Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “[...] Não podemos falar com o outro por transmissão de pensamento; para isso, utilizamos um instrumento tipicamente psicológico: o signo”. Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 154.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que descreve uma função do signo de acordo com Vygotski:
A Reforçar a aprendizagem.
B Condicionar comportamento.
C Estimular respostas.
D Expressar o pensamento.
E Memorizar aprendizados.
User badge image
PsicoEducacao

ano passado

User badge image
PsicoEducacao

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar a teoria de Vygotski sobre o signo e sua função na mediação do pensamento e da comunicação. Vygotski enfatiza que os signos (como a linguagem) são fundamentais para a expressão do pensamento e para a interação social. Analisando as alternativas: A) Reforçar a aprendizagem - Embora os signos possam ajudar na aprendizagem, essa não é a função principal que Vygotski atribui a eles. B) Condicionar comportamento - Essa opção se relaciona mais com teorias comportamentais, não com a abordagem de Vygotski. C) Estimular respostas - Embora os signos possam estimular respostas, isso não abrange completamente a função do signo segundo Vygotski. D) Expressar o pensamento - Esta alternativa está alinhada com a ideia de que os signos são usados para comunicar e expressar o que pensamos, sendo uma função central na teoria de Vygotski. E) Memorizar aprendizados - A memorização é um aspecto da aprendizagem, mas não é a função principal do signo. Portanto, a alternativa que melhor descreve uma função do signo de acordo com Vygotski é: D) Expressar o pensamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

vera cardoso

ano passado

letra D


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina