Logo Passei Direto
Buscar
Para entender os processos legislativos é necessário compreender que eles partem de algumas fases: iniciativa, apresentação, tramitação, discussão, votação, sanção ou veto, promulgação e publicação. Ao analisar os processos legislativos de um município vê-se a importância desta ferramenta para a população, uma vez que, são decisões tomadas pelos representantes legais da sociedade, de forma que interferem no cotidiano de todos os habitantes do município.
Conforme os estudos realizados durante a disciplina, analise as afirmativas abaixo sobre o processo legislativo municipal:
I Os prefeitos podem emitir medidas provisórias sobre temas como segurança, defesa civil, educação, saúde, planejamento urbano e ordenamento territorial. Se a medida não for avaliada em 45 dias pelos vereadores, e medida provisória se transforma em lei e entra em vigor. Na prática, os prefeitos podem governar por decreto no Brasil.
II O trâmite legislativo nas câmaras municipais tem como procedimento inicial a apresentação da iniciativa de proposta de lei, que pode ser feita por diferentes atores. Na sequência, a mesa executiva da câmara é responsável por dar início à tramitação da proposição de lei, encaminhando-a às comissões às quais ela possui vinculação temática;
III A Câmara Municipal, por sua vez, pode derrubar o veto do Prefeito por maioria absoluta de votos dos vereadores, isso significa que, para que o veto seja derrubado, é necessário que pelo menos 50% mais um dos vereadores votem a favor da derrubada.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
B Apenas a afirmativa I está correta;
C Apenas a afirmativa II está correta;
D Apenas a afirmativa III está correta;
E Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
PublicoGestor

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os prefeitos podem emitir medidas provisórias sobre temas como segurança, defesa civil, educação, saúde, planejamento urbano e ordenamento territorial. Se a medida não for avaliada em 45 dias pelos vereadores, a medida provisória se transforma em lei e entra em vigor. Na prática, os prefeitos podem governar por decreto no Brasil. Essa afirmativa é parcialmente correta, pois as medidas provisórias têm um prazo de 45 dias para serem apreciadas, mas não se transformam automaticamente em lei se não forem avaliadas. Portanto, essa afirmativa é falsa. II. O trâmite legislativo nas câmaras municipais tem como procedimento inicial a apresentação da iniciativa de proposta de lei, que pode ser feita por diferentes atores. Na sequência, a mesa executiva da câmara é responsável por dar início à tramitação da proposição de lei, encaminhando-a às comissões às quais ela possui vinculação temática. Essa afirmativa está correta, descrevendo adequadamente o processo legislativo. III. A Câmara Municipal, por sua vez, pode derrubar o veto do Prefeito por maioria absoluta de votos dos vereadores, isso significa que, para que o veto seja derrubado, é necessário que pelo menos 50% mais um dos vereadores votem a favor da derrubada. Essa afirmativa está correta, pois a maioria absoluta é de fato necessária para derrubar um veto. Com base na análise, apenas a afirmativa II e a afirmativa III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: E) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A tripartição do poder foi criada com o objetivo de impedir a concentração de poder e impossibilitar que o governo de uma só pessoa se transformasse em uma tirania. No Brasil, a adoção desse modelo tem exatamente essa função, sendo que cada um dos poderes deve atuar de maneira independente, cada um fiscalizando o outro para evitar que eles excedam seus limites.
De acordo com os estudos realizados acerca da separação de poderes no âmbito municipal, assinale a alternativa correta:
A Os municípios com mais de 100 mil habitantes possuem judiciários próprios. Desse modo, nessas localidades, existem três poderes, enquanto nos municípios menores, somente dois, executivo e legislativo.
B O prefeito é o responsável pela aplicação e interpretação das leis no âmbito municipal. Essa função tem origem no cargo de juiz de paz, do período colonial.
C Como é muito difícil um prefeito não obter maioria na Câmara de Vereadores, alguns cientistas políticos consideram que na prática, não há separação de poderes no âmbito local.
D Como é recorrente, a judicialização das eleições municipais, apesar de não existir um poder judiciário municipal, é possível considerar a primeira instância da justiça estadual como uma espécie de poder moderador municipal.
E No âmbito municipal, a separação é um pouco diferente, nos municípios brasileiros a divisão de poderes é composta apenas pelo Executivo e pelo Legislativo, enquanto as funções do Judiciário são desempenhadas por órgãos da esfera estadual.

No conjunto das funções administrativas exercidas pelo ente público, há o Fomento como atividade administrativa na gestão do interesse público realizado pelo ente administrativo. Assim no desenvolvimento dos interesses coletivos, a administração pública, nesse caso a Administração Municipal, tem a responsabilidade de promover e incentivar o desenvolvimento local.
Analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) no que se refere à estrutura administrativa dos municípios:
( ) os municípios possuem administração pública direta, e podem ter em sua estrutura somente um tipo de órgão da administração indireta, as autarquias. É vedado, portanto, aos municípios criar fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
( ) os órgãos monocráticos são aqueles vinculados a apenas uma pessoa, como o gabinete do prefeito, as Secretarias ou a chefia de setores da Câmara de Vereadores, que possuem uma finalidade mais gerencial.
( ) os órgãos colegiados são compostos por várias pessoas, são instâncias como os conselhos, comitês, comissões e fóruns, que geralmente possuem uma natureza plural e multidisciplinar, e possuem uma finalidade mais assessora ou deliberativa.
( ) as secretarias municipais são órgãos compartilhados entre os Prefeitos e as Câmaras de Vereadores. Os secretários municipais são indicados pelos prefeitos, mas apenas assumem o posto após sabatina e aprovação dos vereadores. Além disso, as Câmaras de Vereadores podem afastar qualquer secretário do cargo, se for aprovada uma moção de censura.
A V, V, V, V;
B V, V, F, F;
C F, F, V, V;
D V, F, F, V;
E F, V, V, F.

