Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

UNIFAVENI
ENADE – ESTÉTICA – ARTES – 5º PERÍODO
A indústria farmacêutica e de biotecnologia utilizam, como insumos primários, o trabalho humano, os conhecimentos técnicos, os recursos biológicos e o capital. Estas matérias-primas e saberes são fontes inesgotáveis para o processo de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos biomédicos e biotecnológicos nos setores científicos e produtivos.
Os países em desenvolvimento contribuem com recursos naturais e conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Entretanto, de acordo com (RODRIGUES JUNIOR, 2009), “essas organizações científicas e industriais, movidas pela ambição desmedida, frequentemente retribuem o bem recebido com a imposição de uma externalidade negativa sobre as comunidades tradicionais e países em desenvolvimento, ao não reconhecerem o papel destas contribuições ao desenvolvimento de sua missão nem beneficiá-las com uma parcela dos lucros auferidos”.

A apropriação indébita destes recursos da diversidade biológica, conhecimentos e expressões culturais tradicionais caracteriza a biopirataria, grande parte dessa prática acontece legalmente porque, equivocadamente, os regimes de PI (Propriedade Intelectual) pressupõem que essas “propriedades” intelectuais são construídas a partir do nada e que os recursos bioculturais imateriais (RBI) possuem a qualidade de bens públicos.
Fonte: RODRIGUES JUNIOR, Edson B. A proteção internacional do patrimônio biocultural imaterial a partir da concepção de desenvolvimento sustentável: O problema da biopirataria. Tese(doutorado). 555 p. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 2009.
O Patrimônio Biocultural Imaterial (PBI) é constituído por grupos de RBI´s, a saber

a diversidade cultural e folclórica do povo indígena.
a fauna e flora, além dos rios, lagos, represas, florestas e mares.
a diversidade cultural e folclórica, além das tradições do povo indígena.
a diversidade biológica e os conhecimentos e expressões culturais tradicionais.
os conhecimentos de plantio e cultivo dos antigos povos, que exploravam a terra de modo sustentável.
5
Uma obra de arte pode denominar-se revolucionária se, em virtude da transformação estética, representar, no destino exemplar dos indivíduos, a predominante ausência de liberdade, rompendo assim com a realidade social mistificada e petrificada e abrindo os horizontes da libertação. Esta tese implica que a literatura não é revolucionária por ser escrita para a classe trabalhadora ou para a “revolução”. O potencial político da arte baseia-se apenas na sua própria dimensão estética. A sua relação com a práxis (ação política) é inexoravelmente indireta e frustrante. Quanto mais imediatamente política for a obra de arte, mais reduzidos são seus objetivos de transcendência e mudança. Nesse sentido, pode haver mais potencial subversivo na poesia de Baudelaire e Rimbaud que nas peças didáticas de Brecht. (Herbert Marcuse. A dimensão estética, s/d.)

Segundo o filósofo, a dimensão estética da obra de arte caracteriza-se por:

apresentar conteúdos ideológicos de caráter conservador da ordem burguesa.
comprometer-se com as necessidades de entretenimento dos consumidores culturais.
estabelecer uma relação de independência frente à conjuntura política imediata.
subordinar-se aos imperativos políticos e materiais de transformação da sociedade.
contemplar as aspirações políticas das populações economicamente excluídas.
5
Assinale a alternativa INCORRETA:

O Museu do Louvre, em Paris, foi inaugurado no século XVIII
A obra “A impossibilidade física da morte na mente de alguém que está vivo” (1991), em que um tubarão está conservado em formol, dentro de uma estrutura de vidro, é de autoria do artista americano Jeff Koons
Rivane Neuenschwander, Adriana Varejão e Beatriz Milhazes são artistas plásticas brasileiras.
“Seja marginal, seja herói” é o título de uma das obras de Hélio Oiticica
Dentre os artistas que representaram a Anunciação, ou seja,o anúncio pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo, estão Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.
5
Leia os textos a seguir.

A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição.

Adaptado de: PLATÃO. A República. 7.ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p.457.

O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado.

Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4.ed. Trad. De Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.203. Coleção “Os Pensadores”.

Com base nos textos, nos conhecimentos sobre estética e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem.
Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da pólis e da filosofia.
Na compreensão de Aristóteles, a arte se restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia assumir ao apresentar os modelos de maneira distorcida.
Aristóteles concebe a mímesis artística como uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que impede ao artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão.
Aristóteles se opõe à concepção de que a arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes de provocar um efeito benéfico e purificador no espectador.
User badge image
Larissa Lazarini

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: 1. O Museu do Louvre, em Paris, foi inaugurado no século XVIII. - Incorreto. O Louvre foi inaugurado como museu em 1793, mas o edifício original remonta ao século XII. Portanto, essa afirmação é enganosa. 2. A obra “A impossibilidade física da morte na mente de alguém que está vivo” (1991), em que um tubarão está conservado em formol, dentro de uma estrutura de vidro, é de autoria do artista americano Jeff Koons. - Incorreto. Essa obra é de Damien Hirst, não de Jeff Koons. 3. Rivane Neuenschwander, Adriana Varejão e Beatriz Milhazes são artistas plásticas brasileiras. - Correto. Todas são artistas plásticas reconhecidas no Brasil. 4. “Seja marginal, seja herói” é o título de uma das obras de Hélio Oiticica. - Correto. Essa é uma obra famosa de Hélio Oiticica. 5. Dentre os artistas que representaram a Anunciação, ou seja, o anúncio pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo, estão Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli. - Correto. Ambos os artistas representaram a Anunciação em suas obras. Com base na análise, as alternativas que contêm informações incorretas são a primeira e a segunda. No entanto, a pergunta pede para assinalar a alternativa INCORRETA, e a primeira afirmação é a que contém um erro mais claro sobre a data de inauguração do museu. Portanto, a alternativa INCORRETA é: O Museu do Louvre, em Paris, foi inaugurado no século XVIII.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina