Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A intolerância à lactose costuma ser confundida com a alergia às proteínas do leite. Porém, seus mecanismos fisiopatológicos são completamente diferentes. A intolerância à lactose não está relacionada com uma resposta imune. Nessa doença, o processo metabólico da absorção e digestão dos alimentos está alterado, como consequência de uma deficiência enzimática, no caso, da enzima β-galactosidase.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A intensidade dos sintomas gastrointestinais em indivíduos intolerantes está relacionada a atividade residual da enzima lactase e ao perfil fermentativo da microbiota intestinal.
II. A ingestão de derivados lácteos submetidos a processos fermentativos ou de hidrólise enzimática reduz a ocorrência de flatulência, diarreia, vômitos e cólicas abdominais.
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são falsas.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada asserção: I. A intensidade dos sintomas gastrointestinais em indivíduos intolerantes está relacionada à atividade residual da enzima lactase e ao perfil fermentativo da microbiota intestinal. Verdadeira, pois a quantidade de lactase disponível e a composição da microbiota intestinal influenciam a gravidade dos sintomas. II. A ingestão de derivados lácteos submetidos a processos fermentativos ou de hidrólise enzimática reduz a ocorrência de flatulência, diarreia, vômitos e cólicas abdominais. Verdadeira, pois esses processos tornam os produtos lácteos mais fáceis de serem digeridos por pessoas com intolerância à lactose, reduzindo os sintomas. Agora, vamos avaliar as opções: A) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois ambas são verdadeiras e a II justifica a I.) B) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO, a I é verdadeira.) C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO, a II é verdadeira.) D) As asserções I e II são falsas. (FALSO, ambas são verdadeiras.) E) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO, ambas são verdadeiras e a II justifica a I.) Portanto, a alternativa correta é: E) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A primeira versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançada em 2006, apresentou diretrizes alimentares oficiais para a população brasileira, sendo considerado referência para indivíduos, profissionais e gestores de saúde. Porém, embora contemplasse mais alertas sobre os riscos do que a versão atual, as atuais transformações sociais vivenciadas pela sociedade causaram novos impactos sobre as condições de saúde e nutrição, tornando necessária a apresentação de novas recomendações. O aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e a centralidade que a alimentação tem para a saúde mundial são tendências amplas e fundamentais que se destacam para o melhor entendimento dessas transformações, pois passaram a compor as variáveis que põem em risco a saúde.
Com base no texto, avalie as afirmativas relacionadas às diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014:
I. A integração entre qualidade nutricional e impacto socioambiental nas diretrizes alimentares representa uma abordagem que articula saúde individual com responsabilidade coletiva.
II. A classificação dos alimentos com base no grau de processamento possibilita uma análise crítica dos padrões alimentares contemporâneos e seus desdobramentos na saúde pública.
III. A preferência por alimentos com menor interferência industrial expressa uma estratégia que contempla o resgate de práticas alimentares tradicionais e a valorização da cultura alimentar local.
IV. A presença dominante de produtos ultraprocessados no consumo cotidiano é vista como um fator de risco que abrange desde a formulação nutricional até os modos de convívio e produção alimentar.
A I, II, III e IV.
B I, II e III, apenas.
C I, apenas.
D III e IV, apenas.
E II e IV, apenas.

A calorimetria indireta é uma base científica e prática para a abordagem personalizada das necessidades energéticas do paciente e de nutrientes para maximizar os benefícios da terapia nutricional. [...]. Tradicionalmente, a calorimetria indireta tem sido subutilizada, principalmente devido aos custos, escassez de pessoal treinado, e falta de conhecimento pelo médico de como utilizar e manipular os dados de VO2 e VCO2 para medir o dispêndio energético e as taxas de oxidação de gorduras e hidratos de carbono em diferentes situações clínicas. Atualmente e com o avanço tecnológico, calorímetros indiretos estão mais fáceis de operar, tornaram-se portáteis e têm preço acessível. O aumento da utilização da calorimetria indireta facilita assistência individualizada ao paciente, resultando em maior eficácia terapêutica.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A validade dos valores obtidos na calorimetria indireta depende da estabilidade metabólica do indivíduo no momento da medição.
II. A realização de esforço físico intenso no período que antecede o exame altera temporariamente a taxa de produção de dióxido de carbono e o consumo de oxigênio.
A A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina