O crescimento e a consolidação dos movimentos sociais no país nos levam a refletir sobre a importância destes para diversos setores da sociedade. É através dos movimentos que políticas podem ser elaboradas, implementadas e implantadas. A metodologia freiriana já ressaltava a importância de serem considerados no processo educacional o homem, seu convívio em sociedade, família e comunidade. De acordo com Freire (1967, p. 45), "Não há educação fora das sociedades humanas e não há homem no vazio".
Considerando a metodologia de Paulo Freire, sobre a relação existente entre escola, comunidade e movimentos sociais, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação popular seria a forma de educação na qual seria possível uma articulação com os movimentos sociais e comunidades, e o caminho para o desenvolvimento de uma visão crítica.
II. O conceito de pedagogia do oprimido seria a abordagem de educação que colocaria os movimentos sociais dentro das escolas e proporcionaria uma educação de qualidade em uma perspectiva crítica e libertadora.
III. O processo de conscientização crítica tornaria os estudantes conscientes de sua realidade política, social e os capacitaria com os arcabouços necessários para a transformação desse contexto.
É correto o que se afirmar em:
Ed
mês passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. A educação popular seria a forma de educação na qual seria possível uma articulação com os movimentos sociais e comunidades, e o caminho para o desenvolvimento de uma visão crítica. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a educação popular busca integrar a comunidade e os movimentos sociais, promovendo uma visão crítica. II. O conceito de pedagogia do oprimido seria a abordagem de educação que colocaria os movimentos sociais dentro das escolas e proporcionaria uma educação de qualidade em uma perspectiva crítica e libertadora. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a pedagogia do oprimido de Paulo Freire visa a inclusão dos movimentos sociais no processo educativo, promovendo uma educação crítica e libertadora. III. O processo de conscientização crítica tornaria os estudantes conscientes de sua realidade política, social e os capacitaria com os arcabouços necessários para a transformação desse contexto. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a conscientização crítica é um dos objetivos centrais da metodologia freiriana, capacitando os estudantes para a transformação social. Dessa forma, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: E. I, II e III.