Sob uma perspectiva qualitativa, sob os efeitos nocivos derivados de concepções estereotipadas de gênero, os diversos tipos de preconceitos atribuídos à conduta profissional da mulher podem ser identificados como fatores limitadores do desenvolvimento feminino em um ambiente de trabalho. Percepções sexistas de que as mulheres não desempenham satisfatoriamente funções de liderança podem interferir negativamente nos procedimentos de escolha e promoção a cargos de autoridade, o que gera o descontentamento de eventuais subordinados, sobretudo por parte daqueles dotados de um pensamento machista e até mesmo reduzindo as aspirações de mulheres potencialmente compatíveis com postos de chefia.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É fundamental reconhecer a importância da licença-paternidade, bem como os benefícios de um eventual prolongamento em sua duração.
PORQUE
II. O estabelecimento de prazos semelhantes à licença-maternidade para este direito dos pais, além de reverter o preconceito com a mulher no mercado de trabalho, permite que os pais compartilhem os cuidados com o recém-nascido e rejeita a discriminação de que a dedicação aos filhos é dever sobretudo da mulher.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Ed
há 10 meses
Vamos analisar as asserções: I. É fundamental reconhecer a importância da licença-paternidade, bem como os benefícios de um eventual prolongamento em sua duração. Essa afirmação é verdadeira, pois a licença-paternidade é importante para a equidade de gênero e para o envolvimento dos pais nos cuidados com os filhos. II. O estabelecimento de prazos semelhantes à licença-maternidade para este direito dos pais, além de reverter o preconceito com a mulher no mercado de trabalho, permite que os pais compartilhem os cuidados com o recém-nascido e rejeita a discriminação de que a dedicação aos filhos é dever sobretudo da mulher. Essa afirmação também é verdadeira, pois a equiparação dos prazos ajuda a combater estereótipos de gênero e promove a divisão de responsabilidades parentais. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois ao reconhecer a importância da licença-paternidade e seus benefícios, a II explica como isso pode ajudar a reverter preconceitos e promover a igualdade. Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Celio Sampaio Maia
há 10 meses
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.