Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A educação inclusiva tem representado um desafio constante para educadores quanto à forma de viabilizá-la.
A despeito dos desafios, o que é necessário para que sejam atendidas e respeitadas as peculiaridades apresentadas pela diversidade?
A Modificações substanciais na família.
B Modificações substanciais no(a) aluno(a).
C Modificações substanciais na igreja.
D Modificações substanciais na escola.
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre o que é necessário para atender e respeitar as peculiaridades apresentadas pela diversidade na educação inclusiva, é importante considerar o papel fundamental da escola nesse processo. Analisando as alternativas: A) Modificações substanciais na família - Embora a família tenha um papel importante, as mudanças necessárias para a inclusão geralmente ocorrem no ambiente escolar. B) Modificações substanciais no(a) aluno(a) - A inclusão busca atender as necessidades do aluno sem exigir que ele mude substancialmente. C) Modificações substanciais na igreja - A igreja pode ter um papel social, mas não é o foco principal da educação inclusiva. D) Modificações substanciais na escola - Esta opção é a mais adequada, pois a escola deve adaptar suas práticas, currículos e ambientes para atender a diversidade dos alunos. Portanto, a alternativa correta é: D) Modificações substanciais na escola.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE, 2014) A Educação Básica, por constituir um momento privilegiado em que a igualdade cruza com a equidade, tomou a si a finalização legal do atendimento a determinados grupos sociais, como pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais e os afrodescendentes, que devem ser sujeitos de uma desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações, tanto pelo papel do socializador da escola quanto pelo seu papel de ensino-aprendizagem do conhecimento científico.
O texto confirma o que preconiza a Lei nº 10.639/2003, a qual altera o art. 26 da Lei nº 9.394/1996 (LDB) no que se refere aos conteúdos curriculares para a Educação Básica. Tomando como referência o texto apresentado e o conteúdo da Lei nº 10.639/2003, analise as sentenças a seguir:
I- O ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena deve fazer parte do cotidiano das escolas de maneira articulada com as disciplinas ofertadas.
II- Os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados, conforme previsto na Lei nº 10.639/2003, devem priorizar o estudo da história e da cultura afrobrasileira e indígena na áreas de educação artística e geografia.
III- No ensino de história e de cultura afro-brasileira e indígena devem ser incluídos, entre outros aspectos, conhecimentos relativos à cultura negra brasileira e ao papel do negro na formação da sociedade nacional.
IV- No ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena deve-se destacar a contribuição dos negros nas áreas social, econômica e política de história do Brasil.
a) I, II e III
b) II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina