Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Caio Prado Jr., citado por Casalecchi (1982, p. 20), a partir de 1850, fundam‑se “62 empresas industriais, 14 bancos, 3 Caixas Econômicas, 20 companhias de navegação a vapor, 23 de seguros, 4 de colonização, 8 de mineração, 3 de transporte urbano, 2 de gás e 8 estradas de ferro”. Sobre o processo descrito, é correto afirmar que: a. O processo de industrialização foi importante desde o início do império. b. O processo de industrialização teve início nas últimas décadas do século XIX e esteve relacionado com o investimento de capitais gerados na cafeicultura. c. Não se pode considerar o descrito como industrialização, pois sua implantação no Brasil deve ser atribuída a Vargas. d. Toda essa industrialização descrita estava concentrada em São Paulo e por isso a região tornou-se o principal polo de produção desde o século XIX. e. O processo de industrialização está ligado às ações governamentais que incentivaram a transição econômica da agricultura para as fábricas urbanas.
User badge image
laryssa gianduci

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto histórico da industrialização no Brasil a partir de 1850, conforme mencionado por Caio Prado Jr. a) O processo de industrialização foi importante desde o início do império. - Embora a industrialização tenha começado antes, a afirmação é muito ampla e não reflete o foco no período específico mencionado. b) O processo de industrialização teve início nas últimas décadas do século XIX e esteve relacionado com o investimento de capitais gerados na cafeicultura. - Essa afirmação é mais precisa, pois a industrialização realmente ganhou força nas últimas décadas do século XIX, especialmente com os recursos da cafeicultura. c) Não se pode considerar o descrito como industrialização, pois sua implantação no Brasil deve ser atribuída a Vargas. - Essa afirmação é incorreta, pois a industrialização começou antes de Vargas, embora ele tenha promovido um grande impulso na industrialização. d) Toda essa industrialização descrita estava concentrada em São Paulo e por isso a região tornou-se o principal polo de produção desde o século XIX. - Embora São Paulo tenha se tornado um polo industrial, a afirmação é um pouco exagerada, pois a industrialização também ocorreu em outras regiões. e) O processo de industrialização está ligado às ações governamentais que incentivaram a transição econômica da agricultura para as fábricas urbanas. - Essa afirmação é verdadeira, mas não é a única explicação para o processo de industrialização. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto histórico e na descrição do processo de industrialização a partir de 1850 é: b) O processo de industrialização teve início nas últimas décadas do século XIX e esteve relacionado com o investimento de capitais gerados na cafeicultura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada de marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República, para que, por ela, passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo.”
O texto indica a ascensão de qual grupo social na crise do império e momento do golpe político da proclamação da República?
a. Ex-proprietários de escravizados do Vale do Paraíba.
b. Industriais do centro de São Paulo.
c. Cafeicultores do Oeste Paulista.
d. Oligarquias regionais ligadas aos mais diversos produtos agrícolas.
e. Camadas pobres trabalhadoras de regiões industriais urbanas como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Segundo Caio Prado Júnior, nos primeiros anos da República, “a larga expansão das forças produtivas e o progresso material ao qual assistimos nos últimos decênios do império ainda se ativarão mais com o advento da República”.
Vários fatores concorreram para isso, entre eles:
a. O abandono do liberalismo nas relações econômicas.
b. A adoção do protecionismo como sistema econômico.
c. A adesão ao liberalismo como o modelo econômico.
d. A adoção da política estatal de direção da economia nacional.
e. O desenvolvimento da economia planificada.

O americanismo marcou a República nascente como que por antinomia ao europeísmo com o qual se identificava a monarquia. Se as instituições monárquicas prendiam o Brasil à Europa, as republicanas integravam-no ao sistema continental americano. Pretendia-se romper com a tradição monárquica.
Esse americanismo pode ser notado:
a. Na aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos.
b. Na manutenção da dependência do Brasil em relação à Europa.
c. Na aproximação imediata e muito forte dos vizinhos latinos.
d. Na posterior invenção dos antigos monarcas da família dos Bragança como heróis da pátria.
e. No grande esforço do governo brasileiro em se identificar com os vizinhos de origem hispânica, se distanciando da influência dos Estados Unidos.

Mais conteúdos dessa disciplina