Logo Passei Direto
Buscar
Jessé Souza, sociólogo potiguar, em sua obra “A elite do atraso” (2017), faz uma contundente crítica ao desenvolvimento do pensamento sociológico brasileiro, evidenciando características personalistas, patrimonialistas e populistas propostas pelos cientistas sociais que descreveram, desde o início do século XX, mas principalmente a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo, a constituição sociológica do Brasil. Analise as afirmativas abaixo. I. Jessé afirma que a principal instituição brasileira, constituinte de todas as outras, da família ao estado, da justiça à religião, foi a escravidão, e em certa medida, continua sendo na sua forma moderna da manutenção das relações de trabalho. Constata que a ideia comumente defendida pela elite intelectual de que o Brasil colonial reproduzia a cultura e o modo de vida do português é contrariada pelo fato de que a escravidão em Portugal praticamente inexistia; que foi uma alternativa encontrada porque respondia aos interesses do mercado internacional de escravos, a necessidade de colonização, de fornecimento de mão-de-obra e de exploração colonial. II. Para Jessé, a ideia de que a corrupção é uma característica endêmica do brasileiro se contradiz na evidência de sua existência mundial, em todas as culturas e sociedades. O que nos diferencia é a forma pela qual a nossa elite econômica se apodera do estado e, em seu benefício, estabelece políticas econômicas e sociais que simultaneamente propiciam a utilização dos recursos públicos em seu favor e afasta a possibilidade da tomada do poder pela maioria empobrecida da população. Em relação à obra apresentada, assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I e II são verdadeiras
b) Apenas a afirmativa I é verdadeira
c) Apenas a afirmativa II é verdadeira
d) As afirmativas I e II são falsas
User badge image
Progresso com Exercícios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Jessé afirma que a principal instituição brasileira, constituinte de todas as outras, da família ao estado, da justiça à religião, foi a escravidão, e em certa medida, continua sendo na sua forma moderna da manutenção das relações de trabalho. Essa afirmativa está correta, pois Jessé Souza realmente discute a escravidão como uma instituição fundamental na formação da sociedade brasileira e suas consequências até os dias atuais. II. Para Jessé, a ideia de que a corrupção é uma característica endêmica do brasileiro se contradiz na evidência de sua existência mundial, em todas as culturas e sociedades. Essa afirmativa também está correta, pois ele argumenta que a corrupção não é exclusiva do Brasil, mas sim uma questão global, e critica a forma como a elite econômica se apropria do estado para seus próprios interesses. Ambas as afirmativas I e II são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: a) As afirmativas I e II são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Presente no primeiro e no quarto parágrafos do texto, o vocábulo “verde” é compreensível em função do compartilhamento de sentidos produzidos pela linguagem. Com base em seu emprego, é correto afirmar que, nas duas ocorrências:

a) ilustra sentido conotativo e equivalência de função sintática.
b) encontra-se em sentido denotativo, possuindo a mesma classe gramatical.
c) aponta para sentidos diferentes, mas com mesma classe gramatical.
d) possui equivalência semântica e papéis morfossintáticos distintos.

O emprego da forma verbal destacada, em “que a modalidade saia dos atuais 12%” (2º§), ao referir-se a uma previsão, é explicado, corretamente, por representar:


A. o caráter hipotético do modo verbal.
B. a noção de continuidade típica dessa voz verbal.
C. a ideia de futuro expressa pelo tempo verbal.
D. a impessoalidade oriunda da concordância.

Embora a terceira pessoa do discurso predomine no texto, ocorrem duas citações diretas que fazem uso da primeira pessoa. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) o emprego da primeira pessoa do discurso nas citações faz referência exclusiva ao emissor, caracterizado sempre pela flexão no singular.
b) o texto pode ser considerado imparcial em relação ao tema, sendo expressado um posicionamento efetivo apenas nessas citações.
c) a pessoalidade dos discursos apresentados nas citações ratifica o que é apresentado no texto por meio de argumentos de autoridades.
d) os posicionamentos apresentados fragilizam a argumentação proposta uma vez que reúnem relatos pessoais dissociados de elementos concretos.

Em “Cerca de 90% dessas despesas vêm da manutenção da rede de telefonia”, nota-se que a grafia do verbo está de acordo com mais de uma possibilidade de concordância. Diante das seguintes construções, assinale a alternativa que não apresenta possibilidade múltipla de concordância.


a) Resolviam-se questões com muita frequência.
b) Gritava apavoradamente o escrivão e a sua auxiliar.
c) Uma porção de estudantes questionava o texto.
d) Uma das coisas que mais me impressionam é a covardia.

Mais conteúdos dessa disciplina