Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e perdemos com maior velocidade depois dos 40 anos de idade. Dois tipos de células – os osteoclastos e os osteoblastos – estão envolvidos no ciclo de renovação dos ossos. A osteoporose é silenciosa e não apresenta sintomas. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos, que provoca dor crônica, ou quando aparece uma fratura.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A osteoporose é caracterizada por diminuição global da massa óssea, com desorganização da microarquitetura trabecular e aumento da suscetibilidade a fraturas.
II. A osteoporose tem aumentado em função do crescimento da população idosa e das mudanças no comportamento humano, tais como diminuição na ingestão de cálcio, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.
III. A doença metabólica mais comum é a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética, pelo que é mundialmente considerada um dos principais problemas de saúde pública, devido a repercussões individuais (mortalidade, morbidade, incapacidade funcional).
IV. O cálcio é um importante nutriente para prevenção e tratamento de osteoporose. A suplementação de cálcio diminui lentamente a perda óssea, especialmente em mulheres idosas, em que a dieta não supre as necessidades diárias deste elemento.
A III e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A osteoporose é caracterizada por diminuição global da massa óssea, com desorganização da microarquitetura trabecular e aumento da suscetibilidade a fraturas. Verdadeiro, essa é uma definição correta da osteoporose. II. A osteoporose tem aumentado em função do crescimento da população idosa e das mudanças no comportamento humano, tais como diminuição na ingestão de cálcio, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois esses fatores contribuem para o aumento da osteoporose. III. A doença metabólica mais comum é a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética, pelo que é mundialmente considerada um dos principais problemas de saúde pública, devido a repercussões individuais (mortalidade, morbidade, incapacidade funcional). Verdadeiro, a osteoporose é realmente uma das principais causas de fraturas e um problema de saúde pública significativo. IV. O cálcio é um importante nutriente para prevenção e tratamento de osteoporose. A suplementação de cálcio diminui lentamente a perda óssea, especialmente em mulheres idosas, em que a dieta não supre as necessidades diárias deste elemento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o cálcio é essencial para a saúde óssea e a suplementação pode ajudar. Agora, considerando que todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma sociedade desigual – e contraditória –, a saúde e a doença também se distribuem desigualmente, entre homens e mulheres, brancos e negros, pobres e ricos, seja pelas diferentes situações sociais e vulnerabilidades, seja pela desigualdade no acesso às ações e serviços de saúde e à qualidade de vida.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O Brasil, nos últimos anos, tem passado por inúmeras transformações, dentre as quais destaca-se o envelhecimento populacional, repercutindo em um perfil de mudanças demográficas e epidemiológicas, evidenciando uma maior sobrevivência da população feminina.
( ) Para os homens e as mulheres no final da década de 1990, analisando dados epidemiológicos, evidencia-se que houve a diminuição da mortalidade ocasionada por doenças infecciosas e parasitárias. Posterior a este período, houve incremento de mortes relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis.
( ) As neoplasias correspondem a um índice considerável na sociedade contemporânea, sendo que as proporções estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento vigente. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte antes dos 65 anos.
( ) A maior vulnerabilidade feminina resulta em sobrecarga das funções a ela atribuídas, tendo em vista que as tarefas tendem a ser cumulativas, pois além da jornada formal de trabalho soma-se àquelas existentes na esfera do domicílio.
A V, V, V, V.
B V, F, F, V.
C F, V, V, F.
D V, V, F, F.

O DM e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam, ainda, mais da metade do diagnóstico primário em pessoas com insuficiência renal crônica submetidas à diálise.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A partir da construção social sobre o corpo feminino, condicionam mulheres em todo mundo a busca do aprimoramento e ideação do corpo perfeito. Tal comportamento está relacionado com a necessidade de satisfazer a autoestima e favorecer a aceitação social. Emagrecer torna-se obrigatório e a obesidade torna-se evidência do descuido da pessoa.
II. A insatisfação com o peso está intimamente relacionada à ênfase cultural na magreza e ao estigma social atribuído aos que não se encaixam nesse padrão, principalmente entre as pessoas com obesidade. Nesse sentido, o padrão estético de beleza vigente e a excessiva preocupação da sociedade com uma imagem feminina muito magra são os principais fatores associados ao agravamento de transtornos alimentares.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As desigualdades de gênero em nossa sociedade ainda patriarcal vão além da desvalorização da mulher enquanto sujeitas de direitos, elas afetam a saúde, a saúde mental. Embora algumas melhorias sociais tenham ocorrido, como o aumento da taxas de participação no mercado de trabalho, elas ainda sofrem com a segregação ocupacional, a discriminação salarial, além da dupla jornada de trabalho.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A saúde e o adoecimento das mulheres não requerem discussões amplas, pois verifica-se não haver questões a serem sanadas dentro deste contexto saúde-doença. Caso haja necessidade de algum desdobramento a ser discutido, é facultativo a participação das usuárias do sistema de saúde.
( ) A maneira como a sociedade percebe e diferencia os processos de adoecimento entre mulheres e homens pode ter implicações significativas nos resultados de saúde e no bem-estar mental, físico e social das pessoas, tornando-se necessária a discussão sobre a incorporação do gênero no cuidado em saúde, visto que a maioria das pessoas nasce biologicamente homem ou mulher, e são ensinados comportamentos esperados e aceitos para homens e mulheres em sociedade, dentro de famílias.
( ) O profissional de enfermagem precisa estar atento durante o contato com seus pacientes, para que a desigualdade de gênero não seja um fator limitante para o acesso aos serviços de saúde de qualidade, bem como uma ferramenta para a redução das taxas de morbidade e mortalidade evitáveis em ambos os sexos.
( ) A abordagem prioritária no Brasil, no contexto da saúde, está voltada única e exclusivamente no processo do adoecimento. Ações relacionadas à educação em saúde ocupam um espaço insignificante, pois considera-se a necessidade de medicalização para aliviar sintomas e progressão de uma determinada doença.
A V, V, V, V.
B F, V, V, F.
C V, F, F, V.
D V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina