Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o termo flexibilidade docente, está correto afirmar que:
a ) a flexibilidade docente é uma qualidade do professor que tem disponibilidade para atuar em qualquer horário determinado pela escola em que trabalha.
b ) a flexibilidade docente é a capacidade do professor de compreender opiniões diversas e buscar novas opções em suas ações pedagógicas.
c ) a flexibilidade docente não é encarada como uma competência necessária ao professor; é bem possível exercer um bom trabalho docente sem ser flexível.
d ) não há flexibilidade na docência, visto que é um trabalho sério e importante que não deve ser flexibilizado, devendo ter metas claras e rígidas.
e ) a flexibilidade do professor é demostrada na sua condução na reunião pedagógica, com relação ao cumprimento de prazos e horários predeterminados.
User badge image
Didaticamente

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o termo "flexibilidade docente": a) A flexibilidade docente é uma qualidade do professor que tem disponibilidade para atuar em qualquer horário determinado pela escola em que trabalha. - Essa definição não abrange o conceito de flexibilidade, que vai além da disponibilidade de horários. b) A flexibilidade docente é a capacidade do professor de compreender opiniões diversas e buscar novas opções em suas ações pedagógicas. - Esta alternativa reflete bem o conceito de flexibilidade, pois envolve a adaptação e a abertura para novas ideias e abordagens. c) A flexibilidade docente não é encarada como uma competência necessária ao professor; é bem possível exercer um bom trabalho docente sem ser flexível. - Essa afirmação é incorreta, pois a flexibilidade é considerada uma competência importante para a prática docente. d) Não há flexibilidade na docência, visto que é um trabalho sério e importante que não deve ser flexibilizado, devendo ter metas claras e rígidas. - Essa alternativa nega a flexibilidade, o que não é correto, já que a docência pode e deve ser adaptativa. e) A flexibilidade do professor é demonstrada na sua condução na reunião pedagógica, com relação ao cumprimento de prazos e horários predeterminados. - Essa afirmação limita a flexibilidade a aspectos administrativos, não abrangendo o conceito mais amplo. Após essa análise, a alternativa que melhor define a flexibilidade docente é: b) a flexibilidade docente é a capacidade do professor de compreender opiniões diversas e buscar novas opções em suas ações pedagógicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é a frase que representa uma verdade, considerando que a tecnologia também deve estar disponível na escola?
a ) A escola, mesmo diante de tantos avanços tecnológicos e científicos, precisa ter como base um modelo de aula em que se privilegie o ensino oral e escrito.
b ) O professor é o centro do processo educativo e, como tal, deve se apresentar aos alunos; as tecnologias não devem interferir nessa questão.
c ) É preciso pensar em como as tecnologias serão integradas às ações educativas para que possam ajudar os alunos a aprender mais e melhor.
d ) Os recursos tecnológicos não têm importância no processo de ensino-aprendizagem.
e ) A Base Nacional Comum Curricular não faz nenhuma menção ao uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar.

Com relação a essa parceria, quais das frases a seguir retratam verdades?
I. Escola e família são instituições distintas e assim devem seguir. Uma não deve opinar e participar do trabalho da outra, uma vez que, se isso acontecer, corre-se o risco de haver interferência de uma em outra.
II. O fato é que entre comunidade (e, aqui, dando destaque para as famílias dos alunos) e escola deve haver um elo de parceria, de respeito e de crescimento mútuo.
III. A parceria entre família e escola tem que servir para a escola poder apresentar seus objetivos, solicitar (e agradecer) apoio e explicar qual a relevância das ações pedagógicas realizadas.
IV. Ao abrir as portas para a comunidade, a escola também fica mais vulnerável, uma vez que aceita receber as críticas, os pedidos e a análise de quem vê a realização da tarefa educativa por outro ângulo.
V. A parceria entre família e escola cria uma vulnerabilidade escolar desnecessária. Como nem sempre os pais entendem o que a escola realiza, deixar que eles se manifestem na escola é permitir que interfiram no ambiente e nas práticas educativas, o que não é desejável.
a ) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
b ) Está correta apenas a assertiva IV.
c ) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
d ) Estão corretas apenas as assertivas I e VI.
e ) Estão corretas apenas as assertivas I, III, V e VI.

Considerando esse consenso e o caminho para chegar até elas, marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas.
( ) As práticas modernas não virão somente com respostas metodológicas, mas com estudos que permitam entender a razão dessas práticas e o fundamento por trás das ações.
( ) Há muitas ofertas de práticas metodológicas disponíveis nas redes sociais. É só fazer uma pesquisa básica e aplicar. Tudo que serve para uma escola, serve para a outra.
( ) Não adianta o professor tentar realizar práticas modernas se sua escola é tradicional. Não é aconselhável ir contra isso, pois pode resultar em prejuízos na sua carreira.
( ) As práticas modernas decorrerão também do estudo do professor. Por isso, é preciso focar a formação continuada e a participação de eventos educativos.
( ) Atualmente, não há lugar na escola para práticas modernas. O ideal é seguir o que a escola indica como correto e fazer seu trabalho dentro dessa ótica.
a ) V - F - F - V - F
b ) V - F - V - F - V
c ) F - V - V - F - V
d ) F - V - F - V - F
e ) V - F - V - V - V

Como essa disseminação de informações pode afetar a escola?
a ) Não pode. As TDICs servem para lazer, como é o caso das redes sociais, e a escola trabalha com outro tipo de conteúdo.
b ) Com o uso das TDICs, os alunos passam a ser meros expectadores das informações disponibilizadas; com isso, deixam de construir seu conhecimento sobre as coisas de modo concreto, pois há reforço da passividade.
c ) A escola não pode usar as informações disseminadas pelas TDICs, pois grande parte do que está disponível digitalmente não pode ser comprovado cientificamente.
d ) A quantidade de informações disponibilizadas pelas TDICs não ajuda a escola; ao contrário, acaba por confundir alunos e professores no processo de aprendizagem.
e ) A quantidade de assuntos e informações disponíveis modifica o modo de educar e possibilita que a escola trabalhe com conteúdos, informações e recursos atualizados e modernos.

Com relação ao uso de tecnologias no ambiente escolar, assinale a alternativa correta.
a ) É perfeito para os alunos quando um professor deixa de usar o quadro para usar aplicativos como o PowerPoint.
b ) O professor é o principal fornecedor de informações da aula, logo o uso das tecnologias não altera em nada essa realidade.
c ) As tecnologias devem ser usadas para momentos de lazer, uma vez que, na escola, nada substitui a explicação do professor.
d ) O uso de tecnologias facilita o acesso à informação e pode atuar para melhorar a qualidade das aulas.
e ) As tecnologias acabam por distrair os alunos, fazendo com que tirem o foco das explicações das aulas.

Dentro da ideia de criatividade sendo reconhecida como relevante, assinale a alternativa que complete melhor a frase a seguir.
a ) a passividade do aluno; é preciso considerar que o aluno passivo está prestando atenção no desenvolvimento das aulas e exercitando sua criatividade.
b ) o professor explicando o conteúdo; sem a explicação do professor, o aluno se perde no assunto.
c ) a monitoria de alunos; quando um aluno explica ao outro, a aula fica mais criativa.
d ) criação por parte do professor e ação por parte do aluno.
e ) divertimento; aulas informais ou livres são as mais criativas.

Mais conteúdos dessa disciplina