Logo Passei Direto
Buscar
A expansão territorial norte-americana no final do século XVIII, denominada Marcha para o Oeste, tinha como objetivo:

a) fortalecer a produção sulista, que tinha como carro chefe a industrialização capitalista.
b) aumentar seu território no sentido do Oceano Pacífico em busca de novas áreas ricas em minerais e alimentos.
c) garantir um novo curso para o desenvolvimento americano nesse momento totalmente associado ao capitalismo Inglês.
d) aumentar a área plantada do norte do país, rica em algodão e milho, insuficiente para manter o ritmo demográfico nacional.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) fortalecer a produção sulista, que tinha como carro chefe a industrialização capitalista. Falso, a Marcha para o Oeste não estava diretamente relacionada à industrialização capitalista, mas sim à expansão territorial e à colonização. b) aumentar seu território no sentido do Oceano Pacífico em busca de novas áreas ricas em minerais e alimentos. Verdadeiro, essa alternativa reflete o objetivo da expansão territorial, que incluía a busca por recursos naturais e novas terras. c) garantir um novo curso para o desenvolvimento americano nesse momento totalmente associado ao capitalismo Inglês. Falso, embora o capitalismo estivesse presente, a Marcha para o Oeste estava mais relacionada à expansão territorial e à busca por novas oportunidades do que a um alinhamento direto com o capitalismo inglês. d) aumentar a área plantada do norte do país, rica em algodão e milho, insuficiente para manter o ritmo demográfico nacional. Falso, essa afirmação não reflete o objetivo principal da Marcha para o Oeste, que era mais sobre a expansão territorial do que apenas aumentar a área plantada no norte. Com base na análise, a alternativa correta é: b) aumentar seu território no sentido do Oceano Pacífico em busca de novas áreas ricas em minerais e alimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

924. (Mackenzie SP/2016) “Está em vossas mãos, meus concidadãos insatisfeitos, e não nas minhas, a questão da Guerra Civil. (...) vós não tendes nenhum juramento firmado no céu para destruir o governo, enquanto eu tenho um mais solene que é o de protegê-lo, preservá-lo e defendê-lo (...) Não devemos romper nossos laços de amizade, embora a paixão os tenha perturbado”. (Abraham Lincoln, 4 de março de 1861) Na parte do discurso acima, pronunciado por Lincoln ao tomar posse como presidente dos Estados Unidos, podemos identificar que

a) por “cidadãos insatisfeitos”, ele queria referir-se aos nor- tistas que se encontravam bastante contrariados com a po- lítica econômica protecionista defendida pelos sulistas.
b) o principal apelo de Lincoln é em favor da paz entre os Estados que compõem a nação norte-americana, pois ele era contrário a qualquer conflito armado.
c) os nortistas não possuíam motivos de insatisfação; pois após a independência, passaram a usufruir de grandes be- nefícios políticos e econômicos.
d) os principais pontos de conflito que romperam os “laços de amizade” foram a questão sobre a tarifa protecionista a respeito das importações e a questão sobre a abolição do trabalho escravo, defendidas pelos nortistas.
e) os sulistas se opunham aos nortistas na questão do acesso às terras conquistadas na “ Marcha para o Oeste”, pois reivindicavam que o acesso às mesmas deveria se res- tringir aos fazendeiros do Sul.

Mais conteúdos dessa disciplina