O processo de redemocratização do Estado brasileiro, durante a década de 1980, transformou profundamente o ambiente político-institucional do país. Além da liberalização política, da ampliação da competição eleitoral e do incremento das liberdades civis – resultados de uma longa transição política com a paulatina adoção de mecanismos típicos de regimes democráticos – houve uma redefinição do papel institucional dos diversos níveis de poder.
Sobre a autonomia dos municípios brasileiros, analise as afirmativas a seguir:
I - Para garantir a plena autonomia dos municípios, os constituintes estabeleceram poucas responsabilidades compartilhadas entre os governos locais, estaduais e federal. Desse modo, os constitucionalistas afirmam que a autonomia no Brasil é semiabsoluta ou quase-absoluta;
II - As competências municipais exclusivas são poucas e são mais associadas ao que é estritamente de interesse local, enquanto as competências comuns são mais amplas e de interesse geral e por isso, possuem responsabilidade compartilhada com o Estado e a União;
III - Como a Constituição de 1988 foi escrita em um contexto de crise inflacionária e alto endividamento do Estado, os parlamentares constituintes resolveram restringir a autonomia municipal. Atualmente, os governos locais possuem autonomia política, pois a organização administrativa dos municípios é definida pelos governos estaduais, e a forma de gerir os recursos orçamentários é estabelecida por uma lei complementar federal.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
B Apenas a afirmativa I está correta;
C Apenas a afirmativa II está correta;
D Apenas a afirmativa III está correta;
E Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

O Brasil é uma federação que utiliza intensamente as transferências intergovernamentais. Predominam no país as transferências incondicionais (o governo receptor tem total liberdade para decidir a alocação dos recursos), obrigatórias (o governo doador é obrigado a fazer a transferência, por determinação constitucional ou legal) e sem contrapartida (o governo receptor não é obrigado a complementar os recursos recebidos).
Conforme os estudos realizados durante a disciplina, analise as afirmativas sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e acerca do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB):
I - O FPM é um consórcio entre municípios, no qual eles compartilham gastos e políticas públicas. Um exemplo da atuação do FPM é a área de Saúde, na qual os custos são divididos entre os municípios, mas também a mesma política de saúde é adotada por vários governos municipais.
II - Cada município deve ter o seu FUNDEB para gerir o percentual mínimo de 25% de gasto em educação obrigatório para os municípios. Como os recursos são geridos por um coletivo de lideranças municipais, o FUNDEB também pode ser classificado como um conselho.
III - O objetivo do FPM é redistribuir os recursos arrecadados pelo Imposto de Renda e pelo IPI aos municípios de forma proporcional. A distribuição desses recursos é feita com base em critérios como o número de habitantes e a renda per capita dos municípios, visando promover uma maior equidade entre os entes municipais.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
B Apenas a afirmativa I está correta;
C Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
D Apenas a afirmativa III está correta;
E Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

A divisão entre as funções de legislar, de executar e de se manifestar, julgando os conflitos, bem como entre as atividades necessárias à gestão do Estado em um ambiente de res publica, difundida como divisão de poderes, com atribuições precípuas, porém não exclusivas a cada um, é lição antiga deixada por Montesquieu que procurava, assim, evitar qualquer forma de tirania, e hoje é considerada um mandamento básico e elemento estrutural ao Estado democrático e de direito.
De acordo com os estudos realizados sobre as funções de prefeitos, secretários municipais e vereadores, analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) o prefeito é a figura central na composição do Poder Executivo, sendo eleito para ser o representante legal do município e exercendo o papel de chefe da administração local. É responsável por conduzir a política administrativa do município, tomando decisões estratégicas e gerenciando a equipe de servidores públicos.
( ) os secretários municipais devem ser escolhidos entre os vereadores eleitos. Eles podem acumular os cargos de secretário e vereador. Isso ocorre porque o Brasil adota no nível local o semipresidencialismo;
( ) os vereadores são responsáveis por aplicar e interpretar as leis no âmbito municipal. Além das típicas funções legislativas, as Câmaras de Vereadores funcionam como um tribunal superior, onde as decisões sobre os processos judiciais são tomadas coletivamente. Sendo assim, eles são juízes e vereadores ao mesmo tempo.
( ) os secretários municipais são responsáveis pelas diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, transporte, infraestrutura, entre outras. São nomeados pelo prefeito e têm a função de gerenciar as políticas públicas em suas respectivas áreas, bem como coordenar as equipes de servidores públicos responsáveis pela execução dessas políticas.
A V, V, V, V;
B V, V, F, F;
C F, F, V, V;
D V, F, F, V;
E F, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina