Logo Passei Direto
Buscar
No ano de 2017, houve profundas e significativas mudanças no texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), popularmente denominadas reforma trabalhista. Entre as disposições contidas na referida reforma, há a previsão de que o vigor da norma dar-se-á depois de decorridos 120 dias da respectiva publicação oficial. Considerando essa alteração legislativa e com base na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) As alterações em texto de lei já em vigor, como no exemplo apresentado, não são consideradas lei nova.
A) As alterações em texto de lei já em vigor, como no exemplo apresentado, não são consideradas lei nova.
B) A única forma possível para que lei posterior revogue a anterior é quando expressamente assim o declare.
C) A disposição que prevê que o vigor da norma dar-se-á depois de decorridos 120 dias da respectiva publicação oficial contraria regra trazida na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, que impõe que todas as leis começarão a vigorar, obrigatoriamente, em todo o País, 45 dias depois de oficialmente publicadas.
D) A lei revogada não se restaura por ter perdido a vigência, ainda que haja previsão legal para tanto.
E) Ninguém pode se escusar de cumprir as previsões legais trazidas pela reforma trabalhista alegando que não a conhece.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à reforma trabalhista de 2017 e à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB): A) As alterações em texto de lei já em vigor, como no exemplo apresentado, não são consideradas lei nova. - Esta afirmação é verdadeira, pois alterações em leis já existentes não criam uma nova lei, mas sim modificam a anterior. B) A única forma possível para que lei posterior revogue a anterior é quando expressamente assim o declare. - Esta afirmação não é correta, pois a revogação pode ocorrer de forma tácita, não apenas expressa. C) A disposição que prevê que o vigor da norma dar-se-á depois de decorridos 120 dias da respectiva publicação oficial contraria regra trazida na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, que impõe que todas as leis começarão a vigorar, obrigatoriamente, em todo o País, 45 dias depois de oficialmente publicadas. - Esta afirmação é incorreta, pois a LINDB permite que a própria norma estabeleça um prazo diferente para a sua vigência. D) A lei revogada não se restaura por ter perdido a vigência, ainda que haja previsão legal para tanto. - Esta afirmação é verdadeira, pois uma vez revogada, a lei não volta a ter vigência automaticamente, a menos que haja uma nova norma que a restabeleça. E) Ninguém pode se escusar de cumprir as previsões legais trazidas pela reforma trabalhista alegando que não a conhece. - Esta afirmação é verdadeira, pois a ignorância da lei não é uma justificativa para não cumpri-la. Após a análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto da pergunta e que é correta é a) "As alterações em texto de lei já em vigor, como no exemplo apresentado, não são consideradas lei nova."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material