Logo Passei Direto
Buscar



Os antagonistas são fármacos que diminuem ou se opõem à ação de outro fármaco ou ligante endógeno. Um antagonista não tem efeito na ausência de um agonista. O antagonismo pode ocorrer de vários modos e muitos atuam na mesma macromolécula receptora que o agonista.

GOODMAN, L. S.; GILMAN, A. As bases farmacológicas da terapêutica. 13. ed. Porto Alegre:McGraw Hill, 2019.

 


Em relação aos antagonistas, assinale a alternativa correta.

Alternativas


Alternativa 1:


Os antagonistas têm atividade intrínseca e, por isso, provocam efeitos por si próprios.


Alternativa 2:


O efeito de um antagonista não competitivo pode ser superado com adição de mais agonistas.


Alternativa 3:


O antagonista competitivo impede que um agonista se ligue ao seu receptor e mantém este receptor no estado conformacional inativo.


Alternativa 4:


Os antagonistas não tenham atividade intrínseca, porém eles não são capazes de se fixar, avidamente, aos receptores-alvo, porque possuem forte eficácia.


Alternativa 5:


Um antagonista reversível causa uma redução do efeito máximo, sem deslocamento da curva no eixo das doses e o efeito do antagonista irreversível não pode ser superado adicionando mais agonista.

User badge image
Kelly depaula

ano passado

User badge image
Kelly depaula

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos antagonistas: Alternativa 1: "Os antagonistas têm atividade intrínseca e, por isso, provocam efeitos por si próprios." Análise: Incorreta. Antagonistas não têm atividade intrínseca; eles não provocam efeitos por si próprios na ausência de um agonista. Alternativa 2: "O efeito de um antagonista não competitivo pode ser superado com adição de mais agonistas." Análise: Incorreta. O antagonista não competitivo se liga a um local diferente do receptor e não pode ser superado pela adição de mais agonistas. Alternativa 3: "O antagonista competitivo impede que um agonista se ligue ao seu receptor e mantém este receptor no estado conformacional inativo." Análise: Parcialmente correta, mas não é totalmente precisa, pois o antagonista competitivo não necessariamente mantém o receptor inativo, ele apenas impede a ligação do agonista. Alternativa 4: "Os antagonistas não tenham atividade intrínseca, porém eles não são capazes de se fixar, avidamente, aos receptores-alvo, porque possuem forte eficácia." Análise: Incorreta. Antagonistas não têm atividade intrínseca, mas eles podem se ligar aos receptores, embora não ativem a resposta. Alternativa 5: "Um antagonista reversível causa uma redução do efeito máximo, sem deslocamento da curva no eixo das doses e o efeito do antagonista irreversível não pode ser superado adicionando mais agonista." Análise: Correta. Um antagonista reversível pode reduzir o efeito máximo, mas a curva de dose-resposta não se desloca. Já o antagonista irreversível não pode ser superado pela adição de mais agonista. Portanto, a alternativa correta é a Alternativa 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina