Logo Passei Direto
Buscar
Defesa da infância e amparo legal. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. I. A partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças brasileiras, sem distinção de raça, classe social, ou qualquer forma de discriminação, passaram de objetos a serem «sujeitos de direitos», considerados em sua «peculiar condição de pessoas em desenvolvimento» e a quem se devem assegurar «prioridade absoluta» na formulação de políticas públicas e destinação privilegiada de recursos nas dotações orçamentárias das diversas instâncias político-administrativas do País. PORQUE II. Outros importantes preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que marcam a ruptura com o velho paradigma da situação irregular são: a prioridade do direito à convivência familiar e comunitária e, consequentemente, o fim da política de abrigamento indiscriminado; a priorização das medidas de proteção sobre as socioeducativas, deixando-se de focalizar a política da infância nos abandonados e delinquentes; a integração e a articulação das ações governamentais e não governamentais na política de atendimento; a garantia de devido processo legal e da defesa ao adolescente a quem se atribua a autoria de ato infracional; e a municipalização do atendimento; só para citar algumas das alterações mais relevantes. Assinale a alternativa correta:

R: As asserções I e II são proposições verdadeiras.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as asserções I e II: I. A partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças brasileiras passaram de objetos a serem "sujeitos de direitos", sem distinção de raça, classe social, ou qualquer forma de discriminação. Isso está correto, pois o ECA realmente estabelece que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ter prioridade nas políticas públicas. II. Outros importantes preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que marcam a ruptura com o velho paradigma da situação irregular, incluem a prioridade do direito à convivência familiar e comunitária, o fim do abrigamento indiscriminado, a priorização das medidas de proteção, a integração das ações governamentais e não governamentais, a garantia do devido processo legal e a municipalização do atendimento. Essa afirmação também está correta, pois reflete as mudanças significativas trazidas pelo ECA. Ambas as asserções I e II são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

m tirinhas da Mafalda são ilustradas uma visão atual da infância, segundo a qual, é indiscutível que a criança, desde seus primeiros anos de vida, influencia e é influenciada pelos grupos culturais com que interage. Tem-se, então, a criança como produtora de cultura, com capacidade de criar ativamente sobre aquilo que absorve e não como mera receptora. Ou seja, muitas personagens das tirinhas da Mafalda criticam o ensino para demonstrarem que a criança se relaciona com realidade que a cerca, levando em consideração todos os aspectos da cultura e as relações entre seus pares; a partir disso, ela também se mostra capaz de reelaborar as influências recebidas e assim produzir cultura. Ao analisarmos o texto acima, tendo em mente as concepções das infâncias e o papel da criança na contemporaneidade, podemos inferir que: I - As críticas das personagens das titinhas da Mafalda não podem ser levadas em conta uma vez que são meninas ainda muito novas para compreender as relações de ensino-aprendizagem. II - Independente da idade das personagens das tirinhas da Mafalda, suas críticas devem ser levadas em consideração, pois questionam modelos tradicionais de ensino onde a criança é vista apenas receptora de conteúdos. III - As críticas das personagens das tirinhas da Mafalda são cabíveis uma vez que se alinham ao entendimento atual de que as crianças, a despeito de sua pouca experiência, são produtoras de cultura em todos os meios sociais em que convivem, podendo, inclusive, interferir na construção dos currículos escolares. Está correto o que se afirma:

R: Em II e III, sendo que III complementa II.

Mais conteúdos dessa disciplina