Logo Passei Direto
Buscar
A década de 40 pode ser considerada como um período áureo para a educação de adultos. Nela aconteceram inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas de peso, tais como: a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP; a criação do INEP, incentivando e realizando estudos na área; o surgimento das primeiras obras especificamente dedicadas ao ensino supletivo; lançamento do CEAA – Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, através do qual houve uma preocupação com a elaboração de material didático para adultos e a realização de dois eventos fundamentais para a área: o 1o Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949.
Da década de 1940 aos dias atuais, muitas iniciativas foram tomadas visando à regulamentação e difusão da educação de jovens e adultos. O decreto 5840/06 de 13 de junho de 2006 institui:
a. O Programa Nacional de Emancipação de Jovens e Adultos (PROEJA).
b. O Programa Federal de Escolas Especiais para Jovens e Adultos (PROFEEJA).
c. O Programa Federal de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROFAJA).
d. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
e. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação Infantil para Jovens e Adultos (PROEIJA).
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao decreto 5840/06, que institui um programa específico para a educação de jovens e adultos. a. O Programa Nacional de Emancipação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Esta é uma opção que parece correta, pois o PROEJA realmente se relaciona com a educação de jovens e adultos. b. O Programa Federal de Escolas Especiais para Jovens e Adultos (PROFEEJA) - Não é uma sigla reconhecida no contexto do decreto mencionado. c. O Programa Federal de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROFAJA) - Também não é uma sigla que se relaciona diretamente com o decreto 5840/06. d. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Esta descrição é mais detalhada e correta, pois o PROEJA realmente integra a educação profissional à educação básica para jovens e adultos. e. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação Infantil para Jovens e Adultos (PROEIJA) - Esta opção não é correta, pois não existe um programa com essa descrição. Após essa análise, a alternativa correta é: d. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, é correto afirmar:
Qual das alternativas abaixo é correta?
a. serão subsequentes, preferencialmente, à educação profissional técnica de nível médio, objetivando a formação de trabalhadores em área específica, com aproveitamento contínuo dos estudos.
b. serão articulados, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.
c. serão integrados ao ensino médio, oferecidos a adultos que já tenham concluído o ensino fundamental, objetivando a habilitação profissional técnica de trabalhadores sem formação especializada.
d. serão concomitantes ao ensino fundamental, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social em adultos sem qualificação profissional e baixa escolaridade.
e. não são ofertados na rede pública.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA nasceram para fazer cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que contempla a Educação de Jovens e Adultos, considerando a educação como direito social à cidadania.
Sobre a EJA, o que a lei determina?
a. É fundamental que o ambiente escolar da EJA envolva situações que estimulem a memorização, pois nessa etapa da vida, é mais difícil o adulto se apropriar do conhecimento.
b. O ensino da EJA deve proporcionar condições e meios para que os alunos se tornem sujeitos passivos no processo de apropriação do saber.
c. O ensino da EJA deve proporcionar condições e meios para que os alunos se tornem sujeitos competitivos no processo de apropriação do saber.
d. A prática pedagógica da EJA deve ser individualizada na perspectiva da transmissão, exigindo dos adultos a concentração absoluta no conteúdo que é transmitido, visando à sua assimilação.
e. É necessário reconhecer que a EJA tem um encaminhamento metodológico específico, que respeita o adulto como tal. As atividades desenvolvidas devem ser direcionadas a essa modalidade, assim como a apresentação dos conteúdos propostos e discutidos, que precisam ser do âmbito da vivência do adulto.

A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) significa, no contexto brasileiro, o resgate de uma dívida social para com o cidadão que não estudou na idade própria.
Sobre a EJA, como os cursos devem ser pautados?
a. normatividade, própria do currículo para jovens e adultos.
b. celeridade, dada a condição do alunado.
c. formalidade, nos mecanismos de oferta.
d. flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço.
e. especialização, visto tratar-se de necessidades educacionais especiais.

O Decreto nº 5.840/2006 regulamenta, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Sobre o PROEJA, o que é correto afirmar?
a. os cursos e programas do PROEJA deverão ser oferecidos a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado.
b. os cursos do PROEJA, destinados à formação cultural de trabalhadores, deverão contar com carga horária mínima de mil horas.
c. os cursos do PROEJA, destinados à formação inicial e continuada de trabalhadores, deverão contar com carga horária mínima de mil horas.
d. os cursos técnicos de nível médio ofertados pelo PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil horas.
e. o PROEJA é uma política educacional de inclusão de jovens menores de 16 anos e adultos que possuem funções profissionais obsoletas.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos, o art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define que ela é destinada àqueles que
Qual é a definição da EJA segundo a lei?
a. concluíram o ensino fundamental.
b. não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
c. só têm disponibilidade para os estudos no período noturno, pois trabalham em horário integral.
d. têm de dezoito (18) a trinta e cinco (35) anos de idade.
e. somente podem frequentar cursos de educação a distância.

Mais conteúdos dessa disciplina