Logo Passei Direto
Buscar
O ideal de república no Brasil não surgiu como fruto de movimentos populares, de lutas de classe ou mesmo de uma revolução social. Não houve sequer confronto. Contudo, tal situação não ocorreu. Na passagem da monarquia para a república não ocorreu um levante, uma revolução. Somente uma troca de cadeiras, da qual a população não participou. Essa característica, própria do Brasil, gerou inúmeros questionamentos sobre os ideais republicanos entre os líderes políticos. Sobre a proclamação da República, é correto afirmar: a. Foi realizada com intensa participação popular. b. Foi obra exclusiva de setores miliares. c. Foi causada pelo descontentamento das classes proprietárias de indústrias que assumiram o poder na República. d. Apesar da mudança no comando do poder político, a organização política pouco se alterou no país. e. Foi executada por setores elitistas que impediram a população de grupos subalternos de participar das decisões políticas.
User badge image
laryssa gianduci

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma em relação à proclamação da República no Brasil: a) Foi realizada com intensa participação popular. - Essa afirmação não é correta, pois a proclamação da República não teve uma participação significativa da população. b) Foi obra exclusiva de setores militares. - Embora os militares tenham desempenhado um papel importante, não foi uma obra exclusiva deles, pois houve também a influência de setores civis. c) Foi causada pelo descontentamento das classes proprietárias de indústrias que assumiram o poder na República. - Essa afirmação é um pouco imprecisa, pois o descontentamento foi mais amplo e não se restringiu apenas às classes industriais. d) Apesar da mudança no comando do poder político, a organização política pouco se alterou no país. - Essa afirmação é correta, pois, apesar da mudança de regime, muitas estruturas políticas e sociais permaneceram as mesmas. e) Foi executada por setores elitistas que impediram a população de grupos subalternos de participar das decisões políticas. - Essa afirmação também é verdadeira, pois a transição para a República foi dominada por elites que não permitiram a participação popular. Dentre as opções, a que melhor resume a situação da proclamação da República no Brasil é: d) Apesar da mudança no comando do poder político, a organização política pouco se alterou no país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Quando, na madrugada de 15 de novembro de 1889, uma revolta militar depôs Pedro II, ninguém veio em socorro do velho e doente imperador. A espada de marechal Deodoro da Fonseca abria as portas da República, para que, por ela, passassem os republicanos carregando um novo rei: o café de São Paulo.”
O texto indica a ascensão de qual grupo social na crise do império e momento do golpe político da proclamação da República?
a. Ex-proprietários de escravizados do Vale do Paraíba.
b. Industriais do centro de São Paulo.
c. Cafeicultores do Oeste Paulista.
d. Oligarquias regionais ligadas aos mais diversos produtos agrícolas.
e. Camadas pobres trabalhadoras de regiões industriais urbanas como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Segundo Caio Prado Júnior, nos primeiros anos da República, “a larga expansão das forças produtivas e o progresso material ao qual assistimos nos últimos decênios do império ainda se ativarão mais com o advento da República”.
Vários fatores concorreram para isso, entre eles:
a. O abandono do liberalismo nas relações econômicas.
b. A adoção do protecionismo como sistema econômico.
c. A adesão ao liberalismo como o modelo econômico.
d. A adoção da política estatal de direção da economia nacional.
e. O desenvolvimento da economia planificada.

O americanismo marcou a República nascente como que por antinomia ao europeísmo com o qual se identificava a monarquia. Se as instituições monárquicas prendiam o Brasil à Europa, as republicanas integravam-no ao sistema continental americano. Pretendia-se romper com a tradição monárquica.
Esse americanismo pode ser notado:
a. Na aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos.
b. Na manutenção da dependência do Brasil em relação à Europa.
c. Na aproximação imediata e muito forte dos vizinhos latinos.
d. Na posterior invenção dos antigos monarcas da família dos Bragança como heróis da pátria.
e. No grande esforço do governo brasileiro em se identificar com os vizinhos de origem hispânica, se distanciando da influência dos Estados Unidos.

Mais conteúdos dessa disciplina