Logo Passei Direto
Buscar
Componente: Formação Específica Um estudo avaliou o estado nutricional de crianças menores de 5 anos no Brasil no ano de 2009, o associando aos fatores sociais e demográficos. Utilizou-se dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008/2009), cujo perfil nutricional foi avaliado segundo os índices Peso-para-idade, Estatura-para-idade e Peso-para-estatura (n = 14.569). A associação foi estimada aplicando-se o teste de associação de Pearson, regressões logísticas e análises de correspondência. A análise de correspondência revelou maior associação da magreza com as crianças das regiões Norte e Nordeste, em famílias com menores níveis de renda e de cor/raça preta. O sobrepeso e a obesidade demonstraram maior relação com as crianças residentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, do sexo masculino, da zona urbana, de cor/raça branca, com 3 anos de idade e de famílias com faixas de renda intermediárias. O sobrepeso e a obesidade demonstraram distribuição heterogênea quanto a sua espacialização dentre as Unidades da Federação. Aponta-se para uma polarização epidemiológica nutricional, sendo um grande desafio para a saúde coletiva reduzir as carências nutricionais e promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância.



PEREIRA, I.F da S., et al.. Estado nutricional de menores de 5 anos de idade no Brasil: evidências da polarização epidemiológica nutricional..Ciênc. saúde colet. 22 (10) • Out 2017.



Em crianças menores de 5 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde (Brasil, 2008), é importante verificar os índices antropométricos, assim como outros fatores que podem influenciar seu estado nutricional e desenvolvimento saudável.



Assinale a alternativa que apresenta os fatores que devem ser considerados quando se avalia crianças em unidades básicas de saúde.



Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia.
Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia.
Peso para idade; índice de massa corporal para idade; estatura para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; pressão arterial; glicemia.
Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; estatura para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia.
Peso para idade; índice de massa corporal para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia.
User badge image
Claudia Costta

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas para identificar quais fatores devem ser considerados na avaliação do estado nutricional de crianças menores de 5 anos em unidades básicas de saúde: 1. Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia. - Esta alternativa inclui todos os fatores relevantes, como os índices antropométricos e aspectos alimentares, além de condições de saúde como anemia e deficiência de vitamina A. 2. Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia. - Esta alternativa é semelhante à primeira, mas menciona anemia falciforme, que não é um fator comum a ser avaliado em todas as crianças. 3. Peso para idade; índice de massa corporal para idade; estatura para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; pressão arterial; glicemia. - Esta alternativa também é abrangente, mas inclui a anemia falciforme, que não é um fator padrão para todas as crianças. 4. Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; estatura para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia. - Esta alternativa é a mais completa, incluindo todos os índices antropométricos e fatores de saúde relevantes. 5. Peso para idade; índice de massa corporal para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia. - Esta alternativa é menos abrangente, pois não inclui o peso para estatura e a estatura para idade. Após a análise, a alternativa que apresenta a maior quantidade de fatores relevantes e que deve ser considerada na avaliação nutricional de crianças menores de 5 anos é a 4) Peso para idade; peso para estatura; índice de massa corporal para idade; estatura para idade; tipos de aleitamento materno e práticas alimentares; anemia ferropriva e falciforme; deficiência de vitamina A; pressão arterial; glicemia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina