Logo Passei Direto
Buscar
O diabetes mellitus é uma doença que resulta da incapacidade do pâncreas em secretar insulina. É causada pela degradação ou inativação das células beta das ilhotas de Langerhans, ocasionando a incapacidade de utilizar quantidades adequadas de glicose para energia. Sobre a diabetes mellitus, assinale a alternativa correta:
Sobre a diabetes mellitus, assinale a alternativa correta:
a- O metabolismo extraordinariamente rápido de gorduras no diabete pode, por vezes, aumentar a quantidade de ácidos cetônicos nos líquidos extracelulares em até dez vezes mais do que os níveis normais.
b- A incapacidade da pessoa diabética de utilizar glicose para energia priva-a de parte importante da energia de seu alimento. Ela perde peso e fica enfraquecida devido ao consumo diminuído de gorduras e proteínas.
c- Como resultado da deficiência nutricional do diabetes, a pessoa diabética sente habitualmente uma perda de apetite.
d- O diabetes prolongado, geralmente leva ao aparecimento precoce da aterosclerose, em razão dos altos níveis do metabolismo de glicose.
e- No hiperinsulinismo ocorre um excesso na concentração de insulina no sangue, levando a um aumento exagerado nos níveis de glicose sanguínea, podendo levar a pessoa ao coma.
User badge image
Questões Para o Saber

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o diabetes mellitus: a) O metabolismo extraordinariamente rápido de gorduras no diabete pode, por vezes, aumentar a quantidade de ácidos cetônicos nos líquidos extracelulares em até dez vezes mais do que os níveis normais. - Esta afirmação é verdadeira, pois no diabetes tipo 1, a falta de insulina pode levar à cetose, mas não é a melhor descrição do diabetes em geral. b) A incapacidade da pessoa diabética de utilizar glicose para energia priva-a de parte importante da energia de seu alimento. Ela perde peso e fica enfraquecida devido ao consumo diminuído de gorduras e proteínas. - Esta afirmação é correta, pois a falta de insulina impede a utilização da glicose, levando à perda de peso e fraqueza. c) Como resultado da deficiência nutricional do diabetes, a pessoa diabética sente habitualmente uma perda de apetite. - Isso não é necessariamente verdade, pois muitas pessoas diabéticas podem ter apetite normal ou até aumentado. d) O diabetes prolongado, geralmente leva ao aparecimento precoce da aterosclerose, em razão dos altos níveis do metabolismo de glicose. - Embora o diabetes possa levar à aterosclerose, a afirmação não é precisa em relação ao "metabolismo de glicose". e) No hiperinsulinismo ocorre um excesso na concentração de insulina no sangue, levando a um aumento exagerado nos níveis de glicose sanguínea, podendo levar a pessoa ao coma. - Esta afirmação é incorreta, pois o hiperinsulinismo geralmente causa uma diminuição nos níveis de glicose, não um aumento. Após essa análise, a alternativa correta é: b) A incapacidade da pessoa diabética de utilizar glicose para energia priva-a de parte importante da energia de seu alimento. Ela perde peso e fica enfraquecida devido ao consumo diminuído de gorduras e proteínas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As glândulas suprarrenais ficam situadas, como se fossem gorros, sobre os polos superiores de cada rim. Cada glândula tem comprimento de cerca de 5 cm, espessura em torno de 1 cm e é formada por duas partes distintas: a medula e o córtex. Sobre as glândulas suprarrenais, assinale a alternativa correta:
Sobre as glândulas suprarrenais, assinale a alternativa correta:
a. Os mineralocorticoides participam do metabolismo das proteínas, das gorduras e dos carboidratos. De longe, o mais importante desses hormônios é o cortisol.
b. Os glicocorticoides controlam a excreção renal de sódio e de potássio. De longe, o mais importante desses hormônios é a aldosterona.
c. Os androgênios produzem efeitos masculinizantes sobre o corpo, semelhantes aos produzidos pelo hormônio testicular masculino, testosterona.
d. O córtex suprarrenal é formado por células neuronais modificadas, derivadas do sistema nervoso simpático, que secretam epinefrina e norepinefrina.
e. Os hormônios secretados pela medula da glândula suprarrenal são os esteroides, com estrutura química muito semelhante ao colesterol.

Mais conteúdos dessa disciplina