Logo Passei Direto
Buscar
O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, ganhou maior notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau a partir de 1971. As Ciências têm se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo.
Sobre a importância do ensino das Ciências Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que
o ensino de Ciências Naturais pode contribuir para uma relação homem-natureza onde são favorecidas ações de exploração, acarretando a manipulação gênica, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o lixo industrial, hospitalar e doméstico.
os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a deixar de ser abordados devido ao modelo desenvolvimentista mundialmente hegemônico.
o ensino de Ciências Naturais está relacionado com os processos do dia a dia da sociedade e isso torna as atividades práticas do conhecimento científico menos valorizadas e aplicadas.
o ensino de Ciências Naturais orientou a necessidade do currículo responder ao avanço da postura “cientificista” e às demandas pedagógicas geradas por influência do movimento ambiental.
o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.
User badge image
Didaticamente

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A afirmação correta sobre a importância do ensino de Ciências Naturais no nível fundamental é: "o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente." Isso destaca a relevância do ensino de Ciências Naturais para formar cidadãos críticos e conscientes em relação ao meio ambiente e à sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias – assim consideradas em relação às tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualificações profissionais. A ciência, hoje, na forma de tecnologias, altera o cotidiano das pessoas e coloca-se em todos os espaços. Não há dúvidas de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais e softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde anteriormente predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. Para que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possam trazer alterações no processo educativo, elas precisam, no entanto, ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitas as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que seu uso realmente faça diferença.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – Os avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e da microeletrônica podem ser incorporados às tecnologias mais antigas no trabalho educativo, desde que se compreendam as especificidades do ensino e da própria tecnologia.
II – O ensino mediado pelas TIC permite ampliar não somente as possibilidades pedagógicas de aprendizagem, mas também a interação entre os atores do processo educativo.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

(FUNDAEC – 2018) Ao ingressar no Ensino Fundamental, as crianças possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados.
Tais saberes devem
ser excluídos a fim de mostrar aos alunos a realidade científica e tecnológica em que vivemos.
ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências.
embasar as aulas e as temáticas escolhidas para o trabalho científico das crianças.
ser desenvolvidos a partir das vivências e experiências das crianças.
ser comparativos entre saberes acadêmicos e os saberes trazidos pelas crianças.

Apesar dos estudos sem utilidade imediata estarem desaparecendo, tal a importância dada atualmente aos saberes utilitários, a tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. É essencial que cada criança, esteja onde estiver, possa ter acesso, de forma adequada, às metodologias científicas de modo a tornar-se para toda a vida “amiga da ciência”.
Isso se justifica porque o aumento dos saberes permite:
I. Compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos.
II. Favorecer o despertar da curiosidade intelectual.
III. Estimular o sentido crítico.
IV. Compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir.

(AV MOREIRA – 2019) O professor de Ciências utiliza as orientações dos PCNs para levar ao aluno, através de situações de aprendizagem, um conhecimento maior sobre a natureza, sobre questões como desmatamento, poluentes, manipulação genética e doenças, de forma a compreender e atuar no mundo em que vivem.
Dessa forma, deve procurar o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva na qual o estudante possa atuar como cidadão com participação social e desenvolvimento mental para exercício pleno da cidadania.
a atuação do professor compreende trabalhar os conteúdos com memorização e alto nível de abstração com os alunos do nível fundamental.
o competente domínio das teorias científicas e sua transmissão através da repetição sistemática de definições.
assumir uma postura construtivista ou sociointeracionista buscando minimizar os conteúdos científicos.
o uso de experiências científicas realizadas pelo professor para atenta observação e reprodução pelos alunos assumindo postura neutra.
propor temas de trabalho na área de Ciências que sejam flexíveis de modo a estimular a curiosidade e as dúvidas dos estudantes num processo interdisciplinar.

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio
do diálogo restrito.
da alienação compassiva.
de alienação integrada.
do sono.
X da interação social.

Neste sentido, os organizadores gráficos, em especial os mapas conceituais, auxiliam na organização do pensamento, no cruzamento de conhecimentos prévios e novos, e as conexões estabelecidas entre si, possibilitando
X a aprendizagem ativa do aluno.
o exercício da repetição.
a interação entre objetos.
a distribuição dos conteúdos.
o aperfeiçoamento de habilidades.

Mais conteúdos dessa disciplina