Logo Passei Direto
Buscar
O Plano Nacional de Educação – PNE, correspondido pela Lei nº 10.172/2001, visa a educação especial para as pessoas com necessidades educacionais, defendendo que o ensino para elas ocorra em classes comuns, de preferência em classes ou escolas especiais.
Sobre os objetivos desta Lei, analise as afirmativas abaixo:
I - Foi indicada a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a transversalidade da educação especial na educação infantil.
II - É necessário que o contexto escolar reorganize-se para que possam atingir as metas estabelecidas pelo PNE.
III - Outra estratégia que envolve a educação especial está relacionada com a implantação de salas de recursos multifuncionais e a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar.
IV - As escolas devem promover e assegurar aos alunos com diferentes necessidades educacionais currículos, métodos e recursos que estejam relacionados ao ensino-aprendizagem dos mesmos.
a. II e IV, apenas.
b. I, e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, II e IV, apenas.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Foi indicada a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a transversalidade da educação especial na educação infantil. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o PNE realmente menciona a importância do atendimento educacional especializado. II - É necessário que o contexto escolar reorganize-se para que possam atingir as metas estabelecidas pelo PNE. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois a reorganização do contexto escolar é fundamental para atender às necessidades educacionais. III - Outra estratégia que envolve a educação especial está relacionada com a implantação de salas de recursos multifuncionais e a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar. Verdadeira, essa afirmativa é correta, pois a criação de salas de recursos multifuncionais e a formação de professores são estratégias importantes no PNE. IV - As escolas devem promover e assegurar aos alunos com diferentes necessidades educacionais currículos, métodos e recursos que estejam relacionados ao ensino-aprendizagem dos mesmos. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois o PNE defende a adequação dos currículos e métodos para atender a diversidade dos alunos. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, II e III, apenas. Entretanto, como todas as afirmativas são verdadeiras, a alternativa correta não está listada. Se você precisar de mais esclarecimentos, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Drago (2011, p. 436) evidencia que para as pessoas com e sem deficiência ou transtornos de aprendizagem é garantido o ingresso e permanência nas escolas, “[...] bem como o acesso aos bens culturais da humanidade como reconhecimento de sua cidadania e condição humana”, de forma que os alunos com essas determinadas características tenham direito ao AEE para superar suas dificuldades de aprendizagem.
Sobre a elaboração do PPP levando em consideração o atendimento educacional especializado – AEE, analise as afirmativas abaixo:
I - Construir um projeto político pedagógico requer dos envolvidos em sua elaboração/construção uma abrangência alienada de reflexão e investigação.
II - É necessário ter uma construção consistente e sistematizada, de forma dialética e praxiológica, em que cada um assuma o seu papel de co-autor do processo educativo em toda a sua multiplicidade.
III - Da mesma forma como as discussões acerca do projeto político pedagógico, as informações sobre a inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades e superdotação também são entendidas como um processo moroso e complexo.
IV - É entendido como um processo moroso e complexo, pois em sua apresentação ainda permeiam muitas incertezas em relação às ações pedagógicas para o atendimento educacional especializado.
a. I e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina