Logo Passei Direto
Buscar
A Magna Carta, assinada em 1215 pelo Rei João Sem-Terra, caracterizou-se por: Escolha uma opção: a. Garantir aos súditos direitos sociais em face dos reis e senhores feudais. b. Criar limites para o Estado absolutista, garantindo direitos aos barões do reino em face do soberano. c. Estabelecer a garantia de direitos dos cidadãos em relação aos soberanos e os barões do reino. d. Estabelecer responsabilidades recíprocas entre os cidadãos, o soberano, o clero e a burguesia. e. Garantir direitos ao clero em face dos barões do reino.
User badge image
Lucas Ricardo Poli

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Magna Carta, assinada em 1215, é um documento histórico que limitou os poderes do rei e estabeleceu certos direitos para os barões e, indiretamente, para os súditos. O foco principal da Magna Carta era garantir que o rei não pudesse agir de forma arbitrária e que houvesse um sistema de justiça que respeitasse os direitos dos nobres. Analisando as opções: a) Garantir aos súditos direitos sociais em face dos reis e senhores feudais - Embora a Magna Carta tenha influenciado direitos, seu foco principal não era direitos sociais amplos, mas sim os direitos dos barões. b) Criar limites para o Estado absolutista, garantindo direitos aos barões do reino em face do soberano - Esta opção é correta, pois a Magna Carta realmente estabeleceu limites ao poder do rei em relação aos barões. c) Estabelecer a garantia de direitos dos cidadãos em relação aos soberanos e os barões do reino - A Magna Carta não garantiu direitos a todos os cidadãos, mas sim aos barões. d) Estabelecer responsabilidades recíprocas entre os cidadãos, o soberano, o clero e a burguesia - Essa opção não reflete o conteúdo principal da Magna Carta. e) Garantir direitos ao clero em face dos barões do reino - Embora o clero tenha sido mencionado, a Magna Carta não se concentrou em garantir direitos especificamente ao clero em relação aos barões. Portanto, a alternativa correta é: b) Criar limites para o Estado absolutista, garantindo direitos aos barões do reino em face do soberano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O art. 1°, da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, estabelece que: “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum”. Tal preceito fundamenta a teoria tradicional, para qual os direitos humanos são considerados da essência dos seres humanos e, também, são:
Escolha uma opção:
a. Universais.
b. Regionais.
c. Estaduais.
d. Locais.
e. Federais.

Analise a tirinha a seguir: Considerando os textos da tirinha acima, avalie as afirmacoes a seguir:
É correto o afirmado em:
I) Os textos se referem a parte do contido no art. 1°, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988.
II) As afirmações indicam que, atualmente, vivemos em uma democracia.
III) As frases deixam claro que, atualmente, no país, não há espaço ao regime absolutista que caracterizou a Europa antes da Revolução Francesa.
a. III, apenas
b. I, II e III
c. I e II, apenas
d. I, apenas
e. II e III, apenas

Segundo o art. 3º, inciso I, da Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, a qual instituiu a Lei da Migração: “Art. 3º A política migratória brasileira rege-se pelos seguintes princípios e diretrizes: I - universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos;”.
A partir desse texto legal: É possível concluir que os estrangeiros, apesar de não serem cidadãos brasileiros, qualquer que seja a sua classificação de acordo com a lei, são titulares de direitos e de deveres. PORQUE Por terem garantidos direitos políticos, os estrangeiros podem votar e ser votados nas eleições. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina