Logo Passei Direto
Buscar

Mediação de Conflitos

Colégio Objetivo
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características do enunciado desta “lei”.
a) A sociedade divide-se em classes sociais pelo critério da evolução moral dos homens; assim, aqueles moralmente mais desenvolvidos formam a aristocracia, os de moral “em desenvolvimento” formam o clero e a burocracia e aqueles de moral mundana formam a plebe
b) A evolução do ser humano é marcada pelo acúmulo de experiências de acordo com a Lei da sabedoria e do conhecimento; assim, mesmo aparentando disputas e antagonismos, como, por exemplo, entre idealistas e racionalistas, esta evolução ocorre linearmente e homogeneamente por toda a história
c) O estudo da sociedade deve assemelhar-se a obtenção do conhecimento científico; é necessária a obtenção de evidências empíricas acerca dos fenômenos sociais para classificá-los e analisá-los
d) O desenvolvimento da inteligência humana evolui de uma condição “teológica ou fictícia”, para outra “metafísica ou abstrata” e finalmente atinge a condição “científica ou positiva”
User badge image
Estudando com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação às características que podem estar associadas a uma "lei" que trata da evolução do conhecimento e da sociedade. a) A sociedade divide-se em classes sociais pelo critério da evolução moral dos homens; assim, aqueles moralmente mais desenvolvidos formam a aristocracia, os de moral “em desenvolvimento” formam o clero e a burocracia e aqueles de moral mundana formam a plebe. - Essa alternativa fala sobre a divisão da sociedade com base na moralidade, mas não é uma característica central de uma lei que trata da evolução do conhecimento. b) A evolução do ser humano é marcada pelo acúmulo de experiências de acordo com a Lei da sabedoria e do conhecimento; assim, mesmo aparentando disputas e antagonismos, como, por exemplo, entre idealistas e racionalistas, esta evolução ocorre linearmente e homogeneamente por toda a história. - Essa alternativa menciona a evolução do ser humano e a acumulação de experiências, mas a ideia de linearidade e homogeneidade pode ser questionada. c) O estudo da sociedade deve assemelhar-se à obtenção do conhecimento científico; é necessária a obtenção de evidências empíricas acerca dos fenômenos sociais para classificá-los e analisá-los. - Essa alternativa enfatiza a importância do método científico na análise social, o que é uma característica importante em teorias sociais. d) O desenvolvimento da inteligência humana evolui de uma condição “teológica ou fictícia”, para outra “metafísica ou abstrata” e finalmente atinge a condição “científica ou positiva”. - Essa alternativa reflete a ideia de evolução do conhecimento humano, que é uma característica central em teorias como a de Auguste Comte, que fala sobre a transição entre diferentes estágios de desenvolvimento do conhecimento. Analisando as alternativas, a que melhor representa as principais características do enunciado da "lei" em questão é: d) O desenvolvimento da inteligência humana evolui de uma condição “teológica ou fictícia”, para outra “metafísica ou abstrata” e finalmente atinge a condição “científica ou positiva”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Presente no primeiro e no quarto parágrafos do texto, o vocábulo “verde” é compreensível em função do compartilhamento de sentidos produzidos pela linguagem. Com base em seu emprego, é correto afirmar que, nas duas ocorrências:

a) ilustra sentido conotativo e equivalência de função sintática.
b) encontra-se em sentido denotativo, possuindo a mesma classe gramatical.
c) aponta para sentidos diferentes, mas com mesma classe gramatical.
d) possui equivalência semântica e papéis morfossintáticos distintos.

O emprego da forma verbal destacada, em “que a modalidade saia dos atuais 12%” (2º§), ao referir-se a uma previsão, é explicado, corretamente, por representar:


A. o caráter hipotético do modo verbal.
B. a noção de continuidade típica dessa voz verbal.
C. a ideia de futuro expressa pelo tempo verbal.
D. a impessoalidade oriunda da concordância.

Embora a terceira pessoa do discurso predomine no texto, ocorrem duas citações diretas que fazem uso da primeira pessoa. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) o emprego da primeira pessoa do discurso nas citações faz referência exclusiva ao emissor, caracterizado sempre pela flexão no singular.
b) o texto pode ser considerado imparcial em relação ao tema, sendo expressado um posicionamento efetivo apenas nessas citações.
c) a pessoalidade dos discursos apresentados nas citações ratifica o que é apresentado no texto por meio de argumentos de autoridades.
d) os posicionamentos apresentados fragilizam a argumentação proposta uma vez que reúnem relatos pessoais dissociados de elementos concretos.

Em “Cerca de 90% dessas despesas vêm da manutenção da rede de telefonia”, nota-se que a grafia do verbo está de acordo com mais de uma possibilidade de concordância. Diante das seguintes construções, assinale a alternativa que não apresenta possibilidade múltipla de concordância.


a) Resolviam-se questões com muita frequência.
b) Gritava apavoradamente o escrivão e a sua auxiliar.
c) Uma porção de estudantes questionava o texto.
d) Uma das coisas que mais me impressionam é a covardia.

Mais conteúdos dessa disciplina