Apesar da segurança relativa da maioria dos agentes antidepressivos, o uso racional dessa classe de medicamentos requer uma clara compreensão do mecanismo de ação, dos parâmetros farmacocinéticos e das reações adversas e potenciais interações medicamentosas. Você é farmacêutico na farmácia onde Elias foi aquitir o medicamento e ele, com algumas dúvidas referentes ao medicamento, lhe faz alguns questionamentos.
a) O paciente pergunta por qual modo de ação a fluoxetina apresenta efeito antidepressivos e quais os efeitos colaterais com o uso da medicação. Como você explicaria a ele?
b) A fluoxetina constitui a melhor opção de tratamento de depressão em homens? Por quê?
c) O paciente também demonstra preocupação quanto ao uso de fluoxetina junto aos analgésicos, que ele toma para a dor da coluna, e anti-hipertensivos. Existe alguma contraindicação para o uso desses medicamentos ao mesmo tempo? Explique.
d) Considerando o potencial de interações medicamentosas envolvendo o uso da fluoxetina no paciente, poderia ser a amitriptilina um antidepressivo tricíclico uma alternativa de prescrição?
Elias tem 43 anos de idade e apresenta-se ao seu médico queixando-se de fadiga. Ele explica que foi promovido a gerente na empresa há aproximadamente oito meses. Embora a promoção tenha sido desejada e acompanhada de um aumento significativo de salário, devido ao aumento no nível de responsabilidades do cargo assumido, o paciente precisou se afastar do escritório e do grupo de colegas de que gostava muito por um período de 15 dias.
Acompanhe na imagem a seguir o relato do que vem ocorrendo com Elias.