Ed
há 11 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A) Em algumas regiões da fronteira amazônica, jovens indígenas formam a maioria nas aldeias, onde os povos indígenas contribuíram para a conformação e defesa das fronteiras do Brasil. - Essa afirmação é verdadeira, mas não aborda diretamente a sabedoria e o aprendizado nas relações sociais. B) A sabedoria e o aprendizado nas relações sociais, no ambiente familiar, tribal, e demais ambientes, os povos indígenas organizam-se por grupos familiares para facilitar uma convivência respeitosa entre irmãos maiores e menores, primeiros e últimos, chefes e servos. Esse modo de compreensão de organização social é importante para esses povos. Cada grupo ocupava seu espaço próprio e todos se consideram filhos de um mesmo pai ancestral. A hierarquia e a dinâmica, faz parte do aprendizado. - Esta alternativa aborda diretamente a sabedoria e o aprendizado nas relações sociais, destacando a organização social e a convivência respeitosa. C) Os povos indígenas brasileiros constituem ainda uma riqueza cultural invejável para muitos países e continentes do mundo. São 305 povos étnicos, falando 275 línguas, sendo que há apenas 234 etnias existentes em todo o continente europeu. - Embora essa afirmação seja interessante, não se relaciona diretamente com a sabedoria e o aprendizado nas relações sociais. D) Os povos indígenas, herdeiros de histórias e de civilizações milenares, ajudaram e continuam ajudando a escrever e a construir a história do Brasil. Nas últimas três décadas, mais de 100 mil indígenas, ingressaram no ensino superior e passaram a contribuir diretamente, com a ciência acadêmica, promovendo outros saberes, pautados em outras bases cosmológicas, ontológicas, filosóficas e epistemológicas. - Essa alternativa é relevante, mas não foca especificamente na sabedoria e aprendizado nas relações sociais. E) Os povos indígenas, estão contribuindo na construção de uma universidade que cada vez mais acolhe, agrega, soma, promove e expressa o universo ilimitado e plural de saberes, valores e sujeitos de conhecimentos. Construir pontes, trilhas e horizontes civilizatórios que nos entrelaçam com as nossas diferenças e diversidades de existências. - Embora essa afirmação seja positiva, não aborda diretamente a sabedoria e o aprendizado nas relações sociais. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha ao tema da sabedoria e aprendizado nas relações sociais é a B.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Mais perguntas desse material
Considerando o texto e os conteúdos da Videoaula 4 do Tema 2 – Surgimento de três povos, analisar e assinalar sobre a estrutura geral, na formação dos povos ameríndios. Assinalar a alternativa correta.
APovos da Ásia, da Polinésia, ou Canadá, foram avançando em todas as direções do continente, ocupando inclusive o território que hoje é o Brasil. Como eram nômades, deslocavam-se de um lugar para o outro, alimentando-se de animais, peixes, frutas e raízes.
BOs estrangeiros em direção ao sul, acompanhando rebanhos de animais e caçando bisões, mamutes, e outros, foram encontradas pelos cientistas os fósseis desses animais e pontas de flechas que indicam os caminhos por onde andaram, nossos antepassados.
CCom o passar do tempo, alguns grupos foram se fixando em diferentes lugares. Passaram a domesticar animais e a cultivar a terra, formando pequenas aldeias.
DMuitos cientistas afirmam que os grupos humanos já estavam aqui a 12 mil anos. Outros falam em 25 mil anos. O fato é que trabalhos recentes mostram que há 10 mil anos o Brasil, não era um deserto de gente. Diferentes povos já haviam se espalhado por regiões como a Amazônia, o Nordeste, o Pantanal e o Cerrado.
EConcluíram por uma clara afinidade biológica entre esses primeiros habitantes do nosso continente e grupos do Sul do Pacífico. Surgiram os Na-Dane (Canadá), Esquimós (Groelândia) e Ameríndios (Polinésios). Na cosmologia indígena, o divino e o humano, fazem parte do cotidiano, que constitui a civilização dos maias, incas e astecas.