Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Com base nas características apresentadas no texto, é possível afirmar que as plantas citadas são:

a) angiospermas, pois apresentam sementes protegidas por fruto.
b) gimnospermas, pois apresentam raiz, caule, folha e semente.
c) pteridófitas, pois dependem da água para a reprodução.
d) briófitas, pois são plantas de tamanho reduzido que vivem em ambientes úmidos.
e) fanerógamas, pois apresentam a semente como novidade evolutiva.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar as características das plantas mencionadas nas alternativas: a) Angiospermas: São plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Essa é uma característica marcante das angiospermas. b) Gimnospermas: Essas plantas têm sementes expostas, geralmente em cones, e não possuem frutos. c) Pteridófitas: São plantas que se reproduzem por esporos e dependem da água para a fertilização, como as samambaias. d) Briófitas: São plantas não vasculares, geralmente pequenas, que também dependem de ambientes úmidos, mas não têm sementes. e) Fanerógamas: Este termo é sinônimo de plantas que produzem sementes, incluindo angiospermas e gimnospermas, mas não é específico o suficiente para determinar a resposta correta. Com base na descrição da alternativa (a), que menciona sementes protegidas por frutos, essa é a característica que define as angiospermas. Portanto, a alternativa correta é: a) angiospermas, pois apresentam sementes protegidas por fruto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudo realizado em florestas ombrófilas do complexo Mata Atlântica, nas Regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia, foram identificadas 37 espécies de musgos. Essa ocorrência se deve principalmente às características abióticas da floresta e da existência de substrato propício para a fixação das espécies, a exemplo de rochas e troncos das árvores. As características abióticas desse bioma favorecem a reprodução das espécies de musgo. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
a) Período quente e úmido da floresta acelera o processo de dispersão dos pólens, que é levado pelos polinizadores até o estigma.
b) Secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, e ventos espalham os protonemas pelo solo da floresta.
c) Calor da floresta estimula a produção de rizoides e formação de gametófitos jovens, havendo crescimento vegetativo.
d) Gotas de chuva ou respingos, ao atingirem os anterídios, carregam os anterozoides para perto dos arquegônios.
e) Baixa luminosidade estimula a formação de brotos laterais que se desenvolvem em propágulos, dando origem a novas hepáticas.

O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia). Sobre esse ciclo, é correto afirmar que
a) a meiose ocorre no gametófito, no processo de formação dos gametas.
b) a meiose ocorre no esporófito, no processo de formação dos esporos.
c) o gametófito se origina a partir da união do anterozoide com a oosfera.
d) o gametófito é diploide e corresponde à geração predominante.
e) o esporófito é haploide e corresponde à geração predominante.

Sobre as abelhas e o seu papel em uma comunidade, é CORRETO afirmar que:

a) em um ecossistema, um sapo se alimenta de uma abelha que, por sua vez, alimenta-se do néctar de plantas. O sapo, posteriormente, serve de alimento para uma cobra, que se torna presa de um gavião. Além da cobra, o gavião também se alimenta, nesse ecossistema, de pássaros herbívoros. O decréscimo da população de abelhas, que é um consumidor primário, pode promover o decréscimo da população de sapo que é um consumidor terciário.
b) com a sua diminuição populacional, haverá o decréscimo do transporte de grão de pólen do estigma para a antera, nas flores das angiospermas, e do microsporângio para a micrópila, nos estróbilos das gimnospermas.
c) com seu decréscimo populacional e redução do processo de polinização, o serviço ecossistêmico prestado pelas abelhas não interferirá nos sistemas agrícolas, pois estes dependem apenas do maquinário.
d) quando as operárias chegam à colmeia, o néctar trazido na bolsa de mel é passado para abelhas mais jovens, que irão processar o néctar. Durante esse processo, enzimas – que são proteínas – quebrarão os açúcares complexos do néctar e os transformarão em açúcares mais simples, como o amido.
e) por meio da seleção natural, que atua modificando a distribuição das características na população ao longo das gerações, as abelhas apresentam adaptações comportamentais e morfológicas que possibilitam o serviço ecossistêmico de polinização.

Mais conteúdos dessa disciplina