Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
A partir do século VI da nossa era, passou a substituir a cruz nos suplícios aplicados a determinadas pessoas que eram julgadas e condenadas. Assim, ao invés de serem crucificadas, os condenados eram amarrados em um instrumento feito de um pau na vertical sobre o qual colocavam dois outros em forma de 'X' e, cada um dos membros era amarrado em uma das extremidades.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 1, Tema 2 – Trabalho nas relações sociais de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que apresenta a quem estava destinado o trabalho intelectual, na cultura da antiga Grécia:
A Somente aos senadores, devido a seu elevado grau de conhecimento, no tocante a magistratura.
B Aos agricultores das colônias, pois eram os geradores de alimentos para manutenção da nação.
C Para pessoas detentoras de tempo disponível, pois, se dedicariam às atividades políticas, intelectuais e educativas.
D Aos Filósofos, pois estes eram imbuídos do dom de distribuir o conhecimento entre as pessoas, nas praças públicas.
E O Imperador nomeava doze tribunos, ligados ao comando das colônias, para ouvir o povo e suas reivindicações, para melhor conduzir a vida societária.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) Somente aos senadores, devido a seu elevado grau de conhecimento, no tocante a magistratura. - Embora os senadores tivessem um papel importante, o trabalho intelectual não se restringia apenas a eles. B) Aos agricultores das colônias, pois eram os geradores de alimentos para manutenção da nação. - Os agricultores eram essenciais, mas não eram o foco do trabalho intelectual. C) Para pessoas detentoras de tempo disponível, pois, se dedicariam às atividades políticas, intelectuais e educativas. - Esta opção faz sentido, pois na Grécia antiga, o trabalho intelectual era geralmente reservado para aqueles que tinham tempo livre, já que a maioria da população estava envolvida em atividades produtivas. D) Aos Filósofos, pois estes eram imbuídos do dom de distribuir o conhecimento entre as pessoas, nas praças públicas. - Embora os filósofos desempenhassem um papel importante, o trabalho intelectual não se limitava apenas a eles. E) O Imperador nomeava doze tribunos, ligados ao comando das colônias, para ouvir o povo e suas reivindicações, para melhor conduzir a vida societária. - Esta opção não se relaciona diretamente com o trabalho intelectual. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a quem estava destinado o trabalho intelectual na cultura da antiga Grécia é: C) Para pessoas detentoras de tempo disponível, pois, se dedicariam às atividades políticas, intelectuais e educativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.
E A partir do momento em que o cidadão compunha o feudo, juntamente com sua família, acrescentando que a liberdade viria a este e sua família se participassem de uma guerra e fossem do exército vencedor.

Leia a seguinte passagem de texto: “A segunda metade do século XIX é marcada não somente pela Segunda Revolução Industrial, que se caracteriza por sua expansão para outros países, como também pelos avanços científicos e tecnológicos que são produzidos e incorporados pelo processo produtivo, e ainda, pelas mudanças introduzidas no processo de produção.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 7. Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, sobre a política trabalhista do método taylorista, instituído por Frederick Taylor, assinale a alternativa correta: A Cassação dos direitos deferidos ao trabalhador, com administração militarizada e hierárquica, aliada ao regime escravocrata. B A defesa da concessão de alguns direitos e benefícios trabalhistas, tendo uma administração científica e hierarquizada, e qualificação profissional. C A instituição do método Lancaster no ensino da linha de produção, sem benefícios trabalhistas, aliados a administração de rigidez militar, com carga horária de 16 horas diárias. D A instituição do modelo de ensino fordista na linha de produção, com benefícios aos trabalhadores e redução da carga horária semanal. E O ensino propedêutico para os jovens da linha de produção, rígido controle do estoque das fábricas, trazendo o homem do campo para a cidade, reduzindo assim os salários.

Mais conteúdos dessa disciplina