microbiota intestinal requer conhecimento dos fatores que interferem no metabolismo microbiano e nos componentes que modificam a integridade da barreira intestinal. Apenas com o entendimento desse conjunto de fatores é possível propor intervenções dietéticas que promovam resultados eficientes.


​​​​​​​Mariana, 27 anos, apresenta excesso de peso e obstipação intestinal. Ela iniciou o uso de fórmula de probiótico recentemente, sem prescrição por um profissional capacitado. A decisão de utilizar esse produto se deu por ler na internet que a “modulação intestinal pode auxiliar na perda de peso”. Porém, seu consumo alimentar não foi modificado e a paciente seguiu consumindo fast food frequentemente (hambúrgueres, pizza e salgados de padaria), além de refrigerantes.


Sobre o contexto clínico apresentado, analise as afirmativas a seguir:


I. Mariana terá sucesso na modulação da sua microbiota intestinal, uma vez que o consumo de probióticos é suficiente para modificar o padrão de microrganismos desse órgão.


II. Mariana não terá sucesso na modulação da sua microbiota intestinal, pois a dieta consumida por ela não favorece o crescimento das bactérias bifidogênicas.


III. Para que Mariana perca peso, o consumo de probiótico deve ser associado à presença de fibras na dieta e menor consumo de gordura e açúcar.


Assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas:

User badge image
Aneci Nunes Sousa

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Mariana terá sucesso na modulação da sua microbiota intestinal, uma vez que o consumo de probióticos é suficiente para modificar o padrão de microrganismos desse órgão. Falso. O consumo de probióticos por si só não é suficiente para garantir a modulação da microbiota intestinal, especialmente se a dieta não for adequada. II. Mariana não terá sucesso na modulação da sua microbiota intestinal, pois a dieta consumida por ela não favorece o crescimento das bactérias bifidogênicas. Verdadeiro. A dieta rica em fast food e pobre em fibras não favorece o crescimento de bactérias benéficas, como as bifidogênicas. III. Para que Mariana perca peso, o consumo de probiótico deve ser associado à presença de fibras na dieta e menor consumo de gordura e açúcar. Verdadeiro. A perda de peso geralmente requer uma dieta equilibrada, que inclua fibras e reduza a ingestão de gorduras e açúcares, além do uso de probióticos. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e III. Portanto, a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas é: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina