Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. A liderança depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Os humanistas defendem que se pode dividir em vários ângulos a liderança.
Sobre essa perspectiva humanista com relação à liderança, assinale a alternativa CORRETA:
A Liderança como uma relação funcional horizontal: os colaboradores são autoestrategistas na busca da satisfação e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da organização.
B Liderança como um processo em função dos colaboradores: o líder deve realizar mudanças conforme sua visão sobre as situações e a própria perspectiva.
C Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.
D Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: tem como objetivo maximizar problemas de insegurança na execução dos trabalhos, melhorando o comportamento e a satisfação do subordinado.
User badge image
Discussões sobre Modelos de Gestão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à perspectiva humanista sobre liderança, conforme descrito por Chiavenato. A) Liderança como uma relação funcional horizontal: Essa alternativa sugere que os colaboradores são autoestrategistas, o que é uma visão interessante, mas não é a definição mais comum da perspectiva humanista. B) Liderança como um processo em função dos colaboradores: Embora essa alternativa mencione que o líder deve realizar mudanças conforme sua visão, ela não captura a essência da influência e da comunicação interpessoal que é central na perspectiva humanista. C) Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: Esta alternativa destaca a comunicação social e a busca por objetivos comuns, que são aspectos fundamentais da liderança humanista. Ela enfatiza a importância da interação e da influência entre líder e colaboradores. D) Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: Essa alternativa parece confusa e não reflete a ideia de liderança humanista, que busca promover a segurança e o desenvolvimento dos colaboradores. Após essa análise, a alternativa correta que melhor representa a perspectiva humanista sobre liderança é: C) Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estruturalismo na Teoria Organizacional é o resultado da influência das mais diversas correntes do estruturalismo em outras áreas do conhecimento. Organização formal e informal, recompensas materiais e sociais, os diferentes enfoques da organização e os níveis da organização são alguns dos aspectos organizacionais tratados pelo estruturalismo.
Sobre os níveis organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível Técnico.
II- Nível Gerencial.
III- Nível Institucional.
( ) Considerado o intermediário, tem como função seguir as ordens do nível mais elevado, em resumo, transforma as estratégias em ação.
( ) Dá-se por meio das perspectivas operacionais, realizado em curto prazo e segue uma determinada rotina.
( ) O nível que define as estratégias e as perspectivas a serem adotadas em um longo prazo.

A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações.
Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.
( ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
( ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
( ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior.
( ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.

O modelo desenvolvido por Hawthorne buscou humanizar o trabalho das pessoas. Em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho dentro dos princípios da Teoria Clássica.
Sobre as fases do modelo de Hawthorne, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira fase.
II- Segunda fase.
III- Terceira fase.
IV- Quarta fase.
( ) Trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da empresa.
( ) Identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
( ) Foi verificado que os funcionários, utilizando métodos poucos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, passavam a diminuir o ritmo de trabalho.
( ) Percebeu-se que um trabalho em equipe com intervalos e um ambiente com iluminação adequada proporcionavam o melhoramento da produtividade.

A Teoria das Relações Humanas, também chamada Humanística, teve sua origem através de alguns fatos que proporcionaram uma mudança de ênfase dentro da organização, não deixando de lado as máquinas, mas proporcionando um melhor ambiente de trabalho para as pessoas.
Sobre os argumentos que deram origem à Teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas:
I- Houve uma necessidade de democratização no ambiente de trabalho, deixando de lado a rigidez mecanicista.
II- O desenvolvimento das ciências exatas, desenvolvendo o lado racional das pessoas e reafirmando os princípios da Escola Clássica.
III- Houve contribuições da psicologia em que o humanismo nas organizações e na administração de pessoas teve um campo fértil, desenvolvendo a sociologia no ambiente de trabalho.
IV- As experiências de Hawthorne colocaram evidências positivas na Teoria Clássica, pois apresentaram um modelo de trabalho muito mais eficiente e humanizado.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A organização deve ser um sistema social em que haja interação entre as pessoas, por meio de diferenciação e divisão dos trabalhos. No entanto, nem todas as pessoas estão dentro da organização, sendo que esta depende de vários atores externos para garantir uma relação e movimentação de negócio.
Sobre os participantes da organização, utilizando o código a seguir:
I- Empregados.
II- Investidores.
III- Fornecedores.
IV- Clientes.
( ) Motivados pelo preço, qualidade, condições de pagamento e satisfação das necessidades.
( ) Motivados pela rentabilidade, lucratividade, liquidez, dividendos e retorno do investimento.
( ) Motivados por salários, benefícios, prêmios, elogios, oportunidades, reconhecimento e segurança no trabalho.
( ) Motivados pelo preço, condições de pagamento, faturamento e garantia de novos negócios.

O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica.
Sobre as conclusões do modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- A capacidade social faz parte do melhoramento no nível de produção, buscando a informalidade na relação entre operário e coordenação.
II- O comportamento social dos operários ainda é individual, sendo que eles percebem que ficar fora do grupo é uma opção que pode ser vantajosa em alguns casos.
III- A integração social facilita o desenvolvimento pessoal do operário fazendo com que ele se sinta parte de um todo, melhorando consideravelmente sua satisfação e interação no ambiente de trabalho.
IV- Os funcionários têm o comportamento dependendo das recompensas e sanções sociais, segundo normas e padrões da sociedade.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas um desdobramento prático e operacional em sentido da Teoria Sistêmica.
Com relação aos fatores para o surgimento do Desenvolvimento Organizacional, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Diversidades de mudanças no mundo: necessidade de a organização estar pronta para as transformações de forma rápida e inesperada, complexidade maior nas organizações, a tecnologia envolve pessoas com competências diferentes para a integração na DO - mudanças no comportamento.
b) Conflitos interpessoais: foram criados grupos de pessoas que se alteraram entre organizações públicas e privadas, o DO é o meio termo entre a Teoria Comportamental e a Teoria Sistêmica, que buscou na psicologia uma forma para um novo modelo de administração.
c) Modelos de desenvolvimento individual: pessoal, individualização, indivíduo dentro da empresa, com objetivo de dar ênfase e alcançar os objetivos do próprio indivíduo.
d) Motivação humana: observa-se que nem sempre os objetivos da empresa estão de acordo com os objetivos do indivíduo. Com isso, muitas vezes, o sistema se torna ineficiente, retardando ou até impedindo que a organização alcance seus objetivos.

Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica.
Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos.
( ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas.
( ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro.
( ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar.

Mais conteúdos dessa disciplina