Logo Passei Direto
Buscar
Uma professora de Matemática planeja uma prova escrita. Para que essa avaliação permita levantar subsídios para ajudar o aluno a progredir no processo de construção do conhecimento, dos valores e das qualidades pessoais e para poder acompanhar a trajetória de cada um na apropriação das competências, e não como uma forma de prejudicar o aluno, deve ser planejada uma avaliação do tipo:
A diagnóstica.
B somativa.
C formativa.
D institucional.
E classificatória.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os diferentes tipos de avaliação: A) Diagnóstica: Tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo, ajudando a planejar o ensino. B) Somativa: Avalia o aprendizado ao final de um período, geralmente com o objetivo de atribuir notas. C) Formativa: Tem como foco o processo de aprendizagem, permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento do aluno e faça intervenções para melhorar o aprendizado. D) Institucional: Refere-se a avaliações que envolvem a instituição como um todo, geralmente para fins de gestão e planejamento. E) Classificatória: Tem como objetivo classificar os alunos em diferentes níveis, geralmente com foco em competição. Dado que a professora deseja levantar subsídios para ajudar o aluno a progredir e acompanhar sua trajetória na apropriação das competências, a avaliação que melhor se encaixa nesse objetivo é a C) formativa. Essa abordagem permite um acompanhamento contínuo e intervenções que favorecem o aprendizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A função da avaliação _______________ é coletar dados relevantes que expressem o estado de aprendizagem inicial do aluno. A palavra que preenche CORRETAMENTE a frase é:
a. Somatória.
b. Diagnóstica.
c. Informatizada.
d. Quantitativa.
e. Classificatória.

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:
a. A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.
b. Provas, trabalhos, maquetes e seminários são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.
c. Notas e conceitos expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.
d. A avaliação da aprendizagem não possui uma finalidade em si; ela subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos alunos para garantir a qualidade do resultado.
e. A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político pedagógico e com o plano de aula.

A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da instituição.
(A) O coletivo dos profissionais é protagonista da avaliação, uma vez que trabalha e conduz a complexidade da formação na escola, orientando-se pelo projeto político-pedagógico da escola.
(B) O professor tem um papel central na implementação de instrumentos de medidas capazes de revelar dados a serem analisados que revelem o desenvolvimento do educando.
(C) Está articulada à avaliação de aprendizagem dos alunos, oportunizando regime de permanentes trocas entre os professores, não sendo articulada à avaliação do sistema escolar, visto que são dimensões distintas.
(D) A equipe escolar desenvolve instrumento de avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no EF que permite evidenciar o que foi agregado na aprendizagem, em termos de habilidades de leitura.
(E) Envolve o conjunto das unidades escolares de uma rede municipal ou estadual, permanecendo sob a responsabilidade do poder público e de parceiros da educação.

A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trata, no artigo 24, inciso V, da verificação do rendimento escolar, tendo como um dos pressupostos básicos a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
A prática descrita a seguir, que corrobora com esse pressuposto, é a seguinte:
(A) o professor deve registrar a aprendizagem dos alunos em forma de notas e realizar a média aritmética dessas notas com vistas à seleção dos melhores alunos da sala.
(B) o professor deve atribuir notas sobre as tarefas, testes e provas finais realizadas pelos alunos com vistas à retenção dos alunos na respectiva série ou ano.
(C) o professor deve transformar a qualidade da aprendizagem dos alunos em um processo quantitativo com vista à classificação dos alunos.
(D) o professor deve atribuir qualidade à avaliação da aprendizagem dos alunos com vistas à promoção dos alunos.

Segundo Libâneo (2013), a avaliação escolar é um componente do processo de ensino, porém é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas nos diversos processos de ensino. Assim, são tarefas da avaliação a verificação da
(A) quantificação e apreciação qualitativa.
(B) qualificação e apreciação qualitativa.
(C) qualificação e apreciação quantitativa.
(D) quantificação e apreciação quantitativa.

Mais conteúdos dessa disciplina