Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
São todos antibióticos β-lactâmicos:
(A) penicilinas, cloranfenicol, carbapenens, vancomicina.
(B) cefalosporinas, eritromicina, vancomicina, quinolonas.
(C) eritromicina, tetraciclinas, polimixinas, estreptograminas.
(D) penicilinas, cefalosporinas, carbapenens, cefamicinas.
(E) cloranfenicol, tetraciclinas, cefalosporinas, eritromicina.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar quais opções contêm apenas antibióticos β-lactâmicos, vamos analisar cada alternativa: (A) penicilinas, cloranfenicol, carbapenens, vancomicina. - Penicilinas e carbapenens são β-lactâmicos, mas cloranfenicol e vancomicina não são. (B) cefalosporinas, eritromicina, vancomicina, quinolonas. - Cefalosporinas são β-lactâmicos, mas eritromicina, vancomicina e quinolonas não são. (C) eritromicina, tetraciclinas, polimixinas, estreptograminas. - Nenhum desses é β-lactâmico. (D) penicilinas, cefalosporinas, carbapenens, cefamicinas. - Todos esses são antibióticos β-lactâmicos. (E) cloranfenicol, tetraciclinas, cefalosporinas, eritromicina. - Cefalosporinas são β-lactâmicos, mas cloranfenicol, tetraciclinas e eritromicina não são. Portanto, a alternativa correta que contém apenas antibióticos β-lactâmicos é: (D) penicilinas, cefalosporinas, carbapenens, cefamicinas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos e utilizados em todo o mundo. Com relação à sua toxicidade é correto afirmar que:
A) mortes por overdose de benzodiazepínicos são raras e essas geralmente envolvem associação a outros depressores do sistema nervoso central (SNC) como etanol e barbitúricos. B) mortes por overdose de benzodiazepínicos são freqüentes, pois provocam sedação e letargia. C) morte por depressão respiratória são freqüentes em pacientes que fazem uso diário de benzodiazepínicos. D) morte por depressão respiratória são freqüentes em pacientes que fazem aplicação intravenosa de benzodiazepínicos de forma lenta. E) NAC

Em relação à tolerância e dependência aos opióides, analise as seguintes afirmativas:
Estão corretas: A)1 e 3, apenas. B) 1, 2 e 3, apenas. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3, 4 e 5.
1. A tolerância aos opióides, aumento da dose necessária para produzir determinado efeito farmacológico, desenvolve-se rapidamente e é facilmente demonstrada.
2. A dependência física está associada a uma síndrome de abstinência fisiológica, podendo ser reproduzida em animais experimentais.
3. A morfina produz dependência psicológica, manifestada na forma de desejo doentio pela substância.
4. A tolerância é um fenômeno comum dos ligantes dos receptores opióides, independente do tipo de receptor sobre o qual atuam.
5. O aumento da degradação metabólica e a afinidade reduzida dos opióides pelos seus receptores são os principais mecanismos celulares responsáveis pela tolerância.

A administração de medicamentos é considerada uma das atividades de grande seriedade e responsabilidade da equipe de enfermagem, e para sua execução, é necessária a implementação de princípios científicos capazes de fundamentar ações do(a) enfermeiro(a) promovendo segurança na execução da referida atividade.
São princípios da administração de medicamentos, exceto:
A) Avaliar dose, via e hora da medicação, não sendo necessário averiguar a compatibilidade medicamentosa.
B) Avaliar, sempre que possível, experiências anteriores da pessoa relativas ao(s) medicamento(s) que será(ão) administrado(s).
C) Observar prazo de validade do medicamento, não sendo autorizada a administração em caso de vencimento do composto.
D) Confirmar o medicamento que será administrado com a prescrição, conferindo o rótulo do fármaco com o prescrito.

É comum nas emergências o uso de drogas analgésicas e sedações. Cabe à equipe de enfermagem o conhecimento das classes medicamentosas e seus efeitos adversos para prestar um cuidado adequado em caso de reações inesperadas.
Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fármacos às suas indicações e possíveis efeitos adversos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Diazepam. 2. Propofol. 3. Morfina. 4. Tramadol. 5. Haloperidol.
Coluna 2 ( ) Opioide fraco utilizado para analgesia, tem como efeito adverso náuseas e vômitos. ( ) Opioide forte utilizado para analgesia, tem como efeito adverso tonturas. ( ) Benzodiazepínico utilizado para sedação, um dos efeitos adversos é a depressão respiratória. ( ) Agente anestésico utilizado para sedações de curta duração, pode ocorrer apneia. ( ) Classe das butirofenonas utilizada no tratamento da agitação psicomotora e do delírio, tem como efeito adverso taquicardia.
A) 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
B) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
C) 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
D) 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
E) 5 – 2 – 1 – 4 – 3.

Com relação ao tratamento farmacológico da asma, assinale a opção correta.
A) O tratamento tópico com sistemas inaladores contendo salbutamol é mais eficiente, pois a dose administrada é menor, reduzindo tanto o custo final do medicamento, como a ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos.
B) Assim como a teofilina, o salbutamol é uma metilxantina que possui mecanismo de ação ainda controverso no tratamento da asma.
C) O tratamento oral é mais confiável que o tópico, pois os dispositivos disponíveis no mercado não possibilitam a administração de doses corretas da formulação para as vias aéreas.
D) O salbutamol, assim como outros medicamentos também do grupo dos corticoides, deve ser usado por um tempo reduzido, evitando ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos, como o aumento da pressão arterial.
E) O salbutamol pertence ao grupo dos fármacos anticolinérgicos, que atuam bloqueando receptores muscarínicos da musculatura lisa brônquica, levando à broncodilatação.

Assinale a alternativa que não contenha um anestésico inalatório.
A) Isoflurano B) Sevoflurano C) Halotano D) Propofol E) NAC

A campanha publicitária de um remédio antialérgico dizia: A alergia não tem hora para atacar, mas tem 10 minutos para tratar.
Assinale a opção que indica o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio.
A) A alergia mostra certa gravidade.
B) O remédio indicado é muito rápido e eficiente.
C) O perigo trazido pelo ataque alérgico.
D) A imprevisibilidade do ataque da alergia.
E) O baixo preço do medicamento.

Mais conteúdos dessa disciplina