Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Religiosidades africanas e ameríndias, quais sociedades ilustram a centralidade da religião?
Assinale a alternativa correta:
A A religião ocupou um lugar central na sociedade chinesa.
B A religião ocupou um lugar central na sociedade egípcia antiga, europeia medieval e iraniana islâmica atual.
C As sociedades que mais ilustram a centralidade da religião são a egípcia antiga e a medieval, na modernidade a religião perdeu a centralidade.
D Apenas a sociedade iraniana islâmica atual ilustra a centralidade da religião.
E A sociedade do Brasil colônia ilustra a centralidade da religião.
User badge image
Praticando Para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à centralidade da religião nas sociedades mencionadas: A) A religião ocupou um lugar central na sociedade chinesa. - Embora a religião tenha um papel importante na sociedade chinesa, não é a única que ilustra a centralidade da religião. B) A religião ocupou um lugar central na sociedade egípcia antiga, europeia medieval e iraniana islâmica atual. - Esta alternativa menciona sociedades onde a religião realmente teve um papel central, abrangendo diferentes períodos históricos. C) As sociedades que mais ilustram a centralidade da religião são a egípcia antiga e a medieval, na modernidade a religião perdeu a centralidade. - Essa afirmação é um tanto controversa, pois muitas sociedades modernas ainda têm a religião como um aspecto central. D) Apenas a sociedade iraniana islâmica atual ilustra a centralidade da religião. - Essa afirmação é muito restritiva, pois ignora outras sociedades onde a religião também é central. E) A sociedade do Brasil colônia ilustra a centralidade da religião. - Embora a religião tenha sido importante no Brasil colônia, não é a única sociedade que ilustra essa centralidade. Após analisar as alternativas, a que melhor representa a centralidade da religião em várias sociedades ao longo da história é: B) A religião ocupou um lugar central na sociedade egípcia antiga, europeia medieval e iraniana islâmica atual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto e os conteúdos do Videoaula 3 do Tema 2 – Processo de adaptação, analisar e assinalar a alternativa correta sobre o processo de adaptação, religiosa e cultural, dos africanos no Brasil.
Assinalar a alternativa correta.
A O sincretismo religioso e cultural brasileiro, compreende vários santos católicos e divindades de origem africana. Há vários dos deuses africanos, que percorrem religiões distintas, como o Candomblé, Umbanda e outras religiões.
B No desenvolvimento da cultura religiosa brasileira, foi evidentemente marcado por uma série de culto, orações, e ritos de iniciação, o sincretismo religioso acabou articulando uma experiência cultural própria.
C A passagem ou tradução do orixá africano para o santo católico acontecia de maneira muito livre e artificial. A passagem da tradição antiga para a tradição nova. Estava fundamentada na crença, dos orixás e na ancestralidade, os Nagôs cultuavam os espíritos da natureza e os Bantos, cultuavam os espíritos ancestrais, os Fulah de tradição Islâmica, não processaram essa adaptação.
D Do ponto de vista religioso e cultural, quanto em outros aspectos da nossa vida cotidiana, é possível observar que o diálogo entre os saberes abre espaço para diversas inovações. Uma mistura de conteúdos religiosos.
E Não houve uma homogeneidade cultural praticada pelos negros africanos, visto que imperava uma heterogeneidade, beneficiada pelas origens distintas dos africanos, oriundos de diferentes locais do continente africano, com línguas e culturas diversas.

Mais conteúdos dessa disciplina